• 29/04/2024
16 Fevereiro 2023 às 20h45

Dicas para cuidar da saúde mental

A saúde é o bem mais valioso de qualquer um, pois com ela todo o resto é possível.

Mas não pense que é só cuidar da saúde física, para termos mais qualidade de vida é fundamental que a saúde mental também faça parte do processo. E existem hábitos que podemos adotar que fazem toda a diferença, transformando pra melhor a saúde do seu cérebro e bem estar.

Alimentação saudável: Pode parecer um clichê, mas faz toda diferença. Uma alimentação saudável tem um papel importante na sua saúde mental.  A frase “somos o que comemos”, pode parecer um exagero, mas ao pensar melhor na sua alimentação, dando preferência a alimentos nutritivos, estará contribuindo para o funcionamento saudável do seu físico e mental. Em quadros de depressão, pode se ter inflamações crônicas, assim uma alimentação saudável pode contribuir muito para a melhoria, visto que uma alimentação não saudável pode contribuir para que a inflamação piore. Por tanto é sempre importante observar a nossa alimentação.


Qualidade de sono: Quando falamos de saúde mental, a qualidade de sono vem como um dos pontos mais importantes. Pois é durante o sono que o nosso organismo irá se regular. Dormir mal afeta o seu físico, como por exemplo, a imunidade, por uma produção ineficiente de anticorpos. Mas também favorece a condição de estresse e mau humor, pois é no descanso do sono que o cérebro irá trabalhar na regulação emocional.


Exercícios físicos: Exercícios físicos contribuem diretamente na melhoria do físico, como a melhoria da circulação sanguínea, e de todo o sistema cardiovascular. Além de levar nutrientes e oxigênio para as células, inclusive melhorando o funcionamento do cérebro.


Assim é muito importante para a saúde mental, pois são liberados hormônios que trazem sensação de prazer e bem estar. Os exercícios físicos são grandes aliados no tratamento da depressão e de outros transtornos psicológicos.


Terapia com um profissional: Fazer terapia com um profissional não é somente para tratar casos graves, mas sim para todos que queiram cuidar da saúde mental. O tratamento psicológico dá suporte necessário para uma melhoria na autoconfiança, lidar com os sentimentos e livrar-se de dependências e criar relações mais saudáveis. Mudando o contexto pessoal, mas também no social, no trabalho e nos relacionamentos.


Tire um tempo para cuidar de si mesmo!

Cuide-se com amor!

 

Agende já o seu horário com Selma Rodarte

 

SOLICITE ATENDIMENTO
📞 (37) 99860-2600
📍 Rua Jarbas Ferreira Pires sala1, 284, Arcos - MG

 

VEJA TAMBÉM

REPRESENTANTES DO CONSEP SE REÚNEM COM DELEGADA DA POLÍCIA CIVIL DE ARCOS

A proposta da Criação de um centro especializado para atendimento às mulheres foi o tema principal do encontro.

13h19 28 Abril 2024