• 16/07/2024
23 Maio 2024 às 18h11
Autor: Marcia Berto

Transformando conflitos em oportunidades e estratégias para sucesso pessoal e profissional

Quando pensamos em "conflito", associamos geralmente a uma situação difícil de resolver, mas essa percepção nem sempre reflete a realidade. Os conflitos surgem de divergências de interesses entre duas ou mais pessoas, sendo uma característica profundamente humana e, em muitos casos, até necessária. Eles frequentemente impulsionam mudanças em situações que, sem eles, permaneceriam estagnadas, o que nem sempre é positivo.

Contudo, muitos conflitos são desnecessários e acabam causando prejuízos tanto para as pessoas quanto para as empresas. É importante ressaltar que não há vida ou negócio sem conflitos; isso é simplesmente impossível. Convido você a ler este texto até o final, pois lidar com os conflitos não apenas promove harmonia e paz, mas também lucro e sucesso em sua vida e em seus empreendimentos.

Gerenciar conflitos é essencial tanto na vida pessoal quanto nos negócios, pois eles sempre surgirão. Quando os líderes favorecem reações convergentes, onde as opiniões divergentes são compreendidas sem julgamento, visando encontrar a melhor solução para todos, se promove um ambiente de ganha-ganha. Esse ambiente de trabalho se torna positivo e agradável, e esse é um dos principais fatores que influenciam na satisfação dos profissionais e, consequentemente, na sua produtividade, nas suas entregas. Ninguém quer trabalhar em um campo minado.

 

Um time alinhado, que se comunica e se relaciona bem, é capaz de entregar resultados acima de média, sabe por quê? Eles não perdem tempo com “picuinhas”, quando o conflito aparece, logo surge os debates produtivos que levam a melhoria de processos, de vendas e, consequentemente, nos resultados.

Encarar os conflitos apenas como um problema é um equívoco. Há diversas lições positivas que podem ser tiradas de um momento de tensão, eles podem ser motores de transformação dentro da empresa, porque estimulam o debate de ideias.  Por isso a importância de se fazer gestão de conflitos. 

Quando os líderes oferecem um tratamento adequado aos conflitos, o ambiente de trabalho e as relações interpessoais ficam preservadas e muitos problemas são solucionados. Afinal de contas, os problemas e as dificuldades sempre existirão.

O segredo é aprender e ser capaz de seguir em frente para viver em paz e, viver em paz, não é ausência de conflito, a paz está dentro de cada um, não do lado de fora. Nós podemos estar no meio de um conflito e ajudar a intermediar, equilibrar e ainda manter, internamente, a paz e tirar do conflito o que ele tem de melhor, o aprendizado. E eu desejo que você encontre essa paz dentro de você!

Mas, saber algo e não fazer nada com aquilo que se sabe, é a mesma coisa que não saber. A prática é a chave para a excelência. Você pode e você merece ter resultados extraordinários!!!

 

Se esse conteúdo fez sentido para você? Curte, compartilha para que mais pessoas possam ter acesso a conteúdos que façam diferença na sua vida e nos seus negócios. Com amor,

Colunista
Márcia Berto

Márcia Berto | Prosperidade

💡Te ajudo a alcançar uma vida próspera
🎤Palestrante e Autora do livro: Transforme sua vida financeira com o método pagar
Transforme sua vida

VEJA TAMBÉM

Você está com problemas no amor, trabalho, faculdade ou com a sogra?

Infelizmente não podemos te ajudar com isso, mas podemos te ajudar a esquecer essas coisas enquanto você treina.

17h33 11 Julho 2024