• 29/04/2024
29 Julho 2023 às 09h42

Dentista não cuida só de dente.

Embora a nossa principal função seja cuidar dos dentes, é importante lembrar que a saúde bucal está diretamente relacionada à saúde integral do corpo.

 

Com certeza você já ouviu dizer aquela frase "A saúde começa pela boca" e é verdade, nossa alimentação, a higiene dos dentes e da boca, o consumo de água, tudo isso é importante para manter nossa saúde integral.

 

Nós dentistas não cuidamos apenas dos dentes, mas também das gengivas e da saúde da boca como um todo. As gengivas saudáveis são fundamentais para manter os dentes firmes e no lugar, além de proteger contra doenças periodontais. 

 

Muitas vezes o paciente não sabe que tem alguma condição como diabetes por exemplo, então cabe a nós dentistas que somos um PROFISSIONAL DA SAÚDE ter esse olhar detalhado e entender que existem fatores modificadores (fumo, diabetes, genética, alterações sistêmicas, alterações hormonais femininas) para doença periodontal e pedir exames complementares pode ajudar esse paciente a cuidar da sua saúde integral.

 

Embora o fator etiológico (causa) da doença periodontal seja a placa bacteriana, a progressão da doença e as características clínicas são influenciadas pelos fatores modificadores, ou seja, a inflamação da doença periodontal pode evoluir rapidamente quando está associada a uma condição endócrina ou sistêmica.

 

Nós dentistas também somos responsáveis por orientar os pacientes sobre a importância da higiene bucal adequada e de uma alimentação saudável. Essas orientações vão além dos cuidados com os dentes, e abrangem a prevenção de doenças como cárie e doença gengival, além de promover uma saúde geral melhor. Um dentista pode fornecer conselhos sobre a escovação correta dos dentes, o uso adequado do fio dental e a escolha de alimentos que sejam benéficos para a saúde bucal.

 

É preciso ter uma visão holística (olhar integral) para cada paciente, para ajudá-lo a alcançar saúde como um todo.

O nosso papel é a certeza de que podemos transformar vidas, restabelecendo sorrisos saudáveis e qualidade de vida.

 

Letícia Lopes | Dentista da Mulher®

Odontologia sem DOR & MEDO 🤍
Prevenção | Gestante | Estética | Cirurgias | Bruxismo |Prótese | Doenças Periodontais | Agendamentos 👇🏻
CRO 65542
Rua Jarbas Ferreira Pires, 284 - Sala 1,  Arcos, Minas Gerais

 

bit.ly/draleticia_lopes

 

VEJA TAMBÉM

REPRESENTANTES DO CONSEP SE REÚNEM COM DELEGADA DA POLÍCIA CIVIL DE ARCOS

A proposta da Criação de um centro especializado para atendimento às mulheres foi o tema principal do encontro.

13h19 28 Abril 2024