• 17/06/2024
11 Junho 2024 às 09h37
Autor: Márcia Berto

Melhore sua habilidade de negociação!

O texto de hoje tem o propósito de te ajudar a melhorar sua habilidade de negociação. E, uma coisa é certa, negociação está presente em praticamente tudo, no seu trabalho, nos relacionamentos, no convívio familiar e social. A gente negocia com o filho, com o marido, com a esposa, com o gestor... mas, se é tão comum, por que negociar é tão difícil para tanta gente?

Na maioria das vezes, isso acontece, porque quem acha difícil negociar, enxerga a negociação como uma zona de guerra. Isso mesmo, gente rsrs. Onde é necessário dominar e vencer “o inimigo” para sair vitorioso.

E, na verdade, não é nada disso! Ver a negociação como uma zona de guerra é uma péssima estratégia. O melhor caminho é conduzir o processo de forma que se crie uma relação ganha x ganha, onde os dois lados saiam ganhando. Para eu ganhar o outro não precisa perder, e o contrário é verdadeiro, para o outro ganhar eu não preciso perder.

A arte de uma boa negociação é fazer com que os dois lados saiam ganhando e, é isso que cria laços para futuras parcerias. Negociar não é um campo de batalhas rsrs, por isso, para melhorar suas habilidades de negociação você vai ter de dar adeus as suas armas. Jamais inicie uma negociação achando que vai ser uma discussão em que uma das partes vai sair perdendo. Boas negociações consistem no equilíbrio entre ofertas e concessões dos dois lados.

Para que isso aconteça, vai ser fundamental que você tenha metas claras, antes de iniciar a conversa, vai precisar saber exatamente do que você precisa para conseguir estabelecer as condições ideais da negociação.

Outro ponto importante, conhecer quem está do outro lado da negociação, para saber fazer as perguntas certas, para conhecer as prioridades dessa pessoa e procurar entender em quais áreas ela pode ser mais flexível. Em qualquer negociação: ouça sempre com atenção, nunca chegue despejando aquele discurso pré-ensaiado. Ouça primeiro quem está diante de você e trate de se colocar, de verdade, na posição do outro. Entender como essa negociação pode te beneficiar, mas beneficiar a pessoa com quem você está negociando.

E, por fim, eu acredito que esse ponto é determinante para se conseguir uma negociação de sucesso: desenvolver a sua inteligência emocional, sua postura corporal, seu tom de voz. Lembre-se, o corpo fala, por isso, tenha cuidado com a sua linguagem corporal, mantenha o controle entre a emoção e a razão. Só assim você vai conseguir entregar as melhores respostas, fazer as melhores perguntas, ouvir na essência e, com certeza, fazer negociações de ganha x ganha e, sem dúvida, estabelecer muitas relações de parceria e de sucesso.  É isso que eu desejo para sua vida e para os seus negócios.

Colunista
Márcia Berto

Márcia Berto | Prosperidade

💡Te ajudo a alcançar uma vida próspera
🎤Palestrante e Autora do livro: Transforme sua vida financeira com o método pagar
Transforme sua vida

VEJA TAMBÉM

Principais ocorrências policiais dos últimos dias

O fim de semana foi marcado pelo registro de 04 ocorrências de destaque em Arcos.

10h52 17 Junho 2024