Eis que se aproxima a época mais importante do ano, momento em que se comemora o nascimento daquele que foi enviado para ser a luz do mundo, o nosso amado mestre Jesus. É importante que façamos nossa preparação interna, para estarmos abertos a receber os benefícios desse momento único que é o Natal.
Infelizmente temos nos esquecido do seu real significado e nos deixado levar pelo consumismo desenfreado, pela gula e muitas vezes pelo consumo excessivo do álcool e drogas que tem desestruturado tantas famílias. O que era para ser um momento agradável em família, talvez se torne muitas vezes um momento de discórdia.
Que este ano possamos ter um olhar diferente para esse momento, e entender que é um convite e uma oportunidade de sentir as energias e a presença desse Ser tão iluminado, ao qual a humanidade teve a oportunidade de tê-lO junto, e lembrarmos que podemos também praticar a caridade material e moral para com o nosso próximo, que muitas vezes não tem o necessário no seu dia a dia, assim proporcionando um momento de alegria a esses corações que tanto sofrem.
Neste sentido, te convido a sentir e refletir em seu coração, essa linda mensagem ditada pelo Espírito André Luiz em uma reunião do Instituto André Luiz, em 22/12/2002 (1):
Neste Natal, por algum momento, pacifica a tua alma para receber as vibrações de amor que te falam de um tempo excepcionalmente afortunado à Humanidade.
Distante de formalidades e comemorações exteriores, medita no significado real desta data e começa a trabalhar na renovação da forma que te é própria de saudar o Natal.
Esquece, por momentos, acepipes e licores, vestes e presentes, sons e ornamentos, e interiorizando-te, deixa que uma luz maior te banhe o entendimento te levando para um lugar à parte, distante de todas frivolidades, para falar de alegrias que realmente importam ao teu progresso espiritual.
Como te encontras, desde o último Natal?
Olhando em torno sentirás tristeza, por certo, porque o mundo prossegue envolto em sombras, malgrado todas as esperanças de um tempo mais íntegro, melhor.
Isso porque não bastam súplicas e desejos; necessário é trabalhar na edificação da paz almejada.
Renova, por esta razão, teu modo de apresentar-se à grande festa da Luz.
Envolve-te ricamente, porém nas vestes do amor e do bem; alimenta-te fartamente, mas de bom ânimo e coragem; bebe em abundância apenas do licor da alegria e da esperança; presenteia sem erro paz e harmonia ao teu próximo e roga para ti os mimos imorredouros do aperfeiçoamento, como lembrança preciosa e definitiva.
Paciência - para as dificuldades.
Tolerância - para as diferenças.
Benevolência - para os equívocos.
Misericórdia - para os erros.
Perdão - para as ofensas.
Prudência - para as ilusões.
Equilíbrio - para os desejos.
Sensatez - para as escolhas.
Sensibilidade - para os olhos.
Delicadeza - para as palavras.
Discernimento - para os ouvidos.
Responsabilidade - para a fartura.
Coragem - para as provas.
Fé - para as conquistas.
Amor - para todas as ocasiões.
Somente assim viveremos de Natal a Natal conforme a orientação cristã do Espiritismo, que nos recomenda raciocinar para compreender, amar para engrandecer e trabalhar para realizar.
Caro leitor desejo a você e toda sua família um Natal repleto de bons momentos e que a luz do Divino Mestre te envolva com muito amor!
Um grande abraço fraterno!
Luz e paz!
Vanessa Rosa
Centro Espírita Bezerra de Menezes
Rua Olegário Rabelo, nº 455, Bairro Brasília, Arcos/MG
Reuniões Públicas às terças feiras às 20hs e às quintas feiras às 19:30hs.
Aos sábados: Evangelização infantil e Escola de pais às 09:30hs; às 17h Campanha do Quilo e às 18:30hs Mocidade espírita.
Referências:
1 https://www.mensagemespirita.com.br/md/andre-luiz/reflexao-de-natal Acessado em 13/12/2023.
Rua Olegário Rabelo, nº 455, Bairro Brasília, Arcos/MG
Especialista em voz destaca a expressividade como meta para o sucesso pessoal e profissional no novo ano.
A saúde mental não pode passar em branco.