• 17/06/2024
02 Maio 2024 às 18h10
Autor: Marcia Berto

Uma ferramenta para a gestão financeira do seu negócio

Eu trabalho há mais de 31 anos no mercado financeiro e eu conheço de perto a dor de muitas pessoas quando o assunto é financeiro, mas eu posso te afirmar que o melhor caminho é olhar de frente para a situação, se você conhecer bem a realidade financeira da sua vida, do seu negócio, muitas situações difíceis podem ser evitadas, corrigidas, e você, com certeza vai colher melhores resultados.  Por isso, eu vou te apresentar uma ferramenta para você começar a colocar em prática hoje mesmo!

Faça um raio-x, um diagnóstico do seu negócio: por que disso?? No início de 2019 eu quebrei o pé e tive ruptura extensa no ligamento do tornozelo, mas... eu não aceitei e quase que a situação se complicou ainda mais. Foi um tempo difícil para mim.

 

Marcinha, o quê que isso tem a ver com o diagnóstico da minha empresa?

Calma! Eu te contei essa passagem que aconteceu na minha vida para te falar que, naquele momento, eu estava negando, fugindo da minha realidade e a única forma de descobrir a real situação do meu problema foi fazer a radiografia do pé para receber o tratamento adequado e, posso te afirmar, foi um tratamento lento e árduo, sobretudo porque demorei.

No seu negócio não é diferente, só é possível adotar a melhor proposta, estratégia para o seu empreendimento, se você conhecer profundamente a realidade do seu negócio, os números que ele te entrega, um raio-x, um diagnóstico financeiro da sua empresa, um levantamento completo e detalhado de todas as entradas (receitas/faturamento) e todas as saídas (custos e despesas).

Não complica, faça do seu jeito, mas faça! Ao conhecer os valores será mais fácil realizar ações corretivas, tentar ao máximo reduzir custos, cortar gastos supérfluos, evitar despesas que não sejam extremante necessárias para a continuidade do seu negócio, ou buscar alternativas para aumentar a fonte de receita, o aumento do faturamento.

Ao fazer a análise de várias empresas, não raro, eu me deparei com negócios rentáveis, mas “quebrados”, pelas retiradas dos sócios para manter um padrão de vida que o faturamento da empresa não comporta. Estabeleça sua retirada, seu pró-labore, o salário que você vai receber e se organize para viver com ele. Separe suas finanças pessoais das finanças da empresa!!!

Tem uma frase de Santo Agostinho que eu gosto muito “Só se ama aquilo que se conhece!” Eu tenho certeza que sua empresa, seu negócio é algo importante na sua vida, tem sempre muito amor, esforço e dedicação por detrás de um negócio, mas muitos empreendedores focados no operacional, no comercial, no RH... acabam negligenciando a atenção ao financeiro, mas este é um dos pilares mais importantes para a sobrevivência e a perenidade do negócio, por isso não se esqueça, cuide dele com o mesmo amor que você já dedica às outras áreas da sua empresa.

 

Faça já seu raio-x, seu diagnóstico financeiro e se você tem um amigo empreendedor que merece receber esse conteúdo, compartilha! Forte abraço.

 

Colunista
Márcia Berto

Márcia Berto | Prosperidade

💡Te ajudo a alcançar uma vida próspera
🎤Palestrante e Autora do livro: Transforme sua vida financeira com o método pagar
Transforme sua vida

VEJA TAMBÉM

Principais ocorrências policiais dos últimos dias

O fim de semana foi marcado pelo registro de 04 ocorrências de destaque em Arcos.

10h52 17 Junho 2024