• 28/04/2024
28 Abril 2023 às 15h47

A importância para se olhar para os traumas infantis

A infância é uma fase muito importante na vida de qualquer pessoa.  O cérebro de uma criança é como uma “esponja” pronto para absorver as novas informações, aprender novos comportamentos, e a lidar com novas situações e sentimentos.  E tudo será guardado, de alguma forma, como situações de aprendizado. Sensações ruins e episódios ruins também serão guardados, podendo gerar os traumas.


 As cargas emocionais, assim como os traumas, podem ser carregados ao longo da vida adulta. Podendo causar vários problemas e transtornos psicológicos. Influenciam na forma como o adulto vai conduzir suas vivências, gerando respostas emocionais que podem causar sofrimento a pessoa.


Concluímos então que o que acontece na infância não fica somente na infância, e sim percorre caminhos longos nas nossas vidas. E porque nos lembramos dos traumas, mesmo depois de tanto tempo ter se passado? A resposta é que, associamos o acontecimento do trauma que com certeza foi de grande impacto na infância, a um cheiro específico, a uma cor, a uma sensação, por exemplo. E desta forma sempre que isso for acessado no nosso cérebro estaremos em lembrança com o trauma, revivendo a sensação que causou o trauma, de forma consciente ou inconsciente.


E pra quem está se perguntando se é possível tratar traumas, a resposta é sim! O psicólogo promove um trabalho em direção ao tratamento dos traumas auxiliando nos sintomas que vieram com o mesmo,  como: ansiedade, depressão, pânico e entre outros. É importante lembrar que a terapia voltada ao trauma não exige que o paciente se lembre e conte sobre detalhes perturbadores que ocorreram durante a situação. Será trabalhado a melhor forma de lidar com as memórias e sentimentos que se relacionam com o trauma. Ressignificando e ajudando a seguir a vida normalmente, impedindo que questões relacionadas influenciem negativamente no presente e no futuro.

 

Agende já o seu horário com Selma Rodarte

 

SOLICITE ATENDIMENTO
📞 (37) 99860-2600
📍 Rua Jarbas Ferreira Pires sala1, 284, Arcos - MG

 

VEJA TAMBÉM

REPRESENTANTES DO CONSEP SE REÚNEM COM DELEGADA DA POLÍCIA CIVIL DE ARCOS

A proposta da Criação de um centro especializado para atendimento às mulheres foi o tema principal do encontro.

13h19 28 Abril 2024