• 23/06/2024
06 Novembro 2023 às 09h38

Comunicação é Maldição ou Bênção?

Refletindo sobre um dos ensinamentos de JESUS, “Seja seu falar sim-sim, não-não”, vemos que Ele nos convida à prática de uma comunicação sem falhas, favorecendo a conquista da saúde física, emocional, mental e espiritual, com a transparência tão necessária nos tempos atuais. Precisamos falar dos sentimentos sem essa dubiedade enlouquecedora, ser claros ao expressar desejos, ordens, sentimentos ou emoções. Verdade sempre! Sim, sim, não, não.

           Emmanuel, em seu livro Bênção de Paz, fala que

Toda frase, no mundo da alma, é semelhante a engenho de projeção suscitando imagens na câmara oculta do pensamento. Temos, assim, frases e frases: duras como aço, violentas como fogo, suaves como brisa, reconfortantes como sol, mordentes quais lâminas, providenciais como bálsamos.

 

Exorta-nos a utilizarmos de maneira saudável e tranquila nossas falas. Cada ser humano tem o direito de acreditar no que desejar, de fazer suas próprias escolhas. Seja a nível familiar, religioso, filosófico, científico, político e outros.  E nós, espíritas, temos o dever de respeitar as escolhas dos outros, inclusive as dos nossos familiares. Diz a Teoria Sistêmica que “Um ponto de vista é apenas a vista de um ponto”, portanto é inaceitável que amizades sejam rompidas, famílias divididas apenas porque os pontos de vista são diferentes. Não precisamos concordar com o ponto de vista do outro nem o outro concordar com o nosso. Nenhuma pretensão em modificar as opiniões alheias. Esses desentendimentos denotam falta de maturidade psicológica, presunção e prepotência.

          Estamos vivenciando a “Terceira Guerra Mundial”, silenciosa e bem desastrosa. Apenas um vírus obrigou o mundo a parar, ficar em casa, conviver com a família, rever valores, crenças, comportamentos. O momento pede vigilância e muita oração para conseguir tal desiderato, indispensável que a comunicação seja clara, transparente e verdadeira.

          Há tantos “fake news”, desinformações que mais atrapalham, provocam ansiedade, pânico, depressão e tantos outros  sintomas. Estamos no auge da dor no planeta Terra, mas, ao mesmo tempo, nunca se fez tanto pelo semelhante em nome do amor. Madre Teresa dizia que “precisamos amar até doer”.

          Deus vela por todos nós e a pandemia foi remédio bem amargo para as nossas mazelas. Sejamos mensageiros da esperança, da coragem e da paz! Que ninguém saia de nossa presença pior do que chegou.

Somos viajantes de muitas romagens terrenas e fomos convidados a participar da regeneração deste Planeta. Aproveitar o manancial de luzes que recebemos do Mundo Espiritual e dos exemplos deixados por JESUS é buscar a libertação, desfazendo-nos das nossas sombras internas, despertando o nosso lado luz!

          Saibamos, assim, elaborar as nossas frases com palavras que brotam de saudáveis sentimentos, pois produziremos luz, felicidade, alegria, bem, esperança, amor e a fé.

O sim pode ser muito agradável em todas as situações, todavia, o ‘não’, em determinados setores da luta humana, é mais construtivo. Tanto quanto o ‘sim’ deve ser pronunciado sem incenso bajulatório, o ‘não’ deve ser dito sem aspereza. Para concordar ou recusar, todavia, ninguém precisa ser de mel ou de fel.

 

JESUS, o maior exemplo da cosmo-realização, prossegue fornecendo a todos nós um guia prático e muito eficiente para garantir a nossa saúde bio-psico-sócio-espiritual. Seja você o seu próprio terapeuta. O “sim, sim, não, não” é uma vacina de excepcional valor contra problemas orgânicos, sociais, afetivos, mentais e espirituais.

 

Luz e paz a todos!

 

Fátima Delgado

 

Centro Espírita Bezerra de Menezes

Rua Olegário Rabelo, nº 455, Bairro Brasília, Arcos/MG

Reuniões Públicas às terças feiras às 20hs e às quintas feiras às 19:30hs.

Aos sábados: Evangelização infantil e Escola de pais às 09:30hs; às 17h           Campanha do Quilo e às 18:30hs Mocidade espírita.

 

 Referências:

1 XAVIER, Francisco Cândido. Bênção de paz. (Emmanuel)

2 XAVIER, Francisco Cândido. Pão Nosso. (Emmanuel)

Fonte da imagem: Disponível em https://pixabay.com/pt/photos/flores-prado-luz-solar-verao-luz-276014          

 

Colunista
CENTRO ESPÍRITA BEZERRA DE MENEZES

Rua Olegário Rabelo, nº 455, Bairro Brasília, Arcos/MG

VEJA TAMBÉM

A criação de um Centro de Referência Especializado à Mulher em Arcos é pauta de Audiência Pública na próxima quinta (27)

Solicitado pelo vereador João Paulo Ferreira - Joãozinho (PSD), o evento é aberto ao público e será realizado no plenário da instituição, a partir das 19h.

18h04 21 Junho 2024
Subvenção de R$ 1,2 milhões destinada à Santa Casa é aprovada na Câmara

Segundo a justificativa do projeto, os recursos foram solicitados pela entidade para a manutenção das atividades hospitalares.

17h55 21 Junho 2024
Restituição aos servidores municipais que contribuíram com o Sistema de Aposentadoria Complementar é debatida na Câmara

O presidente Flávio Correia e os vereadores Ademar de Medeiros , João Paulo Ferreira, Kátia Mateus, Laerte Mateus, e Ronaldo Ribeiro debateram o assunto com o prefeito Claudenir José de Melo, representantes do STMA e servidores públicos do município.

18h20 20 Junho 2024
Prefeitura de Arcos sanciona Lei de autoria do vereador Ronaldo Ribeiro

Lei aprovada dispõe sobre o recolhimento, recebimento e depósito de sobras de materiais de construção para doação às pessoas carentes e entidades beneficentes ou habitacionais.

19h53 18 Junho 2024