• 29/04/2024
18 Março 2023 às 17h17

A saúde bucal da mulher na adolescência

Durante toda infância não haverá diferença na manutenção da saúde bucal de meninos e meninas. Mas, na adolescência, o cenário  muda um pouco.

 

O que marca a adolescência de uma menina ?

 

O 1º ciclo menstrual da vida, chamada de menarca e é onde vai acontecer uma projeção de hormônios femininos a ponto de trazer uma maturidade ovariana, onde essa adolescente começa a viver de fato os seus ciclos menstruais.

 

Ok! E o que isso tem haver com dentista?!

 

A partir desse momento que ela estiver submetida a essa maior quantidade de hormônios e que vão variar ao longo dos dias, isso poderá trazer um impacto periodontal para saúde bucal dessa mulher.

 

Antes de aprofundar nesse assunto vamos entender quais são os nossos ciclos femininos: O inicio é infância, onde vamos começar adquirir alguns hábitos (dieta, cuidados com higiene do corpo e da boca). Depois entramos na adolescência que é marcada pelo 1º ciclo menstrual, e nessa fase já começamos a sofrer impactos devido as alterações hormonais. A próxima fase é a adulta, teoricamente é a fase em que a mulher vai gerar um bebê. Mas, adiante vamos passar pelo climatério ( o período da menopausa) e por último o envelhecimento.

 

Em todos esses ciclos nós mulheres vamos passar por diferentes alterações hormonais. Ora os hormônios vão estar lá no teto, ora os hormônios vão estar lá no chão.

 

E o estado de saúde de uma fase, pode influenciar na próxima.

 

Então, o bate-papo hoje é PREVENÇÃO !
 


A prevenção é sempre o melhor caminho.

 

Existe toda uma preocupação com saúde bucal na adolescência e é importante entender que existe uma relação da periodontite com os diferentes aspectos da saúde da mulher para que possamos trabalhar na prevenção ao invés de correr atrás do prejuízo mais tarde.

 

No texto da semana passada falei dos riscos da periodontite para saúde da gestante e do bebê. Inclusive minha recomendação foi que a mulher que estivesse planejando a gravidez, buscasse o dentista antes da concepção para prevenir doenças periodontais na gestação.

 

Letícia Lopes | Dentista

Cuido da SAÚDE BUCAL DA MULHER previnindo doenças bucais relacionadas as condições endócrinas femininas
💎 Expert em Clareamento Dental
Saiba mais 👇🏻✨

draleticialopes.com/links

VEJA TAMBÉM

REPRESENTANTES DO CONSEP SE REÚNEM COM DELEGADA DA POLÍCIA CIVIL DE ARCOS

A proposta da Criação de um centro especializado para atendimento às mulheres foi o tema principal do encontro.

13h19 28 Abril 2024