• 16/07/2024
17 Novembro 2023 às 12h13
Fonte de Informação: Da Redação - Cecília Calixto

Câmara Municipal de Arcos passará a contar com sistema de votação eletrônica

Por meio das Oficinas Interlegis, oferecidas pelo Senado Federal, será possível registrar a presença dos vereadores, fazer ATAS das reuniões, gravação das sessões e até votação de forma totalmente eletrônica

Durante a última semana foi realizada na Câmara Municipal de Arcos as Oficinas Interlegis, que é uma capacitação e processo de modernização oferecida de forma gratuita pelo Senado Federal.

A oficina começou a ser aplicada no dia 06 de novembro e finalizou na última sexta-feira (10/11), totalizando cinco dias de capacitação dos servidores durante o período da manhã e tarde.

A reportagem do Portal Arcos esteve presente em um dos dias para saber mais detalhes sobre a capacitação e o processo de modernização que acontecerá na Câmara Municipal após a realização da Oficina.

Conversamos com Geane Marques que trabalha no ILD Interlegis, órgão do Senado Federal. Na entrevista, Geane falou sobre como surgiu a oportunidade para que esta oficina fosse oferecida na Câmara Municipal de Arcos.

“A Câmara ela demonstra interesse junto ao Interlegis por meio de um Senador do Estado e quando esta solicitação chega até nós, entramos em contato para fazer o agendamento. No caso específico de Arcos o Denilson, que foi o ex-prefeito aqui da cidade, já estava tentando há algum tempo trazer esta capacitação para a cidade e, em função da nossa agenda, ele conseguiu”.

Em seguida, a Câmara realizou um acordo de cooperação técnica e celebrou um convênio para a disponibilização do treinamento e implantação dos cursos de Portal Modelo e SAPL (Sistema de Apoio ao Processo Legislativo).

 

Câmara de Arcos contará com site gratuito

Uma das novidades a serem implantadas na Câmara Municipal será o Portal Modelo, sistema do Senado que passará a ser utilizado no site da Câmara. Com este sistema, que é totalmente seguro e anti-hacker, o site da Câmara que atualmente é pago passará a ser fornecido sem nenhum custo, ou seja, totalmente gratuito.

O sistema disponibilizará de forma prática e acessível todos os projetos em tramitação da Câmara Municipal, resultado das votações com os nomes dos vereadores que votaram a favor ou contra. Disponibilizará os vídeos das reuniões, entre várias outras coisas.

 

Modernização da Câmara Municipal

Outra mudança importante que será feita no Legislativo por meio das Oficinas do Interlegis, será a implantação do SAPL (Sistema de Apoio ao Processo Legislativo) que permitirá a modernização das votações que serão realizadas na Câmara Municipal.

“Os vereadores farão sistema de votação eletrônico, o que irá reduzir a necessidade da utilização de papel na Câmara, principalmente durante as sessões. Com o sistema eletrônico é possível registrar a presença dos vereadores, fazer as ATAS das reuniões, a gravação das sessões e vários outros benefícios. Tudo de forma digital e gratuita”, explicou Geane Marques.

 

“É um sonho que estamos concretizando. [...] Será tudo gratuito, sem despesas para o município e nem para a Câmara” – presidente da Câmara, vereador Ademar Aureliano

Também conversamos com o presidente da Câmara Municipal, o vereador Ademar Aureliano de Medeiros (Sorriso) que ressaltou que todas as mudanças que agora estão sendo realizadas na Câmara Municipal já era um sonho de sua gestão e que agora está se tornando possível. Também comentou que a parceria com o Senado aconteceu por meio do apoio de Denilson Teixeira.

“É um sonho que estamos concretizando. Esta parceria aconteceu neste ano com o Senado, por meio do Denilson Teixeira ao qual agradecemos muito. E também está sendo possível pois aqui na Câmara nós temos uma profissional de TI excelente que vem trabalhando para isto. É tudo gratuito, sem despesas para o município e nem para a Câmara”.

Segundo o presidente da Câmara, o objetivo é que até o fim do ano já esteja tudo implementado.

 

“Em Arcos vamos disponibilizar todos esses produtos e serviços que o Senado Federal oferece de forma gratuita para as câmaras municipais” – Denilson Teixeira

O ex-prefeito de Arcos e atual assessor de presidência do Senado, Denilson Teixeira, foi um dos responsáveis por viabilizar a vinda das Oficinas Interlegis para a cidade Arcos.

Em entrevista ao Portal Arcos, Denilson Teixeira falou sobre como foram os trabalhos das Oficinas Interlegis na Câmara Municipal em Arcos.

“Tivemos em Arcos, de segunda a sexta-feira, vários cursos e oficinas para dar os treinamentos e ensinar os servidores da Câmara Municipal a operar esses sistemas que estão sendo implantados. Tivemos também a honra de receber várias câmaras de outras cidades e regiões, que também estão implantando este sistema”.

Denilson ressaltou que este trabalho só pode ser feito graças à parceria feita entre os vereadores da Câmara Municipal e o Senado. “Quero agradecer ao Presidente da Câmara, o vereador Sorriso, que juntamente com o vereador Joãozinho e demais vereadores, buscaram trazer para Arcos esses benefícios gratuitos aos servidores da Câmara, às câmaras municipais dos outros municípios e aos professores do Senado, Adalberto e Geane”, finalizou.

VEJA TAMBÉM

Você está com problemas no amor, trabalho, faculdade ou com a sogra?

Infelizmente não podemos te ajudar com isso, mas podemos te ajudar a esquecer essas coisas enquanto você treina.

17h33 11 Julho 2024