• 29/04/2024
13 Julho 2023 às 19h39

A importância da dieta balanceada para a saúde bucal

Você já sabe que cuidar da saúde bucal é essencial para garantir o bem-estar geral de uma pessoa. E a dieta influencia diretamente na saúde dos dentes e gengivas.

 

Uma das principais razões pelas quais a dieta é importante para a saúde bucal é porque ela fornece os nutrientes fundamentais na prevenção de várias condições orais.

 

Vitaminas e minerais como cálcio, vitamina D, vitamina C e vitamina K desempenham um papel essencial na manutenção da saúde bucal.. O cálcio, presente em alimentos como leite, queijo e iogurte, é fundamental para a formação dos dentes e ossos. A vitamina D, obtida principalmente pela exposição solar e encontrada em alimentos como peixes, ovos e cogumelos, é importante para a absorção de cálcio. A vitamina C, encontrada em frutas cítricas, vegetais verdes e morangos, é essencial para a saúde das gengivas. E a vitamina K, presente em alimentos como folhas verdes escuras, brócolis e azeite de oliva, desempenha um papel no fortalecimento dos dentes.

 

Alimentos ricos em fibras, como maçãs, cenouras e aipo, agem como uma espécie de "escova natural" para os dentes, limpando-os e removendo resíduos alimentares, mas isso não substitui a escovação com o creme dental com flúor. 

 

Frutas e vegetais crocantes estimulam a produção de saliva, que ajuda a neutralizar os ácidos presentes na boca e a prevenir a cárie dentária.

 

Alimentos ricos em ômega-3, como salmão, sardinha e nozes, têm propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a reduzir a inflamação nas gengivas e a prevenir a doença periodontal.

 

Por outro lado, é importante evitar certos alimentos e hábitos que podem danificar a nossa saúde bucal. Alimentos açucarados, como doces, refrigerantes e sucos industrializados, podem causar uma série de problemas, incluindo a cárie dentária. Além disso, o consumo excessivo de alimentos ácidos, como refrigerantes, sucos cítricos e vinagre, pode danificar o esmalte dos dentes ao longo prazo. O consumo de álcool e o tabagismo também são prejudiciais à saúde bucal, aumentando o risco de doenças gengivais, infecções na boca e até câncer oral.

 

Ter um estilo de vida saudável engloba bons hábitos, incluindo os cuidados com a saúde bucal e uma dieta equilibrada, rica em nutrientes essenciais que podem ajudar a fortalecer os dentes e gengivas, prevenindo uma série de problemas na saúde bucal.

 

Letícia Lopes | Dentista da Mulher®

Odontologia sem DOR & MEDO 🤍
Prevenção | Gestante | Estética | Cirurgias | Bruxismo |Prótese | Doenças Periodontais | Agendamentos 👇🏻
CRO 65542
Rua Jarbas Ferreira Pires, 284 - Sala 1,  Arcos, Minas Gerais

 

bit.ly/draleticia_lopes

 

VEJA TAMBÉM

REPRESENTANTES DO CONSEP SE REÚNEM COM DELEGADA DA POLÍCIA CIVIL DE ARCOS

A proposta da Criação de um centro especializado para atendimento às mulheres foi o tema principal do encontro.

13h19 28 Abril 2024