A Ciclo Saúde Integrada, em parceria com diversas instituições, lança a campanha Junho Violeta com o objetivo de conscientizar a população sobre a violência contra o idoso. A ação idealizada pela médica Ylmara Chicri, que possui 15 anos de experiência no atendimento a idosos, visa esclarecer a sociedade sobre um tema que muitas vezes é negligenciado.
“Existem muitas formas de violência contra a pessoa idosa, e em algumas delas, o responsável nem percebe que está causando mal. Percebemos a necessidade de levar mais esclarecimentos às pessoas, aproveitando o mês escolhido pela ONU para tratar do assunto”, explica a Dra. Ylmara Chicri.
A campanha Junho Violeta contempla uma série de mobilizações, incluindo palestras em postos de saúde e instituições, além da divulgação do tema nas redes sociais. Vídeos com orientações de profissionais serão exibidos em parceria com o PortalArcos, ampliando o alcance da mensagem.
Dia 22: Mobilização na Praça do Vivi
Um dos pontos altos da campanha será no sábado, 22 de junho, com uma ação social na Praça do Vivi. Durante o evento, uma tenda será montada para atender idosos, tirando dúvidas sobre a violência contra essa faixa etária. Serão oferecidos serviços de saúde e bem-estar, com a presença de profissionais e voluntários prontos para acolher e orientar.
“É um dia para reunir profissionais e voluntários que divulgarão o tema, acolhendo os idosos e oferecendo serviços. Precisamos mostrar que eles não estão sozinhos e que podem contar com os órgãos de proteção e apoio quando necessário”, destaca a Dra. Ylmara Chicri. Ela convida toda a comunidade a participar das ações, especialmente na Praça do Vivi, para ampliar o conhecimento sobre a proteção ao idoso e ajudar na divulgação deste importante tema.
“Há muitas pessoas que querem saber mais sobre a proteção ao idoso. Temos descoberto que há interesse, mas falta orientação. Convido todos a participarem conosco e a nos ajudarem na divulgação da campanha contra a violência ao idoso”, conclui.
A campanha realizada pela Ciclo tem como parceiros, o PortalArcos, Incomm, Naturalfarma e BioAnálise.