• 16/05/2024
12 Janeiro 2023 às 12h10
Fonte de Informação: Da Redação - Cecília Calixto

Presidente da Câmara Municipal fala sobre os trabalhos e expectativas para a gestão 2023

Neste ano, a frente dos trabalhos da Câmara Municipal estará o vereador Ademar Aureliano de Medeiros (Sorriso) que ganhou como presidente do legislativo para a gestão de 2023. Em entrevista ao Portal Arcos, vereador Sorriso falou um pouco sobre as expectativas para a gestão da Câmara neste ano. Veja abaixo:

 

Reportagem – Vereador Sorriso, quando você ganhou como vereador você já tinha o desejo de se tornar o presidente da Câmara?

Vereador Sorriso“Quando eu me candidatei como vereador eu não pensava em ser Presidente da Câmara e, na verdade, em nem imaginei que seria vereador um dia. Eu sempre falo que tudo é providência divina, tudo é providenciado por Deus. Quando eu me candidatei para vereador eu estava fazendo um curso para ministro da Eucaristia, aí apareceu essa oportunidade de me candidatar para vereador e Deus tocou no meu coração e eu me candidatei para vereador em 2020 e tive o sucesso de me eleger cumprindo a missão que Deus me confiou”.

“Quanto a presidência da Câmara, foi algo que eu analisei bem porque a gente sabe que ser o gestor do legislativo é muito mais responsabilidade. Então ao analisar eu percebi que se eu não me candidatasse a população poderia achar que eu estaria fugindo de uma responsabilidade. Ao longo do ano eu fui analisando se eu deveria me candidatar ou não e na última semana Deus me colocou nessa situação de me tornar presidente da Câmara, pois tudo é providência divina. Deus me direcionou para ser o novo gestor da casa legislativa”.

“Eu sempre falo que Deus não escolhe, ele capacita as pessoas. É um grande desafio ser o presidente da Câmara, mas, desafios são feitos para serem enfrentados. Obstáculos vamos ter porque é normal, mas, vamos ultrapassar eles para fazermos o bem para a população arcoense”.

 

Reportagem – Você chegou a se candidatar para presidente nos anos anteriores?

Vereador Sorriso“No primeiro ano, em 2021, eu não me candidatei a nenhum cargo, até porque era o primeiro ano e eu queria dedicar o primeiro ano a aprender e entender como funcionava a Câmara. No segundo ano eu me candidatei de vice e não obtive sucesso, pois, somente eu votei em mim e eu respeito a opinião de todos os meus colegas. E agora em 2023 eu consegui ganhar para presidente”.

 

Reportagem – Você recebeu apoio dos demais vereadores? Como foi a recepção com a sua vitória?

Vereador Sorriso“Eu tenho certeza que esse resultado foi um reconhecimento do trabalho que tenho feito aqui no legislativo. Os nobres vereadores e vereadoras analisaram e reconheceram o trabalho que foi feito aqui na casa, tenho certeza que foi isso que levou eles a confiarem em mais essa missão a minha pessoa”.

 

Reportagem – Você tem recebido apoio da população?

Vereador Sorriso“Eu tive uma receptividade muito boa, a população confia muito no Ademar Sorriso e, por isso, eu agradeço a oportunidade que a população me deu, confiando em mim a missão de ser vereador. E a população espera muito que o Sorriso seja transparente nas reuniões da Câmara, até porque nós não temos que esconder nada de ninguém”.

 

Reportagem – Quando você se candidatou para vereador você fez apoio ao governo do Baiano. Atualmente você ainda se considera um apoiador ou uma oposição? Você pretende levar os trabalhos da Câmara para qual direção?

Vereador Sorriso“Quando eu me candidatei eu apoiei o Baiano sim. Mas, quando em entrei no Legislativo, no ano de 2021, eu entrei com o intuito de não ser situação e nem oposição, o sorriso é cidade de Arcos, lutando em prol da população”.

 

Reportagem – Como você espera que seja o relacionamento entre a Câmara e o executivo neste ano? Você acha que têm coisas para melhorar neste relacionamento?

Vereador Sorriso “Tenho certeza que o Executivo e o Legislativo tiveram um bom relacionamento, e para este ano de 2023 temos o mesmo objetivo de termos um bom relacionamento e com diálogo. Ressaltando sempre que o executivo é lá e o legislativo é aqui e cada um tem sua opinião. O legislativo é um poder independente assim como o executivo e faremos esse relacionamento acontecer dentro das normalidades, tudo com transparência e muito diálogo”.

 

Reportagem – Como presidente da Câmara, você pretende mudar os problemas com relação aos ofícios que são enviados para o executivo?

Vereador Sorriso“Essa é uma questão do executivo. Eu mesmo fiz vários ofícios e eu sempre falo que eu tenho duas pastas, uma de 2021 e outra de 2022, que contém vários ofícios. São vários ofícios que foram respondidos nessa situação, onde foram destinados a secretaria competente e vários também foram respondidos com eficiência”.

 

Reportagem – Como presidente da Câmara você pretende dar continuidade a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), tendo em vista que você faz parte da comissão?

Vereador Sorriso“Como presidente eu vou estar saindo da comissão de inquérito e o primeiro suplente vai fazer parte. A CPI está suspensa devido ao recesso e será dada continuidade sim, e será encerrada da melhor maneira e transparência possível, assim como foi feito até o momento. E eu parabenizo os colegas vereadores e vereadoras pelo apoio que estão dando nessa missão aqui nesta casa”.

 

Reportagem – Quais são suas principais metas para este ano como presidente da Câmara?

Vereador Sorriso – “As expectativas são muito boas e os objetivos também são ótimos. Nós vamos seguir o caminho de que a instituição Câmara está acima dos vereadores, ela vem primeiro, depois vem o efetivo da Câmara e em terceiro lugar vem nós vereadores que somos passageiros. No meu caso, por exemplo, eu não vou voltar para reeleição, então certamente eu não estarei como vereador na próxima gestão”.

“Deus me dando vida e saúde o objetivo é encerrar esse mandato da melhor maneira possível, fechando com chave de ouro e provando que tudo é possível, pois, o objetivo também é estar incentivando outras pessoas a se candidatarem. Várias pessoas têm medo de entrar na política porque vão ser questionadas e dizem que hoje em dia ninguém confia em político, então a pessoa fica desacreditada. A política séria começa de baixo, por nós como vereadores, para podermos mostrar que pode ser difícil, mas depois a gente vai criando vínculos e mostrando para a população que é possível fazer política com seriedade em prol da população”.

 

Reportagem – Para finalizar, qual mensagem você gostaria de deixar como presidente da Câmara?

Vereador Sorriso“Eu quero agradecer primeiramente a Deus e a meus pais onde eles estiverem: Antônio Aureliano de Medeiros e Raimunda Cândida de Medeiros. Sem Deus e sem a educação que meus pais me deram, o Sorriso jamais seria o Sorriso”.

“Nós que somos figuras públicas, como agentes políticos, nós temos que aceitar críticas, temos que aprender absolver aquelas que são construtivas. Se eu falar que nesta gestão de 2023 eu vou só acertar, eu vou estar mentindo. Nós somos humanos e por isso vamos ter falhas, porque é normal. Mas, nós contamos com uma equipe muito forte e competente aqui na Câmara, nós temos um jurídico muito competente, por isso, eu vou estar muito bem assessorado nesta gestão de 2023”.

“Eu agradeço a mesa diretora: vereador Carlos Antônio (vice-presidente); João Paulo Ferreira (primeiro secretário); e Laerte Mateus (segundo secretário). Contem sempre com a Câmara Municipal, o que for para o poder legislativo fazer ele vai estar fazendo. Também iremos fazer muito contato com a imprensa, porque transparência é o mais importante. Nós temos o Portal da Transparência, mas, os eventos da Câmara podem ter certeza que toda a imprensa será convidada”.

VEJA TAMBÉM

Que formato tem?

A Escala de Bristol revela muito sobre a saúde do seu intestino.

08h32 14 Maio 2024
O dia em que Maria Eduarda foi uma policial

Menina de 5 anos que sonhava em ter festa de aniversário com o tema policial, realiza sonho e recebe visita de policiais militares.

16h46 13 Maio 2024