Na tarde desta quinta-feira, (13/06), por volta de 14h, os militares do Posto Avançado do Corpo de Bombeiros de Arcos atenderam a um chamado de incêndio em aterro sanitário.
Ao chegar no local, constatou-se que se tratava de um incêndio na área de descarte de madeiras e afins do aterro sanitário do município. Utilizando as técnicas adequadas preconizadas pelo mabom ciurb e equipamentos de proteção individual, a equipe do Corpo de Bombeiros realizou o combate às chamas, com linha direta de arrefecimento e posteriormente o rescaldo, confinando assim o fogo em local acerado, eliminando de vez o risco para o qual ameaça expandir- se e adentrar em mata de preservação ambiental do entorno.
Os Bombeiros Militares tiveram o apoio de um caminhão pipa da Prefeitura e um trator devido à quantidade enorme de material combustível inflamando no local. Foram gastos no total 16.000 mil litros de água para resfriar e controlar o incêndio, a área queimada foi de aproximadamente 2 hectares e o combate durou 6 horas.
No início da tarde de sexta-feira (14/06), os militares do Posto Avançado do Corpo de Bombeiros Militar de Arcos foram acionados novamente para combater incêndio no Aterro Sanitário de Arcos.
Ao chegar no local, os militares se depararam com um grande amontoado de diversos tipos de lixo misturados com terra e madeira em chamas.
Utilizando o caminhão de combate a incêndio, os militares deram início ao combate às chamas que se alastraram e atingiram a área de preservação ambiental.
Devido ao grande volume de amontoados e pelo fato da queima ocorrer em grande profundidade, fato este que impossibilitava o combate direto às chamas, foi necessário fazer um aceiro em torno da Mata próximo às chamas para evitar que as chamas se alastrassem pela mata.
O aceiro foi feito com um trator esteira por um funcionário da prefeitura de Arcos. Após a confecção do aceiro foi feito ainda o resfriamento das chamas.
Compareceram também no local um membro da Defesa Civil de Arcos e a Polícia Militar Ambiental.
Uma queimada em área de pastagem mobilizou os bombeiros de Arcos no início da noite desta segunda-feira (14). A ação rápida da guarnição evitou que o fogo se alastrasse e trouxe a situação sob controle.
Arcos comemora quase nove décadas de existência com um ato simbólico que une passado e presente. A cerimônia desta quarta-feira promete resgatar o sentimento coletivo de pertencimento e orgulho local.
O prefeito de Arcos se reuniu com o Ministério Público Federal para discutir os problemas causados pela ferrovia da VLI na cidade. Entre as principais queixas estão o bloqueio de vias, o barulho excessivo e os riscos à segurança da população.
Representantes do Terceiro Setor participaram de uma capacitação sobre normas legais e parcerias com o poder público. O encontro abordou práticas para parcerias e destacou a importância da transparência na gestão das entidades.
Com talento e determinação, Pedro de Alcântara conquista o bicampeonato no 2º Campeonato Absoluto de Xadrez de Arcos-MG, destacando-se entre atletas de seis cidades da região em uma celebração vibrante do esporte local.
Um incêndio às margens da BR-354, em Arcos, mobilizou os bombeiros na manhã deste domingo. A rápida intervenção da equipe evitou que as chamas se espalhassem e comprometessem a segurança na rodovia.
Na noite de sábado um incêndio em área de pastagem no Bairro Cidade Industrial, em Arcos, exigiu rápida ação do Corpo de Bombeiros. As chamas se espalhavam por uma extensa área e foram controladas antes de causar danos maiores.