• 29/04/2024
27 Março 2023 às 08h48

SAÚDE BUCAL DA MULHER NA MENOPAUSA

urante o climatério (o período da menopausa), a diminuição da produção de hormônios pode afetar a saúde bucal da mulher, aumentando o risco de doenças periodontais, cáries, halitose (mau hálito) e outros problemas. 
Na menopausa vai acontecer uma redução estrogênica, que vai aumentar a resposta inflamatória da mulher nesse período.

 

O estrogênio ele tem uma serie de aspectos protetores , ou seja, se existe uma redução na produção desse hormônio, nós dentistas podemos esperar um aumento da inflamação sistêmica dessa paciente. E um aumento da inflamação seria um possível fator modificador na progressão da periodontite na fase da menopausa.

 

Embora seja a placa bacteriana (acúmulo e bactérias e restos alimentares nos dentes) o fator etiológico da periodontite, a progressão e características clínicas da doença são influenciadas por fatores modificadores (fumo, diabetes, alterações sistêmicas, os aspectos da saúde da mulher, etc.) e genéticos, que podem alterar a suscetibilidade e o grau de inflamação.

 

É importante que a mulher na menopausa preste atenção à higiene bucal e façam visitas regulares ao dentista para realizar um acompanhamento periodontal.

 

Junto com a menopausa é preciso pensar na osteoporose. A osteoporose é uma doença óssea metabólica relacionada ao envelhecimento que promove uma deterioração da densidade e arquitetura óssea.

 

É preciso um olhar detalhado para essas pacientes. Já que a baixa densidade mineral óssea está ligada à perda óssea alveolar (que é o osso que suportam os dentes) e a perda de inserção clinica ( que é a destruição dos tecidos periodontais).  Temos vários estudos que relaciona a periodontite (doença crônica inflamatória que pode levar a perda dos dentes) com osteoporose.

 

Qual papel do dentista na identificação de pacientes com osteoporose?

 

É preciso ter uma visão holística ( olhar integral) para cada paciente no consultório. Sabendo que nessa fase é comum a osteoporose , o nosso papel como dentista é pedir exames complementares, um deles radiografia panorâmica, onde vamos avaliar a espessura óssea mandibular, observar se ela está densa, mista ou espessa.

 

Muitas vezes o paciente não sabe que tem alguma condição, então cabe ao dentista que é um profissional da saúde ter esse olhar e entender que existem fatores modificadores para periodontite (fumo, diabetes, alterações sistêmicas, os aspectos da saúde da mulher, etc.) e pedir exames complementares para identificar doenças, encaminhar para o medico especialista e o mais importante cuidar da saúde integral desse paciente. 


Ao contrario do muitos pensam, dentista não cuida só de dente. Cuidamos da saúde do paciente através da cavidade bucal. 

 

Antes de finalizar, vou deixar alguns comportamentos saudáveis que podem ajudar a manter a saúde bucal durante a menopausa:

 

Escovar os dentes com uma boa escova de dente prescrita pelo dentista, juntamente com a pasta de dente com flúor e o uso do fio dental para remover a placa bacteriana.


Beber bastante água para manter a boca e o corpo hidratado e também ajudar no mau hálito que é comum nessa fase.


Evitar alimentos açucarados e ácidos que possam erodir o esmalte dental (o desgaste do dente causado por ácidos).


Ir ao dentista para fazer uma avaliação periodontal e o exame radiográfico para avaliar indícios da  osteoporose.

 

Vou bater de novo na tecla da prevenção. Já falei outras vezes que a prevenção é o melhor caminho, por isso a visita semestral ao dentista deve estar anotada na sua agenda.

 

Quando criamos hábitos de prevenir ao invés de ''tratar''  além de economizar dinheiro, você estará evitando complicações maiores no futuro.

 

Fazer a profilaxia (limpeza no consultório) semestral vai previr a periodontite e todas as suas consequências.

 

Letícia Lopes | Dentista

Cuido da SAÚDE BUCAL DA MULHER previnindo doenças bucais relacionadas as condições endócrinas femininas
💎 Expert em Clareamento Dental
Saiba mais 👇🏻✨

draleticialopes.com/links

 

VEJA TAMBÉM

REPRESENTANTES DO CONSEP SE REÚNEM COM DELEGADA DA POLÍCIA CIVIL DE ARCOS

A proposta da Criação de um centro especializado para atendimento às mulheres foi o tema principal do encontro.

13h19 28 Abril 2024