O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um trauma neuropsiquiátrico que se caracteriza por dificuldades persistentes na atenção, na impulsividade e na hiperatividade. É comumente relatado na infância, embora seus sintomas possam persistir na adolescência e na idade adulta.
Os sintomas costumam ser mais evidentes acontecem na fase da infância. Na adolescência e na fase adulta são menos evidentes e os prejuízos se acumulam no dia a dia com reflexos negativos na autoestima. Os principais sintomas do TDAH são:
Desatenção: Dificuldade de concentração, de organizar tarefas e atividades, de seguir instruções, de terminar determinadas tarefas, podendo saltar de uma tarefa inacabada para outra. Tem uma facilidade em se distrair e isso pode prejudicar no processo de aprendizagem, além das tarefas do dia a dia.
Hiperatividade: Dificuldade em fazer atividades mais sedentárias e manter silencio. Pela característica em que os pacientes em que a hiperatividade prevalece, esses tendem a ser muito agitados e inquietos.
Impulsividade: No caso se a impulsividade prevalecer, os sinais mais marcantes serão a impaciência, o agir sem pensar, a dificuldade em ouvir perguntas até o fim, a intromissão em assuntos alheios e precipitação na fala.
Esses sintomas podem se manifestar em diferentes graus de comprometimento e intensidade. Podem trazer ou não reflexos negativos para o desenvolvimento e convívio social, familiar e profissional. Por isso a importância no diagnóstico e no tratamento correto. Este se dá por meio de acompanhamento multiprofissional, tendo o acompanhamento do psicólogo e entre outros profissionais que se adaptam a necessidade do paciente em questão.
É muito importante o acompanhamento profissional, e muitas vezes será necessário medicações. A mudança do estilo de vida também é muito importante, o que inclui atividades físicas e a saúde do sono. As mudanças simples de hábitos do dia a dia também podem ajudar no tratamento, em conjunto com a terapia e os medicamentos
SOLICITE ATENDIMENTO
(37) 99860-2600
Uma tentativa de roubo a uma usina de energia fotovoltaica na zona rural de Arcos foi frustrada na noite de ontem (17). Criminosos fugiram após troca de tiros com o vigilante, e a Polícia Militar realiza rastreamento e investigações.
A Prefeitura de Arcos começou, nesta quarta-feira (18), a devolver valores retidos de servidores em gestões passadas. A medida, construída com apoio do sindicato e da Câmara, beneficia trabalhadores que aguardavam esse direito há anos.
Um incêndio em um lote vago no centro de Arcos mobilizou o Corpo de Bombeiros na madrugada desta quarta-feira (18). As chamas foram rapidamente controladas, sem vítimas ou maiores prejuízos.
Um incêndio atingiu uma área de vegetação cercada na MG 170, zona rural de Arcos, nesta segunda-feira. Graças à atuação ágil dos bombeiros, o fogo foi controlado antes de causar prejuízos maiores.
A retirada do pátio ferroviário da área urbana de Arcos será tema de audiência na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A mobilização atende uma demanda antiga da população, que sofre com barulho, interrupções no trânsito e riscos à segurança.
O Vila manteve a invencibilidade no Campeonato Municipal de Arcos 2025 ao vencer o Sociedade por 3 a 1, no último sábado (14), no Estádio Juca Pequeno. Com o resultado, a equipe soma três vitórias e um empate na competição.
O fim de semana foi marcado por 18 ocorrências entre 13 e 15 de junho; incluindo a morte de um ciclista em acidente com uma carreta, prisão por tráfico de drogas, apreensão de munições e detenção de um menor dirigindo de forma perigosa.
Um motociclista ficou ferido na noite deste domingo (15) após se envolver em uma colisão com um carro em uma via movimentada de Arcos. Ele sofreu uma fratura no braço e foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, que o encaminhou ao hospital municipal.