• 17/06/2024
01 Setembro 2023 às 19h02

Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH): Entenda mais sobre o assunto

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um trauma neuropsiquiátrico que se caracteriza por dificuldades persistentes na atenção, na impulsividade e na hiperatividade. É comumente relatado na infância, embora seus sintomas possam persistir na adolescência e na idade adulta. 
Os sintomas costumam ser mais evidentes acontecem na fase da infância. Na adolescência e na fase adulta são menos evidentes e os prejuízos se acumulam no dia a dia com reflexos negativos na autoestima. Os principais sintomas do TDAH são: 
Desatenção: Dificuldade de concentração, de organizar tarefas e atividades, de seguir instruções, de terminar determinadas tarefas, podendo saltar de uma tarefa inacabada para outra. Tem uma facilidade em se distrair e isso pode prejudicar no processo de aprendizagem, além das tarefas do dia a dia. 
Hiperatividade: Dificuldade em fazer atividades mais sedentárias e manter silencio. Pela característica em que os pacientes em que a hiperatividade prevalece, esses tendem a ser muito agitados e inquietos. 
Impulsividade: No caso se a impulsividade prevalecer, os sinais mais marcantes serão a impaciência, o agir sem pensar, a dificuldade em ouvir perguntas até o fim, a intromissão em assuntos alheios e precipitação na fala. 
Esses sintomas podem se manifestar em diferentes graus de comprometimento e intensidade. Podem trazer ou não reflexos negativos para o desenvolvimento e convívio social, familiar e profissional. Por isso a importância no diagnóstico e no tratamento correto. Este se dá por meio de acompanhamento multiprofissional, tendo o acompanhamento do psicólogo e entre outros profissionais que se adaptam a necessidade do paciente em questão. 
É muito importante o acompanhamento profissional, e muitas vezes será necessário medicações. A mudança do estilo de vida também é muito importante, o que inclui atividades físicas e a saúde do sono. As mudanças simples de hábitos do dia a dia também podem ajudar no tratamento, em conjunto com a terapia e os medicamentos


SOLICITE ATENDIMENTO
 (37) 99860-2600

VEJA TAMBÉM

Principais ocorrências policiais dos últimos dias

O fim de semana foi marcado pelo registro de 04 ocorrências de destaque em Arcos.

10h52 17 Junho 2024