• 17/06/2024
24 Abril 2024 às 18h38
Autor: Dra. Cristiane Romano

Voz, seu cartão de visita, cuide!

A Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, nomeou embaixadora a cantora Ana Carolina, e o tema da campanha:

 "A minha voz, a nossa voz: a força da conexão". E por isso, trouxe para vocês dicas de como você pode prevenir alterações vocais, bem como o câncer de laringe.

A voz é uma das características mais individuais de uma pessoa, é também uma das principais ferramentas de comunicação social de um indivíduo, com ela é possível expressar suas emoções e opiniões, portanto cuidar da saúde da voz é primordial, para te ajudar separamos 5 dicas para você evitar problemas na sua capacidade de comunicação oral.

Devido a sua importância nas relações sociais, sendo inclusive o principal instrumento de trabalho de diversos profissionais, as alterações na saúde da voz devem ser observadas com atenção.

Logo, é necessário ficar atento a problemas de saúde que afetam a saúde da voz, como:

  • Refluxo;
  • Gripes e Resfriados;
  • Câncer;
  • Nódulos vocais;
  • Apneia do sono;
  • Alergias e inflamações crônicas.

Entres vários outros, então se o problema persistir, mesmo seguindo as dicas corretamente, procure um médico. Agora se você deseja manter a saúde da voz com cuidados diários, veja nossas 5 dicas de cuidados que vão manter sua voz saudável por muito tempo.

 

1. Hidratação é essencial.

A falta de hidratação reduz a lubrificação das cordas vocais, causando um ressecamento que prejudica a voz severamente.

Quando citamos hidratação não se trata apenas tomar alguns goles de água antes de falar em público, é necessário hidratar todo o seu organismo ao longo do dia, e se você residir em regiões de baixa umidade do ar deve umidificar os ambientes também.

Isso auxilia na manutenção da saúde da voz e mantêm suas cordas vocais limpas e lubrificadas.

 

2. Evite uso excessivo de ar-condicionado.

Principalmente se você possui uma profissão que exige muitas horas de comunicação oral, estes equipamentos são extremamente nocivos.

Ele altera o ritmo da respiração e resseca todas as regiões por onde o ar passa no corpo, comprometendo a integridade do sistema respiratório.

 

3. Reduza o consumo de bebidas estimulantes.

Bebidas com cafeína e álcool desidratam as cordas vocais e elevam a acidez gástrica, aumentando o risco de refluxo e reduzindo a proteção natural da garganta contra as agressões externas.

Por isso, reduza ao mínimo ou, se possível, corte o consumo de bebidas estimulantes da sua rotina diária.

 

4. Cigarro é proibido.

Todos sabemos os malefícios do tabagismo para a saúde, um dos principais motivos de câncer nas vias aéreas, evitar o cigarro é essencial para cuidar da saúde da voz.

Pois, além de ressecar as cordas vocais prejudicando a qualidade da fala, a fumaça aquece a região prejudicando as pregas vocais severamente. Então evite a fumaça do cigarro, direta ou indiretamente, para manter sua voz saudável.

 

5. Faça pequenos descansos vocais.

Como em qualquer atividade que exige o corpo, o uso da voz também precisa de pausas, forçar a voz cansada pode causar lesões e inflamações, por isso tenha um tempo na sua rotina reservado para um descanso vocal e permitia que ela se regenere.

Neste período evite falar, não grite e de nenhuma maneira sussurre, se necessário usar a voz fale em um tom confortável e audível (projeção vocal é diferente de falar alto). Quanto mais tempo passar descansando, melhor para a saúde da voz.

Lembre-se, se você sente algum incômodo na garganta ou na fala, não se automedique, busque orientação médica.

 

Está com alguma dúvida ou quer dividir sua experiência? Então deixe um comentário no post e compartilhe conosco!

 

Um grande abraço,

Dra. Cristiane Romano.

Colunista
Dra. Cristiane Romano

Cristiane Romano | Fonoaudióloga | Especialista Voz | Oratória

 

Mestre e Doutora - USP | Mentora| Palestrante | + 40k alunos | + 2000 empresas
Comunicar com Liberdade é vida
Host Podcast FalaCris

VEJA TAMBÉM

Principais ocorrências policiais dos últimos dias

O fim de semana foi marcado pelo registro de 04 ocorrências de destaque em Arcos.

10h52 17 Junho 2024