• 29/04/2024
23 Outubro 2023 às 11h40

Maria Madalena

Convidamos, vocês leitores, neste momento, a relembrar a história dessa mulher, que ficou conhecida por se tornar uma verdadeira discípula de Jesus.

 

          Quem foi então Madalena? Conhecida por alguns como Míriam, Maria de Magdala ou Maria Madalena, era uma jovem de 28 anos, que se destacava por sua beleza rara e por despertar o desejo dos homens e a inveja em muitas mulheres. Era uma meretriz, que tinha o privilégio de escolher com quem queria se relacionar. Enriqueceu-se desta maneira vendendo suas energias sexuais, assim tendo um belo palácio, servos e uma vida de muito luxo. Seus dias eram sempre regados de orgias ao bel prazer dos homens que se aproximavam dela, apenas por interesse em satisfazer seus caprichos e prazeres.

 

Em dado momento, quando se encontrava refugiada em um dos seus quartos, pois também se via perturbada por ter seus “demônios”, eis que surge um mendigo em sua porta querendo lhe dirigir algumas palavras, recusando-se a sair de lá até que ela o ouvisse. Questionando quem era ele, surpreende-se em saber que era um leproso no qual lhe atirou uma moeda de ouro saindo de um lugar na Galileia, utilizando ele daquela moeda para se locomover para encontrar Jesus, conseguindo curar-se.

 

Então ele retorna e insiste que Maria vá ao encontro de Jesus, que se encontrava próximo àquela vila principesca. Mas Maria hesita, pois a lepra daquele homem era física e a dela era considerada uma lepra na alma, e como aquele Messias poderia fazer algo por ela?

 

          Mas algo surpreendente acontece, Maria sente-se tocada pelas palavras proferidas por aquele galileu, algo no seu mais íntimo estava diferente. Ela então se aproxima e ajoelha aos pés de Jesus e aquele encontro faria com que ela se tornasse outra pessoa.

 

          Ao retornar para seu palácio, começou a atirar seus pertences pela janela, e seu ato causou um reboliço na vizinhança; indagavam que aquela mulher estava enlouquecendo. E separando o vestido no qual perdera sua virgindade e o perfume que havia sido presente de sua mãe, Maria sai.

 

          Naquela noite acontecia o Banquete de Naim, na casa de Simão e Jesus havia sido convidado. No auge daquela comemoração eis que surge Maria, que ao adentrar naquela casa, os servos e Simão tentam contê-la, mas sem sucesso. Ela então, entra no salão principal e se direciona a Jesus e se ajoelha. Movida por uma forte emoção, ela começa a chorar e lava os pés do Mestre com suas lágrimas, passa-lhe o perfume e seca-lhe os pés com seus cabelos cor de ouro.

 

          E Jesus comovido com aquele ato se dirige a Maria, dizendo: “Por muito amares Maria, estais perdoada!” (1) A partir dali, Maria faz-se presente em todos os lugares por onde Jesus passava, inclusive no momento de sua crucificação, sendo também a primeira pessoa a quem Jesus aparece após sua ressurreição.

 

          Após o retorno do Mestre ao Pai, Maria Madalena permanece firme no propósito de levar a Boa Nova, mas segue sozinha, pois os discípulos não aceitaram a sua companhia, temendo o seu coração de mulher.

 

          Quando estava em Dalmanuta, um grupo de leprosos chega à procura de Jesus, pois não sabiam que Ele havia retornado ao Pai, Madalena então vai de encontro a eles e vê a oportunidade de pregar, sentindo-se preenchida e iluminada por estar fazendo algo que a deixava muito feliz. Mas logo aquele grupo foi expulso da cidade e ela segue com eles de volta a Jerusalém, ali permanecendo pregando todas às tardes no Vale dos Leprosos.

 

          Com o passar do tempo viu sua linda pele ser tomada por aquelas feridas, mas ela não tinha do que se lamentar, sentia-se plena e muito feliz. O tempo passou e encontrava-se cada dia mais debilitada devido a doença, então decide voltar à Efésio para encontrar com Maria e alguns que havia cultivado amizade na época de Jesus. Sua volta foi difícil e quando se viu sem forças na entrada da cidade, um casal de cristãos a acolhe em uma tenta humilde, cuidando dela; pôde rever seus afetos e permanece ali até seu desencarne.

 

          Assim irmãos, Maria Madalena representa para nós aquela fiel seguidora de Jesus, uma mulher na qual vivia em pecado, mas que ao receber o chamado do Mestre, deixa sua antiga vida e segue seus ensinamentos, buscando a cada dia tornar-se uma pessoa melhor. Que possamos ter sua perseverança para seguimos cada vez mais firmes em direção à luz!

 

          Que Jesus nos ampare e nos fortaleça sempre!

Vanessa Rosa

([email protected])

 

Centro Espírita Bezerra de Menezes

Rua Olegário Rabelo, nº 455, Bairro Brasília, Arcos/MG

Reuniões Públicas às terças feiras às 20hs e às quintas feiras às 19:30hs.

Aos sábados: Evangelização infantil e Escola de pais às 09:30hs; às 17h Campanha do Quilo    e às 18:30hs Mocidade espírita.

 

 

Referências:

 

1 Lucas 7:47

XAVIER, F. C. Boa Nova. Espírito Humberto de Campos.

PINHEIRO, R. Mulheres do Evangelho. Espírito Estevão.

FRANCO, D. P. Primícias do Reino.

 Fonte da imagem: Disponível em https://pixabay.com/pt/photos/jesus-maria-madalena-            madalena-1138278/    

Colunista
CENTRO ESPÍRITA BEZERRA DE MENEZES

Rua Olegário Rabelo, nº 455, Bairro Brasília, Arcos/MG

VEJA TAMBÉM

REPRESENTANTES DO CONSEP SE REÚNEM COM DELEGADA DA POLÍCIA CIVIL DE ARCOS

A proposta da Criação de um centro especializado para atendimento às mulheres foi o tema principal do encontro.

13h19 28 Abril 2024