• 29/04/2024
19 Janeiro 2024 às 11h39
Fonte de Informação: Da Redação: Nicole Patrícia

Carnaval seguro rege o planejamento da Polícia Militar de Arcos

Em entrevista ao Portal Arcos, Sargento Jonas explicou como será a ação da PM no município neste período

De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos, no dia 11 de janeiro aconteceu uma reunião para tratar da segurança pública durante o carnaval. Nessa reunião estiveram presentes o promotor de Justiça, Dr. Rafael Parisotto; o major da Polícia Militar, César Henrique Bittencourt; o tenente da Polícia Militar, Roger Dioggo; o secretário de Governo, Gustavo Bittencourt; o secretário de Fazenda, Cleomar Silva; o secretário de Cultura, Paulo Henrique Miranda, e o prefeito Claudenir José de Melo (Baiano).

O 2º Sargento Jonas Otaviano Costa, explicou que haverá o policiamento preventivo/ostensivo que constitui a ocupação de espaços públicos para inibir qualquer ato criminoso. Essa ação ocorrerá principalmente onde houver aglomeração de pessoas.

Além da prevenção, haverá também o monitoramento através do OLHO VIVO e, se necessário, será aplicada a repressão qualificada e imediata dos delitos que porventura ocorrerem.

Trabalho colaborativo

Como indicado nos membros participantes da reunião, haverá um trabalho em conjunto entre vários órgãos para garantir a segurança da população. “A PM atuará em conjunto com os demais órgãos sim, cada qual com sua responsabilidade de atuação, entre eles: Polícia Civil, SAMU, Bombeiros, etc.”, afirma o Sargento.

Jonas declara também que durante esse período, férias e folgas são suspensas para os policiais militares e que por isso todo o efetivo disponível será empregado nas festividades.

Ainda de acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos, os policiais militares contarão também com o reforço de 30 profissionais contratados pela Prefeitura, entre seguranças e brigadistas.

 

Segurança dos bairros

Sargento Jonas explica que não somente as áreas de festas serão atendidas: “A destinação do efetivo e aparato logístico para a segurança nos bairros permanece inalterada. Haverá reforço no policiamento nos locais de eventos, mas o radiopatrulhamento rotineiro prossegue”.

O barulho de motocicletas nos bairros são atualmente uma constante reclamação da população principalmente nos feriados prolongados. A esse respeito ele ressaltou que na última semana de 2023 e primeira semana de 2024 foram apreendidas pela PM nas fiscalizações de trânsito mais de 30 motocicletas irregulares e assegura: “As medidas rigorosas neste sentido continuarão a ser desenvolvidas para garantir ampla segurança à população”.

 

Como aproveitar as festividades com segurança

Assim como alimentação saudável e hidratação sempre aconselhadas por profissionais competentes, o PM também tem recomendações à população para que esta seja uma época tranquila e prazerosa: “não beba quando for dirigir; zele pela segurança dos imóveis ao sair de casa. Nos locais dos eventos, procure guardar bolsas e carteiras de forma segura e discreta. E se necessitar de ajuda, acione a PM rapidamente”, finaliza.

 

Local da festa

Foi divulgado pela Assessoria de Comunicação que o “Carna Arcos” (pré-Carnaval) será dos dias 2 a 4 de fevereiro. Já o Carnaval acontece nos dias 10, 11 e 13, de 13 às 18h30. Ambos os eventos são na Praça Floriano Peixoto (Praça da Matriz).

As atrações do “Carna Arcos”, já foram divulgadas no último dia 12:

02 de fevereiro: Jammil

03 de fevereiro: Cheiro de Amor

04 de fevereiro: Fernanda Garcya

 

VEJA TAMBÉM

REPRESENTANTES DO CONSEP SE REÚNEM COM DELEGADA DA POLÍCIA CIVIL DE ARCOS

A proposta da Criação de um centro especializado para atendimento às mulheres foi o tema principal do encontro.

13h19 28 Abril 2024