Uma das perguntas mais frequentes entre os simpáticos da doutrina espírita é: como posso receber uma carta psicografada? É só pedir que eu recebo? Se eu for a uma casa espírita, vocês conseguem se comunicar com meu ente querido?
Assim, vamos agora esclarecer essas dúvidas frequentes sobre a psicografia, que por meados de 1850, deu início a uma série de pesquisas e estudos envolvendo esse fenômeno.
Considerada uma forma de comunicação com o mundo espiritual, o médium dotado da mediunidade de psicografia transcreve as cartas com a influência de um espírito desencarnado.
Porém, vale ressaltar, como dizia Chico Xavier: “o telefone só toca de lá pra cá” (1); o que significa que o simples fato de querermos receber a carta não é suficiente. Isso ocorre pelo motivo que, para que a comunicação aconteça, o desencarnado precisa obedecer a alguns critérios, como os citados abaixo:
Através dessa comunicação é possível consolar milhares de pessoas que sofrem com a perda de pessoas queridas, além de comprovar a existência da vida após a morte. No Brasil temos alguns médiuns conhecidos que são dotados dessa faculdade, como Chico Xavier e Divaldo Franco, e que já psicografaram milhares de cartas e obras literárias, que são ditadas pela espiritualidade.
Uma curiosidade sobre as cartas, é que já foram usadas como provas nos tribunais e deram até origem ao livro A Psicografia no Tribunal. (3)
Segue abaixo um exemplo de carta psicografada usada em um júri pela advogada Tatiana Borsa, (4) do réu Marcelo de Jesus dos Santos, do caso da Boate Kiss durante os debates de defesa:
“Ao invés de gastar nosso pensamento procurando por culpados, vamos nos unir em oração”, diz o áudio com a leitura do que seria a carta apresentado ao júri popular.
“Procurem aceitar as determinações Divinas. Eu também lamento tudo que ocorreu, mas só me resta me readaptar à realidade”, diria a mensagem.
“A ficha ainda não caiu por completo, e o mês de janeiro ainda está vivo em minha memória. Estamos lutando tanto. Não está sendo fácil viver sem tantos afetos que deixamos”, diz o trecho exibido. “Até hoje estão procurando uma justificativa para a tragédia que me vitimou, que fez não só o Brasil chorar, como muitos pais.”
A dúvida em relação às cartas ainda acontece, pois não temos um meio de comprovação específico, porém alguns estudos científicos como o da Universidade Federal de Juiz de Fora, realizado com as cartas feitas por Chico Xavier comprovam autenticidade.
Mas caso tenha interesse em conhecer e entender um pouco mais sobre o assunto, segue algumas sugestões de filmes, referências usadas para escrever este artigo e leituras sobre o assunto:
Luz e paz a todos!
Vanessa Rosa
Centro Espírita Bezerra de Menezes
Rua Olegário Rabelo, nº 455, Bairro Brasília, Arcos/MG
Reuniões Públicas às terças feiras às 20hs e às quintas feiras às 19:30hs.
Aos sábados: Evangelização infantil e Escola de pais às 09:30hs; às 17h Campanha do Quilo e às 18:30hs Mocidade espírita.
Referências:
Fonte da imagem: Disponível em https://pixabay.com/pt/users/stempow-4705662/?utm_source=linkattribution&utm_medium=referral&utm_campaign=image&utm_content=2110452
Rua Olegário Rabelo, nº 455, Bairro Brasília, Arcos/MG