• 28/04/2024
05 Maio 2023 às 09h20

Saúde bucal de pacientes bariátricos

Você sabia que cuidar da saúde bucal é essencial para os pacientes que passaram pela cirurgia bariátrica?
A cirurgia bariátrica é um procedimento eficaz para o tratamento da obesidade, mas é importante destacar que ela pode trazer algumas consequências para a saúde bucal dos pacientes.


O emagrecimento rápido pode afetar a absorção de nutrientes importantes para a saúde dos dentes e da gengiva, como o cálcio e a vitamina D, podendo causar perda óssea e doenças periodontais.


A doença periodontal é uma condição inflamatória crônica que afeta os tecidos que sustentam os dentes, como a gengiva e o osso alveolar. Pacientes bariátricos estão sob alto risco de desenvolver doenças periodontais, pois a obesidade está relacionada à inflamação crônica e às alterações hormonais.


Além disso, a mudança na alimentação podem gerar desafios para a higiene bucal, já que os pacientes podem apresentar alterações na secreção salivar e no pH da boca, aumentando o risco de cáries.


É essencial que o paciente informe ao seu dentista sobre a cirurgia bariátrica e as medicações que utiliza, pois alguns remédios podem afetar a saúde bucal, causando xerostomia (boca seca), por exemplo.

 

Portanto, os pacientes bariátricos devem ter cuidados especiais com a higiene bucal, visitando regularmente o dentista e realizando profilaxias periódicas (limpeza). Além disso, é importante manter uma dieta equilibrada e tomar suplementos vitamínicos, se necessário.

 

Letícia Lopes | Dentista

Cuido da SAÚDE BUCAL DA MULHER previnindo doenças bucais relacionadas as condições endócrinas femininas
💎 Expert em Clareamento Dental
Saiba mais 👇🏻✨

draleticialopes.com/links

 

VEJA TAMBÉM