• 14/09/2024
28 Junho 2024 às 12h33
Fonte de Informação: Da Redação: Nicole Patrícia

Arcoenses comemorarão o aniversário da cidade com a união do Festival Gastronômico e Festival Nacional de Arte de Rua

Alan Keller, artista e Curador do Festival Nacional de Arte de Rua, falou ao Portal Arcos sobre a realização do evento no município e explicou como se dá o processo de patrocínio.

Pela primeira vez realizado em Arcos e, nesta edição, trazendo atrações como Chico Lobo, Dudu Nobre e o atleta Diego Hypolito, o Festival Nacional de Arte de Rua, se trata de um projeto que fomenta a cultura. O Fenar já está em sua 6ª edição, é realizado pelo Governo Estadual e tem o patrocínio de uma empresa que atua na cidade, a Cimento Nacional, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Alan explicou a lei e falou dos passos para a realização do projeto: “Essa é uma lei de fomento e é destinada em especial a proponentes (pessoa física ou jurídica responsável pela gestão de um projeto) que queiram fazer algum projeto cultural. Esse projeto precisa ser aprovado junto a Secretaria de Estado da Cultura e apresentado a um patrocinador. Nesse caso, a empresa patrocinadora deixa de pagar uma parte do imposto (ICMS) ao Governo do Estado e destina parte ao projeto cultural. 35% dessa verba destinada ao projeto vai para o Fundo Estadual de Cultura e o Governo do Estado estabelece novas políticas de fomento à cultura para que essa porcentagem seja investida”, explana.

Segundo Alan, o Fenar é realizado, propositalmente, no mês de aniversário da cidade em que o evento vai ocorrer, como um presente da empresa patrocinadora à cidade. Em Arcos, na mesma data, acontece tradicionalmente o Festival Gastronômico, que nesta edição trará atrações como Dudu Nobre, Mato Grosso e Mathias, Aline Barros, Fernando e Sorocaba, Eros Biondini e Padre Alessandro Campos. Por isso os munícipes serão agraciados com uma grande comemoração neste ano: “Resolvemos juntar os dois eventos, que coincidentemente, ficaram próximos, para dar força aos mesmos e enriquecer a programação. Mas as atrações do Fenar são exclusivas da nossa empresa com o patrocínio da Cimento Nacional”, reitera.

Alan explica que toda organização e logística é realizada pela empresa Espaço Ampliar e conta com o apoio da Prefeitura de Arcos e da Associação Comercial e Empresarial de Arcos (ACE/CDL): “O Poder Público acaba se transformando num veículo de comunicação com a classe artística e na cessão dos espaços públicos para a realização do projeto. À ACE/CDL foi solicitado apoio na divulgação e levantamento histórico para a exposição ‘Faces’, criada para que a população possa conhecer as pessoas que contribuem para a história da cidade”, afirma.

 

Objetivo do projeto

O curador explicou que o objetivo do Fenar é fomentar e promover a cultura local, regional e nacional por meio das atividades culturais diversas de uma maneira democrática e acessível: “Não chamamos de evento, mas projeto multicultural que deixa marcas e registros. Pensamos na inclusão com uma programação extensa e diversificada. Inclusive grande parte dele tem a tradução/interpretação em libras”.

 

Economia

Outro objetivo do Fenar é a movimentação da economia local. Alan falou desse impacto: “Mais da metade dos artistas a se apresentarem são artistas locais que estão recebendo um cachê de mercado, que para muitos da cidade é considerado alto, mas para nós é justo para artistas de qualidade técnica suficiente para receber esse cachê, como são os artistas locais. Contratamos serviços de buffet, estande, hotelaria, alimentação. E isso fomenta consideravelmente a economia. Esperamos que o resultado do projeto reverbere também nesse setor, sabendo que a economia é que move toda uma cadeia. Em cultura não há gastos, há investimento. A cada um real investido em cultura retorna três reais para o município. E isso é muito importante”.

 

O que esperar para os próximos festivais?

Alan ressaltou a importância de ofertar cursos e workshops nos próximos anos: “Vamos procurar, de alguma maneira, ministrar cursos para capacitar os artistas na elaboração de projetos. Muita gente boa não foi selecionada por não enviar algum documento ou não ter no portifólio comprovação de alguma experiência mencionada. É necessário que se cumpra a parte burocrática também. Por isso precisamos promover isso futuramente para que mais artistas possam fazer parte do projeto”, finaliza.

 

Programação

O Fenar ocorrerá de 04 a 16 de julho e, juntamente com o Festival Gastronômico, promoverá eventos na Casa de Cultura Maria do Carmo Frias, Praça Floriano Peixoto (Praça da Matriz), Praça de Eventos Joaquim Verdureiro, Escola Municipal José Bonifácio Gonçalves, Escola Municipal Professora Olinda Veloso, Escola Municipal Julieta Ribeiro da Fonseca e Pista Pública de Skate com nomes nacionais, locais e regionais da música, esporte, cultura e arte.

Confira:

VEJA TAMBÉM