• 27/04/2024
08 Março 2024 às 10h10

Mais sete são presos pela Policia Militar de Meio Ambiente por garimpo ilegal em Arcos

O Policiamento de Meio Ambiente da Polícia Militar de Minas Gerais, durante o desencadeamento da Operação Força Total 4ª Edição no setor do 2º Pelotão da 7ª Companhia PM de Meio Ambiente, e em continuidade a operação de mineração ilegal ocorrida na zona rural do município de Arcos/MG, por pessoas oriundas da região norte do estado, as equipes deslocaram a uma nova localidade, onde constataram que diversas pessoas trabalhavam na extração ilegal de quartzo, mediante a utilização de picaretas, pás e outras ferramentas. 

 

Ao se aproximarem, os militares do policiamento de meio ambiente, juntamente com militares do policiamento ostensivo geral de Arcos, se identificaram e determinaram aos mineradores ilegais que largassem as ferramentas, tendo os garimpeiros corrido em diversas direções, sendo perseguidos pelas equipes distribuídas no terreno. Durante a perseguição a pé, os militares conseguiram alcançar e efetuar a prisão de sete garimpeiros ilegais, os quais portavam picaretas, pás e sacos plásticos contendo pedras de quartzo extraídas ilegalmente naquela propriedade.

   

Pelo trajeto percorrido pelos garimpeiros em fuga, os militares encontraram dezenas de ferramentas, vários sacos plásticos contendo quartzo em seus interiores,  e dois veículos utilizados no transporte dos minerais extraídos.

  

Os sete autores foram conduzidos presos em flagrante pelo policiamento de meio ambiente juntamente com autor conduzido pelo policiamento ostensivo geral foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal em Divinópolis/MG. 

 

Resultados Obtidos Durante a Operação:

 

- Pessoas presas: 07;

- REDS lavrados: 01;

- AI lavrados: 08;

- Valor total dos Ais: R$ 633.564,00;

- Ferramentas apreendidas: 32 (picaretas, pás e enxadas);

- Materiais diversos:

     04 facas, 04 lanternas, 01 bateria, 3 lanternas de cabeça, 1 ciribim

- Moeda corrente: R$ 3.116,50

- Pedras preciosas apreendidas:

     01 sacos plástico contendo pedras de quartzo,

     01 lata de tinta contendo pedras de quartzo;

     02 rochas de cristal de quartzo.

- Veículos apreendidos: 02;

- Aparelhos de telefone celular apreendidos: 06.

  

A Polícia Militar de Minas Gerais conta com o apoio da população com intuito de identificar autores de crimes ambientais nos municípios da região, repassando as informações para o 2º Pelotão PM de Meio Ambiente, por meio do telefone (37) 3322-1454.

  

 Instruir, proteger e preservar!

VEJA TAMBÉM