• 27/04/2024
21 Abril 2023 às 16h36

Ansiedade odontológica e medo de dentista (odontofobia)

Ansiedade odontológica e medo de dentista (odontofobia) são extremamente comuns.


Costuma-se usar as palavras "ansiedade" e "fobia" para dizer a mesma coisa, mas elas são completamente diferentes. Vamos entender:


Muitas pessoas experimentam ansiedade ao visitar o consultório odontológico. Esse nervosismo pode ser causado por uma variedade de fatores, como experiências passadas traumatizantes, preocupações financeiras ou temores sobre a dor.


Aqueles que sofrem de ansiedade odontológica vão sentir uma sensação de desconforto quando chegar a hora da consulta. Vão se preocupar excessivamente e podem ficar com medo sem razão aparente.
 

A odontofobia, por outro lado, é uma condição médica séria. É um medo intenso ou pavor. Pessoas com medo de dentista não são só ansiosas, mas ficam aterrorizadas e com pânico. A odontofobia é o medo irracional e persistente de ir ao dentista ou receber tratamento odontológico. Infelizmente, essa condição é comum na população e pode causar muitos problemas de saúde bucal.


Pessoas com odontofobia podem estar sujeitas também a uma saúde ruim e a uma expectativa de vida menor. Isso se dá por conta da saúde bucal precária, que tem relação com algumas condições que apresentam risco de vida, como doenças cardíacas e infecções pulmonares e outros problemas.
Felizmente, existem várias maneiras de controlar a odontofobia e a ansiedade no consultório odontológico. Uma das melhores estratégias é encontrar um dentista que seja bem qualificado e experiente em trabalhar com pacientes ansiosos e fóbicos.


Adicionalmente, é possível buscar ajuda adicional no tratamento da ansiedade, como exercícios de respiração, técnicas de relaxamento ou terapia cognitivo-comportamental.


Aqui no consultório antes de realizar qualquer procedimento, vou conversar com paciente e ajudá-lo da melhor maneira, acalmando e transmitindo segurança durante todo atendimento.


Mas em situações que a boa relação não é o suficiente, é preciso que o paciente busque ajuda.

 

No caso das crianças, é ideal que elas sejam levadas ao dentista desde os primeiros anos de vida, pois, dessa forma, elas criam um vínculo com o profissional e não desenvolvem essa aversão ao dentista.

 

Em circunstâncias as quais o paciente tem um medo extremo da cadeira do dentista, é recomendado um tratamento psicológico.

 

Por fim, é importante lembrar que a saúde bucal é crucial para a saúde geral do corpo. A odontofobia e a ansiedade não devem impedir que você cuide da sua boca e dentes. Com a ajuda adequada, você pode controlar essas condições e obter o tratamento odontológico necessário para manter sua boca saudável e bonita.

 

Letícia Lopes | Dentista

Cuido da SAÚDE BUCAL DA MULHER previnindo doenças bucais relacionadas as condições endócrinas femininas
💎 Expert em Clareamento Dental
Saiba mais 👇🏻✨

draleticialopes.com/links

 

VEJA TAMBÉM