De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos, no dia 11 de janeiro aconteceu uma reunião para tratar da segurança pública durante o carnaval. Nessa reunião estiveram presentes o promotor de Justiça, Dr. Rafael Parisotto; o major da Polícia Militar, César Henrique Bittencourt; o tenente da Polícia Militar, Roger Dioggo; o secretário de Governo, Gustavo Bittencourt; o secretário de Fazenda, Cleomar Silva; o secretário de Cultura, Paulo Henrique Miranda, e o prefeito Claudenir José de Melo (Baiano).
O 2º Sargento Jonas Otaviano Costa, explicou que haverá o policiamento preventivo/ostensivo que constitui a ocupação de espaços públicos para inibir qualquer ato criminoso. Essa ação ocorrerá principalmente onde houver aglomeração de pessoas.
Além da prevenção, haverá também o monitoramento através do OLHO VIVO e, se necessário, será aplicada a repressão qualificada e imediata dos delitos que porventura ocorrerem.
Trabalho colaborativo
Como indicado nos membros participantes da reunião, haverá um trabalho em conjunto entre vários órgãos para garantir a segurança da população. “A PM atuará em conjunto com os demais órgãos sim, cada qual com sua responsabilidade de atuação, entre eles: Polícia Civil, SAMU, Bombeiros, etc.”, afirma o Sargento.
Jonas declara também que durante esse período, férias e folgas são suspensas para os policiais militares e que por isso todo o efetivo disponível será empregado nas festividades.
Ainda de acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos, os policiais militares contarão também com o reforço de 30 profissionais contratados pela Prefeitura, entre seguranças e brigadistas.
Segurança dos bairros
Sargento Jonas explica que não somente as áreas de festas serão atendidas: “A destinação do efetivo e aparato logístico para a segurança nos bairros permanece inalterada. Haverá reforço no policiamento nos locais de eventos, mas o radiopatrulhamento rotineiro prossegue”.
O barulho de motocicletas nos bairros são atualmente uma constante reclamação da população principalmente nos feriados prolongados. A esse respeito ele ressaltou que na última semana de 2023 e primeira semana de 2024 foram apreendidas pela PM nas fiscalizações de trânsito mais de 30 motocicletas irregulares e assegura: “As medidas rigorosas neste sentido continuarão a ser desenvolvidas para garantir ampla segurança à população”.
Como aproveitar as festividades com segurança
Assim como alimentação saudável e hidratação sempre aconselhadas por profissionais competentes, o PM também tem recomendações à população para que esta seja uma época tranquila e prazerosa: “não beba quando for dirigir; zele pela segurança dos imóveis ao sair de casa. Nos locais dos eventos, procure guardar bolsas e carteiras de forma segura e discreta. E se necessitar de ajuda, acione a PM rapidamente”, finaliza.
Local da festa
Foi divulgado pela Assessoria de Comunicação que o “Carna Arcos” (pré-Carnaval) será dos dias 2 a 4 de fevereiro. Já o Carnaval acontece nos dias 10, 11 e 13, de 13 às 18h30. Ambos os eventos são na Praça Floriano Peixoto (Praça da Matriz).
As atrações do “Carna Arcos”, já foram divulgadas no último dia 12:
02 de fevereiro: Jammil
03 de fevereiro: Cheiro de Amor
04 de fevereiro: Fernanda Garcya
Relembre a história de Alice, a menina de 10 anos que teve um diagnóstico de tumor no cérebro e comemora todos os dias a sua vitória depois da cirurgia.
Os militares do Corpo de Bombeiros de Arcos encontraram o animal na avenida Laura Andrade em Arcos. Tratava-se de um gambá que demonstrava comportamento agressivo.