• 28/04/2024
27 Fevereiro 2024 às 08h52

Mineração irregular (garimpo) de pedras de quartzo em Arcos termina com 8 pessoas presas e mais de R$ 600 mil reais em multas

O Policiamento de Meio Ambiente da Polícia Militar de Minas Gerais, durante o desencadeamento da Operação Mineração no setor do 2º Pelotão da 7ª Companhia PM de Meio Ambiente, ao receber informações a respeito da realização de mineração ilegal na zona rural do município de Arcos/MG, regiao da Vargem dos Britos/ Córrego das Almas, por pessoas oriundas da região norte do estado, deslocaram até ao local, onde constataram que diversas pessoas trabalhavam na extração ilegal de quartzo, mediante a utilização de picaretas, pás e outras ferramentas.

 

Ao se aproximarem, os militares se identificaram e determinaram aos mineradores ilegais que largassem as ferramentas, tendo os garimpeiros corrido em diversas direções, sendo perseguidos pelas equipes distribuídas no terreno. Durante a perseguição a pé, os militares conseguiram alcançar e efetuar a prisão de sete garimpeiros ilegais, os quais portavam picaretas, pás e sacos plásticos contendo pedras de quartzo extraídas ilegalmente naquela propriedade.

 

Pelo trajeto percorrido pelos garimpeiros em fuga, os militares encontraram dezenas de ferramentas, vários sacos de fios de nylon contendo quartzo em seus interiores, uma bucha de maconha e duas motocicletas utilizadas no transporte dos minerais extraídos.

 

Dando continuidade às diligências, os militares conseguiram identificar e realizar a prisão do agenciador daquela atividade ilegal, sendo encontrado em seu quarto de hotel, mais pedras de quartzo extraídas ilegalmente.

 

Resultados Obtidos Durante a Operação:

- Pessoas presas: 08;

- Autos de Infração lavrados: 08;

- Valor total de multas aplicadas: R$ 633.564,00;

- Ferramentas apreendidas: 66;

- Entorpecentes apreendidos: 01 bucha de maconha;

- Pedras preciosas apreendidas: 04 sacos de fios de nylon contendo pedras de quartzo;

- Veículos apreendidos: 02;

- Aparelhos de telefone celular apreendidos: 07

 

A Polícia Militar de Minas Gerais conta com o apoio da população com intuito de identificar autores de crimes ambientais nos municípios da região, repassando as informações para o 2º Pelotão PM de Meio Ambiente, por meio do telefone (37) 3322- 1454.

 

VEJA TAMBÉM

REPRESENTANTES DO CONSEP SE REÚNEM COM DELEGADA DA POLÍCIA CIVIL DE ARCOS

A proposta da Criação de um centro especializado para atendimento às mulheres foi o tema principal do encontro.

13h19 28 Abril 2024