• 29/04/2024
20 Maio 2023 às 12h19

Por que a mulher precisa de um dentista para acompanhar sua saúde ?

A saúde bucal é uma parte importante da saúde geral de qualquer pessoa, incluindo as mulheres. Porém, muitas mulheres negligenciam sua saúde bucal, especialmente durante períodos de mudança hormonal, como a adolescência, a gravidez e a menopausa.

 

Antes de aprofundar nesse assunto vamos entender quais são os nossos ciclos femininos: O inicio é infância, onde vamos começar adquirir alguns hábitos (dieta, cuidados com higiene do corpo e da boca). Depois entramos na adolescência que é marcada pelo 1º ciclo menstrual, e nessa fase já começamos a sofrer impactos devido as alterações hormonais. A próxima fase é a adulta, teoricamente é a fase em que a mulher vai gerar um bebê. Mas, adiante vamos passar pelo climatério ( o período da menopausa) e por último o envelhecimento.

 

Durante todos os ciclos femininos, os níveis hormonais flutuam, o que pode causar várias mudanças no corpo da mulher, incluindo alterações na saúde bucal. 

 

Durante a puberdade, por exemplo, o aumento dos níveis de estrogênio e progesterona pode aumentar o fluxo sanguíneo para as gengivas, causando inflamação e sensibilidade. 

Já durante a gravidez, o aumento dos hormônios pode levar a problemas como gengivite e periodontite, além de aumentar a probabilidade de cáries.

 

Na menopausa, a queda nos níveis de estrogênio pode diminuir a produção de saliva, o que aumenta o risco de cáries e doenças gengivais. Além disso, a perda óssea associada à menopausa pode afetar a saúde bucal, causando reabsorção óssea e comprometendo a estabilidade dos dentes.


Além disso, a saúde bucal de uma mulher pode ter um impacto significativo em sua saúde geral. Problemas de saúde bucal podem levar a problemas de saúde mais graves, incluindo doenças do coração, diabetes e complicações na gravidez.

 

Por isso, é importante que as mulheres façam exames regulares com um dentista, especialmente durante períodos de mudança hormonal. Os dentistas são capazes de fornecer orientação e tratamento personalizado para garantir que as mulheres estejam cuidando de sua saúde bucal e geral da melhor forma possível.

 

 

Letícia Lopes | Dentista

Cuido da SAÚDE BUCAL DA MULHER previnindo doenças bucais relacionadas as condições endócrinas femininas
💎 Expert em Clareamento Dental
Saiba mais 👇🏻✨

draleticialopes.com/links

 

VEJA TAMBÉM

REPRESENTANTES DO CONSEP SE REÚNEM COM DELEGADA DA POLÍCIA CIVIL DE ARCOS

A proposta da Criação de um centro especializado para atendimento às mulheres foi o tema principal do encontro.

13h19 28 Abril 2024