• 29/04/2024
18 Dezembro 2023 às 09h21

A essência do Natal

Eis que se aproxima a época mais importante do ano, momento em que se comemora o nascimento daquele que foi enviado para ser a luz do mundo, o nosso amado mestre Jesus. É importante que façamos nossa preparação interna, para estarmos abertos a receber os benefícios desse momento único que é o Natal.

 

Infelizmente temos nos esquecido do seu real significado e nos deixado levar pelo consumismo desenfreado, pela gula e muitas vezes pelo consumo excessivo do álcool e drogas que tem desestruturado tantas famílias. O que era para ser um momento agradável em família, talvez se torne muitas vezes um momento de discórdia.

 

Que este ano possamos ter um olhar diferente para esse momento, e entender que é um convite e uma oportunidade de sentir as energias e a presença desse Ser tão iluminado, ao qual a humanidade teve a oportunidade de tê-lO junto, e lembrarmos que podemos também praticar a caridade material e moral para com o nosso próximo, que muitas vezes não tem o necessário no seu dia a dia, assim proporcionando um momento de alegria a esses corações que tanto sofrem.

 

Neste sentido, te convido a sentir e refletir em seu coração, essa linda mensagem ditada pelo Espírito André Luiz em uma reunião do Instituto André Luiz, em 22/12/2002 (1):

 

Neste Natal, por algum momento, pacifica a tua alma para receber as vibrações de amor que te falam de um tempo excepcionalmente afortunado à Humanidade.
Distante de formalidades e comemorações exteriores, medita no significado real desta data e começa a trabalhar na renovação da forma que te é própria de saudar o Natal.
Esquece, por momentos, acepipes e licores, vestes e presentes, sons e ornamentos, e interiorizando-te, deixa que uma luz maior te banhe o entendimento te levando para um lugar à parte, distante de todas frivolidades, para falar de alegrias que realmente importam ao teu progresso espiritual.
Como te encontras, desde o último Natal?
Olhando em torno sentirás tristeza, por certo, porque o mundo prossegue envolto em sombras, malgrado todas as esperanças de um tempo mais íntegro, melhor.
Isso porque não bastam súplicas e desejos; necessário é trabalhar na edificação da paz almejada.
Renova, por esta razão, teu modo de apresentar-se à grande festa da Luz.
Envolve-te ricamente, porém nas vestes do amor e do bem; alimenta-te fartamente, mas de bom ânimo e coragem; bebe em abundância apenas do licor da alegria e da esperança; presenteia sem erro paz e harmonia ao teu próximo e roga para ti os mimos imorredouros do aperfeiçoamento, como lembrança preciosa e definitiva.

            Paciência - para as dificuldades.
            Tolerância - para as diferenças.
            Benevolência - para os equívocos.
            Misericórdia - para os erros.
            Perdão - para as ofensas.
            Prudência - para as ilusões.
            Equilíbrio - para os desejos.
            Sensatez - para as escolhas.
            Sensibilidade - para os olhos.
            Delicadeza - para as palavras.
            Discernimento - para os ouvidos.
            Responsabilidade - para a fartura.
            Coragem - para as provas.
            Fé - para as conquistas.
            Amor - para todas as ocasiões.

Somente assim viveremos de Natal a Natal conforme a orientação cristã do Espiritismo, que nos recomenda raciocinar para compreender, amar para engrandecer e trabalhar para realizar.

 

Caro leitor desejo a você e toda sua família um Natal repleto de bons momentos e que a luz do Divino Mestre te envolva com muito amor!

 

Um grande abraço fraterno!

Luz e paz!

Vanessa Rosa

([email protected])

 

 

Centro Espírita Bezerra de Menezes

Rua Olegário Rabelo, nº 455, Bairro Brasília, Arcos/MG

Reuniões Públicas às terças feiras às 20hs e às quintas feiras às 19:30hs.

Aos sábados: Evangelização infantil e Escola de pais às 09:30hs; às 17h Campanha do Quilo    e às 18:30hs Mocidade espírita.

 

Referências:

1 https://www.mensagemespirita.com.br/md/andre-luiz/reflexao-de-natal Acessado em 13/12/2023.

Colunista
CENTRO ESPÍRITA BEZERRA DE MENEZES

Rua Olegário Rabelo, nº 455, Bairro Brasília, Arcos/MG

VEJA TAMBÉM

REPRESENTANTES DO CONSEP SE REÚNEM COM DELEGADA DA POLÍCIA CIVIL DE ARCOS

A proposta da Criação de um centro especializado para atendimento às mulheres foi o tema principal do encontro.

13h19 28 Abril 2024