• 21/07/2024
17 Maio 2024 às 09h55
Autor: Marcia Berto

Dicas para ser um líder assertivo e de sucesso!

O texto de hoje apresenta a importância de uma liderança assertiva e dicas de habilidades e competências que se pode desenvolver para ser um líder assertivo e de sucesso. Esse líder cria vínculos com a sua equipe e sua credibilidade está na forma como ele deixa seu time confortável para concordar ou discordar das suas ideias. Sabe por quê?  Um líder assertivo é humilde intelectualmente, ele sabe que, um líder não tem de ter todas as respostas, ele pode contar com seu time para chegar no melhor resultado!!

Essa liderança torna o ambiente de trabalho mais agradável e as pessoas ficam mais motivadas, e, sem dúvida, isso gera um aumento na produtividade e, consequentemente, nos resultados. Como fazer isso? Booora ver essas dicas!

Conheça a sua equipe: suas capacidades, experiências e habilidades, mas é preciso também identificar os pontos de melhoria e os gaps que necessitam de atenção.  Esse conhecimento vai fazer com que sua liderança potencialize os resultados dos seus profissionais em todos os sentidos.

Tenha humanidade: pense nos resultados e nas pessoas.  Empresas são formadas por pessoas e quanto mais felizes com a gestão elas estiverem, melhores serão os seus resultados. Eu não estou aqui falando de ser o “líder bonzinho”, não é isso! Você precisa ser humano e justo com as pessoas. Não queira ser o líder bonzinho, aquele que quer agradar todo mundo, isso costuma ser um grande erro de liderança e não gera resultados de longo prazo.

Enfrente problemas: o líder assertivo tem foco em enfrentar e resolver problemas, e não em enfrentar as pessoas, dê foco na solução, seu objetivo não é encontrar culpados.

Compartilhe seus conhecimentos: quanto mais forte o time, mais forte o líder, mas o contrário também é verdadeiro, quanto mais fraco o time, mais fraco é seu líder.

Argumente sem agredir: seja firme, sem ferir as pessoas, procure falar de forma a dar foco no comportamento inadequado, e não na pessoa. Esse líder usa a ferramenta do feedback e lida com os conflitos como algo natural e construtivo.

Reconheça e compartilhe resultados: todo ser humano quer ser reconhecido pelo que faz.

Respeito: saber respeitar os limites da sua equipe é uma tarefa importantíssima e difícil. Treine a escuta ativa, aceite e valorize opiniões sem julgamentos e preconceitos. Tome suas decisões baseado em valores éticos. O respeito é a base de qualquer relação humana, duradoura e produtiva.

Tenha uma comunicação assertiva: clara e objetiva, mas para que tudo isso dê certo você precisa de... Trabalhar com propósito: amar o que faz!

Um time que confia no seu líder realiza coisas extraordinárias, não duvide disso! Ser um líder assertivo, antes de tudo, é uma escolha!! Desejo que você faça essa escolha e tenha muito sucesso!

Colunista
Márcia Berto

Márcia Berto | Prosperidade

💡Te ajudo a alcançar uma vida próspera
🎤Palestrante e Autora do livro: Transforme sua vida financeira com o método pagar
Transforme sua vida

VEJA TAMBÉM

FENAR deixa empena e mural de presente para Arcos

O Festival Nacional de Arte de Rua promove obras de artes ao ar livre em suas edições e moradores ganham pinturas no prédio da Prefeitura e em muro de hospital.

09h56 17 Julho 2024