• 17/06/2024
16 Outubro 2023 às 12h20

Outubro Rosa

Abrace o Outubro Rosa e declare o seu amor por você mesma.

O mês de outubro é dedicado a campanha de ações com foco na prevenção e cuidados que deve ter em relação ao câncer de mama. Com o objetivo de conscientização e divulgação de informações como prevenir e tratar o câncer de mama.

Os danos Psicológicos

O câncer de mama é com certeza uma das doenças mais temidas pelas mulheres devido a frequência com que ocorre e pelo fato de afetar a vida como todo.

Além dos efeitos psicológicos, afeta a sexualidade, a imagem pessoal da mulher (autoestima) e o diagnóstico e tratamento são vivenciados pela paciente e por toda a família gerando angústia, sofrimento, medo e ansiedade.

Qual é a importância do profissional de Psicologia no tratamento da mulher com câncer de mama?

O psicólogo visa manter o bem-estar psicológico do paciente, identificando e compreendendo os fatores emocionais que intervêm na sua saúde. Outros objetivos do trabalho desse profissional são prevenir e reduzir os sintomas emocionais e físicos causados pelo câncer e seus tratamentos, levar o paciente a compreender o significado da experiência do adoecer, possibilitando assim ressignificações desse processo. Em sua atuação, o psicólogo deve estar atento também aos distúrbios psicopatológicos, como depressão e ansiedade graves.

A prática do psicólogo é exercida em todas as etapas do tratamento, habilitando o paciente a confrontar-se com o diagnóstico e com as dificuldades dos tratamentos decorrentes, ajudando-o a desenvolver estratégias adaptativas para enfrentar as situações estressantes. Num espaço de acolhimento e escuta o terapeuta deve sempre trabalhar com a realidade.

O atendimento psicológico é importante principalmente durante o diagnóstico e tratamento, possibilitando que esse paciente possa fazer uma reflexão em relação ao enfrentamento do câncer de mama, todas as mudanças físicas e psíquicas que tem que ser enfrentados, como o apoio se acaso for necessário a cirurgia de mastectomia (retirada da mama). Tendo a necessidade de fortalecer a autoestima, identidade e autonomia desta mulher.

 

SELMA RODARTE PSICÓLOGA

 

SOLICITE ATENDIMENTO

📞 (37) 99860-2600

RUA GETULIO VARGAS,115- CENTRO

VEJA TAMBÉM

Principais ocorrências policiais dos últimos dias

O fim de semana foi marcado pelo registro de 04 ocorrências de destaque em Arcos.

10h52 17 Junho 2024