• 29/04/2024
05 Fevereiro 2024 às 10h05

Enfermidades na família

Invariavelmente, não há ninguém na experiência terrena que esteja liberado dos problemas do corpo com todas as suas peculiaridades. A doença na família é um deles e das piores provações.

É claro que, todo ser humano abomina ver um familiar ou a si próprio sofrendo. É natural e admissível que, movidos pelo instinto de conservação, reneguemos o sofrimento e detestemos as doenças, até porque pode haver a possibilidade do óbito ou de sequelas graves. Estes períodos em que predominam as enfermidades em família são dolorosos e carreiam insegurança em seus membros. 

Mas, apesar do conjunto de tormentas que as doenças, tanto físicas, quanto mentais, impõem às criaturas, não podemos esquecer o caráter redentor e o grande aprendizado que envolve estas situações.

Por entender que ninguém sofre dores por acaso, que todos os processos de enfermidade guardam relação com as necessidades de renovação íntima de todos os envolvidos, ou seja, com a reeducação de todos os Espíritos reencarnados e que as doenças são também consequências de atitudes desequilibradas oriundas de outras ocasiões, o Espiritismo estimula o ser humano a encarar o sofrimento com a maior maturidade possível. Como? A partir do entendimento da nossa imortalidade e das causas das provações, que podem ter origem nesta ou em encarnações passadas.

Buscar manter a paz interior com postura mental positiva e absoluta confiança no amor infinito de Deus são preceitos espíritas, assim como a prece sincera e resignada, pois gera recursos terapêuticos poderosos em qualquer momento em que nos encontremos diante das dificuldades naturais da existência. Além disso, a fé, a esperança e a caridade precisam andar juntas em todos os casos! Ou seja: nada de estagnar em lamúrias desnecessárias e revoltas contra Deus.

Lembre-se: nem tudo está bem, mas tudo está certo...

 

Desejamos a todos saúde e paz, com muita serenidade e coragem diante das dificuldades!

 

Ana Dulce Pamplona Frade

[email protected]

 

Centro Espírita Bezerra de Menezes

Rua Olegário Rabelo, nº 455, Bairro Brasília, Arcos/MG

Reuniões Públicas às terças feiras às 20hs e às quintas feiras às 19:30hs.

Aos sábados: Evangelização infantil e Escola de pais às 09:30hs; às 17h Campanha do Quilo    e às 18:30hs Mocidade espírita.

 

Referências:

 Fonte da imagem: Disponível em https://br.freepik.com/fotos-premium/consolando-um- familiar-doente-imagem-recortada-da-mao-afetuosa-de-uma-filha-sendo-segurada-por-sua-        mae-no-hospital_28003391.htm 

Colunista
CENTRO ESPÍRITA BEZERRA DE MENEZES

Rua Olegário Rabelo, nº 455, Bairro Brasília, Arcos/MG

VEJA TAMBÉM

REPRESENTANTES DO CONSEP SE REÚNEM COM DELEGADA DA POLÍCIA CIVIL DE ARCOS

A proposta da Criação de um centro especializado para atendimento às mulheres foi o tema principal do encontro.

13h19 28 Abril 2024