• 06/05/2024
09 Outubro 2023 às 18h50

PÓLIPOS COLORRETAIS

Pólipos são lesões que originam na parede do intestino e que se projetam para a luz do órgão. Popularmente em algumas regiões são conhecidos como “verruguinhas no intestino”.

 

Os pólipos podem acometer em até 20% da população e, se não tratados, alguns podem evoluir para câncer. Por isso a colonoscopia é recomendada para todos os homens e mulheres a partir dos 45 anos, mesmo em pacientes sem história familiar de câncer colorretal.

 

Eles podem se dividir entre pólipos adenomatosos ou não adenomatosos. Os pólipos intestinais adenomatosos têm maior chance de se tornarem lesões malignas (câncer) do que os não adenomatosos. Entretanto, o ideal é remover qualquer pólipo identificado durante a colonoscopia, principalmente os maiores de 10mm, já que, quanto maior seu tamanho, maiores as chances de se tornar um tumor.

 

A maioria das pessoas com pólipos intestinais não apresenta sintomas, principalmente quando são pequenos. Porém, ocasionalmente, os pólipos podem sangrar e levar a algumas alterações no funcionamento do intestino, como diarreia ou constipação.

 

Como sei se estou com pólipos intestinais?

 

Embora exames como o de sangue oculto nas fezes possam dar pistas de que o paciente está com pólipos intestinais, somente a visualização do intestino poderá determinar a causa do sangramento.

 

Por isso, a única forma de ter certeza sobre a presença de pólipos é realizando uma colonoscopia. Caso ele perceba um pólipo, é possível, na maioria dos casos, retirá-lo durante o exame.

 

Para mais dúvidas e informações entre em contato com a EndoArcos.

(37) 34052600

(37)998030594

VEJA TAMBÉM

Polícia Militar apreende 200 pinos de cocaína em Arcos

Casal tentou despistar a PM transportando duas crianças no carro, mas a droga foi encontrada e os autores presos.

18h16 03 Maio 2024
Homenagem às Mães

10h19 02 Maio 2024