• 29/04/2024
20 Janeiro 2023 às 12h11
Fonte de Informação: Da Redação - Cacília Calixto

Janeiro Branco: psicóloga Selma Rodarte fala sobre o mês de consciencialização aos cuidados da saúde mental

Neste mês de janeiro é celebrada por várias instituições de saúde a campanha ‘Janeiro Branco’, que busca conscientizar sobre a importância de cuidar da saúde mental. Neste ano, o movimento social Janeiro Branco colocou como tema ‘A vida pede equilíbrio’, fazendo a seguinte pergunta: “Como a gente pode viver com mais equilíbrio em todas as nossas relações”?

Então, para falar sobre o tema, a reportagem do Portal Arcos entrevistou a psicóloga Selma Rodarte. Veja a entrevista abaixo:

 

Reportagem – Selma, primeiramente gostaríamos que você explicasse sobre o principal objetivo da campanha Janeiro Branco.

Psicóloga Selma Rodarte“O intuito da campanha Janeiro Branco é oferecer alternativas para diminuir o impacto negativo de transtornos mentais, que em alguns casos podem ser imperceptíveis, mas, com o passar do tempo podem se transformar em verdadeiras fontes do mal-estar, tormento, isolamento e até mesmo de problemas físicos e de saúde”.

 

Reportagem – No início do ano é um período onde as pessoas buscam por uma vida com mais equilíbrio em todas as áreas. Com isso, queremos saber se você acha que as pessoas têm deixado de ter equilíbrio em suas vidas, nos relacionamentos, no trabalho e em outras áreas?

Psicóloga Selma Rodarte “As pessoas têm deixado de ter equilíbrio em suas vias, pelo fato de que demandam de uma rotina cada vez mais estressante. Às vezes é complicado lidar com os diversos aspetos do relacionamento com a família, com os amigos, cônjuges, colegas de trabalhos e outros, e tudo isso pode nos tirar da centralidade, e por isso, passamos a experimentar esse desequilíbrio emocional. O que ocasiona tudo isso? Temos, por exemplo a insônia, a dificuldade para dormir mesmo estando cansado, ansiedade pela falta de controle das emoções e a dificuldade de concentração, pois a pessoa não tem controle sobre as emoções e com isso, ela tem dificuldade de se concentrar nas atividades de casa, do trabalho e qualquer tarefa que exija mais atenção e, consequentemente, ela vai se sentir menos produtiva, mais ansiosa apenas pelo fato de não conseguir executar o que precisa ser feito. Também tem a sobrecarga física que surge conforme o descontrole emocional e a mente precisa de cuidados assim como o corpo”.

 

Reportagem – A falta desse equilíbrio tem afetado a saúde mental das pessoas? Ela contribui para o surgimento da ansiedade, depressão e outros transtornos?

Psicóloga Selma Rodarte –“Com certeza. Pensamentos negativos, a maneira de enfrentar os desafios da vida torna-se uma linha tênue entre a sanidade mental e a dificuldade de alcançar o equilíbrio necessário ao viver saudável. Pessoas que mantêm pensamentos ou atitudes negativas tendem a desenvolver distúrbios físicos e mentais graves, como depressão, ansiedade e outros transtornos”.

 

Reportagem – Entre os vários transtornos que podem afetar nossa saúde mental, atualmente, quais têm surgido com mais frequência nas pessoas? O que tem levado a isso? 

Psicóloga Selma Rodarte“Entre os principais transtornos mentais estão a depressão, o transtorno afetivo bipolar, a esquizofrenia e outras psicoses, a demência, a deficiência intelectual e os transtornos de desenvolvimento incluindo o autismo”.

 

Reportagem – Quais são os principais sintomas que nos mostram que é o momento de procurar ajuda para cuidarmos de nossa saúde mental?

Psicóloga Selma Rodarte“Deve-se prestar atenção nas mudanças dos padrões comportamentais. O álcool e o abuso de substâncias são pontos a se olhar, sono e fome, e ver se existem mudanças bruscas no consumo de alimentos ou na qualidade do sono, irritação e perda do sentido da vida”.

 

Reportagem – De quais formas as pessoas podem passar a ter uma vida mais equilibrada?

Psicóloga Selma Rodarte“Viver uma vida equilibrada requer disciplina e comportamento com sigo mesmo. Devemos encontrar o equilíbrio do corpo e da mente, por meio da perpetuação de hábitos saudáveis. Primeiramente, fazer exercícios físicos regularmente, cultivar um passa tempo, criar momentos de relaxamento, ter uma vida social, seguir rotinas matinais e noturnas, fazer acompanhamentos médicos e psicológicos, dar um tempo nas redes sociais e estabelecer limites profissionais”.

 

Reportagem – Gostaria que você enfatizasse a importância das pessoas buscarem ajuda para cuidarem de sua saúde mental.

Psicóloga Selma Rodarte“É importante cuidar da saúde metal, porque evita o desencadeamento de diversas doenças como depressão e ansiedade. E para promover esse cuidado devemos ter mais qualidade de vida e cuidar da saúde metal. E esse cuidado deve ser uma ação tão importante e presente na vida das pessoas, assim como o cuidado com o corpo”.

 

Reportagem – Tem mais alguma informação importante que você queira passar para as pessoas, sobre o tema?

Psicóloga Selma Rodarte“Algo que é de suma importância é a pessoa ser agradecida, porque a companha ela fala sobre isso. São vários os pontos que ajudam, mas, o agradecimento, quando você o leva para o cérebro e para o seu psicológico surge uma sensação de agradecimento que abre leques para que você possa trazer um poder sobre um acontecimento. Esse poder de gratidão nos gera uma força incrível. O nosso cérebro trabalha quando somos positivos, eliminando a depressão e o estresse, e ele nos liberta de emoções tóxicas, você vai retirar tudo que não é bom e que está dentro do seu cérebro, vai abrir espaço para coisas positivas que vão agregar mais em sua vida, e nós precisamos exercitar mais isso”.

“Nós estamos neste ano de 2023 nessa campanha do Janeiro Branco que vai trazer o ano do equilíbrio, para que venhamos cuidar da saúde física e garantir uma qualidade de vida e o bem-estar da pessoa. Porém, nem todos dão a devida importância para o cuidado da mente. Ignorando problemas relacionados a saúde mental, e isso pode trazer consequências graves. E é por isso que nasceu a campanha Janeiro Branco”.

“Então a gratidão é uma coisa tão simples, é simplesmente nós levantarmos, abrirmos nossos olhos e agradecermos pela vida, pelo dia que vamos ter, para que a gente possa trazer esse sentimento de positividade sobre o nosso cérebro”.

“Também é muito importante você curtir tudo que você gosta com mais leveza, curtindo as pessoas ao seu derredor, tentar fazer coisas que lhe dão prazer, tentar ser melhor e saudavelmente olhar para você mesmo e saber que você é único e que primeiramente precisa se amar, para que assim possa viver com qualidade de vida e feliz”.

VEJA TAMBÉM

REPRESENTANTES DO CONSEP SE REÚNEM COM DELEGADA DA POLÍCIA CIVIL DE ARCOS

A proposta da Criação de um centro especializado para atendimento às mulheres foi o tema principal do encontro.

13h19 28 Abril 2024