• 28/04/2024
28 Abril 2023 às 16h13

Diabetes e doença periodontal: será que existe alguma relação?

A diabetes é uma doença crônica que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Ela se caracteriza pela incapacidade do corpo de produzir insulina ou utilizar a que é produzida de forma adequada, levando a altos níveis de açúcar no sangue. Essa condição pode desencadear diversos problemas de saúde, incluindo a doença periodontal.


A doença periodontal é uma condição que afeta as gengivas, os ligamentos periodontais e o osso alveolar que sustentam os dentes. Ela é causada pela placa bacteriana acumulada na superfície dos dentes, que leva à inflamação e ao sangramento gengival. Se não tratada, a doença pode levar à perda dos dentes e a outros problemas de saúde.


Pessoas com diabetes têm um risco maior de desenvolver doença periodontal devido aos altos níveis de açúcar no sangue. Essa condição dificulta a capacidade do corpo de combater inflamações, isso inclui as inflamações gengivais. Além disso, pessoas com diabetes têm mais propensão a apresentar boca secam e outra condição que contribui para formação da placa bacteriana (acúmulo de bactérias ao redor do dente).

 

O tratamento da doença periodontal em pessoas com diabetes é particularmente importante, pois pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue. O tratamento consiste em uma abordagem multidisciplinar envolvendo dentistas e endocrinologistas. É fundamental manter uma rotina de higiene bucal diária, incluindo escovação, uso de fio dental e enxaguante bucal prescrito e orientado pelo dentista. 

 

Além disso, um plano de alimentação saudável é fundamental para controlar a diabetes e prevenir a doença periodontal. Alimentos com baixo teor de açúcar e carboidratos refinados devem ser escolhidos para manter os níveis de açúcar no sangue sob controle. É importante também evitar o cigarro, que está associado a um aumento do risco de doença periodontal em pessoas com diabetes.


Em resumo, a diabetes e a doença periodontal são condições interconectadas, e o controle adequado dos índices glicêmicos e a manutenção da doença periodontal, juntamente a uma boa higiene bucal são fundamentais para manter a saúde geral do individuo . Consultar regularmente o dentista e o endocrinologista é fundamental para prevenir e tratar essas doenças.

 

Letícia Lopes | Dentista

Cuido da SAÚDE BUCAL DA MULHER previnindo doenças bucais relacionadas as condições endócrinas femininas
💎 Expert em Clareamento Dental
Saiba mais 👇🏻✨

draleticialopes.com/links

 

VEJA TAMBÉM