• 17/06/2024
06 Abril 2024 às 11h58

Você está pronto para empreender?

Se você parou para ler esse texto, provavelmente, essa dúvida permeia seus pensamentos: Será que eu estou pronto para empreender?

 

Transformar ideias em algo novo e útil é a essência da ação empreendedora, mas será que a única opção do empreendedor é abrir uma empresa?

Não necessariamente. Você pode montar um negócio, mas também pode ajudar a crescer a empresa onde trabalha, e isso se chama intraempreendedorismo.

 

Na verdade, empreendedorismo é um modo de pensar, uma atitude que pode ser desenvolvida e aprendida. Nós estamos vivendo um momento muito especial para empreender, todos nós podemos observar que o mundo está em transformação, e cheio de desafios para os empreendedores. E o ponto é que se pode empreender em qualquer lugar que você esteja, mas para isso, é preciso estar preparado, ter convicção do que você realmente quer fazer e começar, esses são os primeiros passos.

 

Para quem quer começar um novo negócio e ser dono da sua própria empresa, é necessário ter uma ideia, mas não basta ter somente uma boa ideia. Para empreender é preciso buscar conhecimentos em diferentes áreas de negócios e da vida, para você conseguir identificar uma necessidade do mercado e encontrar um meio de atender essa necessidade.

 

Para te ajudar a saber se você está pronto para empreender, pegue papel e caneta e responda as seguintes perguntas:

 

1) Qual a ideia do seu negócio?

2) Qual o seu público, quem você vai atender?

3) Você já tem o capital para investir ou depende de capital de terceiros (cooperativas, bancos, sócios...) para iniciar o seu negócio?

4) Quanto tempo você está disposto a dedicar ao seu empreendimento?

5) Como você vai atrair clientes e qual será seu plano de marketing?

 

Você já tem a resposta para todas essas questões? Se sim, você está no caminho certo, pronto para começar! Ainda assim, vai ter muitos desafios.

 

Entretanto, se você ainda não tem a resposta para várias dessas questões, o que eu posso te dizer é que não dá para começar sem um plano de negócio, por isso comece a trabalhar em um agora mesmo. Pesquise, estude, aprofunde mais no assunto, busque ajuda... normalmente, empreendedores são determinados e visionários, e essas são características que fazem toda a diferença na realização do sonho de ter o próprio negócio, mas lembre-se, você pode empreender e fazer a diferença em qualquer lugar que você esteja, só depende de você!

 

Se você gostou, curte, compartilha! A gente se encontra aqui semana que vem!!

 

Com amor,

 

Márcia Berto

Colunista
Márcia Berto

Márcia Berto | Prosperidade

💡Te ajudo a alcançar uma vida próspera
🎤Palestrante e Autora do livro: Transforme sua vida financeira com o método pagar
Transforme sua vida

VEJA TAMBÉM

Principais ocorrências policiais dos últimos dias

O fim de semana foi marcado pelo registro de 04 ocorrências de destaque em Arcos.

10h52 17 Junho 2024