• 17/06/2024
20 Maio 2024 às 14h56

Insônia: a privação de sono como um fator importante para a obesidade

É uma pergunta comum, e que pode ajudar muitas pessoas a organizarem a rotina, além de entender um pouco mais sobre seu corpo e metabolismo. Essa dúvida abriu margem para vários estudos, e neles mostram que existe sim uma relação direta entre a privação de sono e o aumento de peso e a obesidade.

Quanto menos o indivíduo dorme, mais fome e mais tempo para buscar comida ele terá. Além de que quanto mais tempo acordado, mais gasto calórico diário. E quanto menos o sujeito dorme e descansa, mais fadiga o corpo sentirá, tendo menos disposição para praticar atividades físicas.

Sem a melatonina (hormônio responsável pela sensação de sonolência), ou com níveis abaixo desse hormônio, podemos ver que ficamos mais propensos a comer e gastar menos energia. A ausência da melatonina, faz com que o corpo produza mais grelina que é o hormônio que induz a fome, além de reduzir os níveis de leptina (hormônio da saciedade). O sono desregulado proporciona um ciclo vicioso, onde o indivíduo tem tendência a se alimentar mais para, pois o corpo entende que haverá um gasto de energia, por outro lado a pessoa tende a estar sempre cansada pela falta de descanso no sono. Então o aumento de peso acontece, por esses fatores.

Regular o sono então é essencial para a saúde e para a perda de peso. Em média uma pessoa precisa dormir de 6 a 8 horas por dia, para reparar a energia gasta. A saúde está na sua alimentação, mas também está nos seus hábitos. 

Então meus caros, durmam! Um sono de qualidade é fundamental para manter sua saúde e corpo em dia.

 

Vem pra Performance. Aqui estamos sempre pensando no bem-estar do aluno, buscando novidades em equipamentos e conforto!

 

Performance Academia, nova de novo!

 

Performance Academia

#vempraperformance

 

📲 (37) 3405-0099

.Av. Doutor João Vaz Sobrinho 1430

VEJA TAMBÉM

Principais ocorrências policiais dos últimos dias

O fim de semana foi marcado pelo registro de 04 ocorrências de destaque em Arcos.

10h52 17 Junho 2024