• 29/04/2024
21 Setembro 2022 às 18h09

Fio Dental

O fio dental é um instrumento de extrema importância para a higienização dos dentes


        Quando usado corretamente, o fio dental remove a placa bacteriana e os resíduos de alimentos das áreas onde a escova dental não tem acesso fácil, como por exemplo, a linha da gengiva e as áreas entre os dentes. O uso do fio dental é altamente recomendável, uma vez que a placa bacteriana pode levar ao aparecimento de cáries e doenças gengivais.

 

Como devemos usar o fio dental?


-Corte     aproximadamente 50 cm do fio;
-Enrole a maior parte dele no dedo indicador esquerdo e uma pequena parte no dedo direito;
-Deixe um pequeno espaço livre no centro;
-Segure o fio com a ponta dos dedos polegar e indicador e introduza-o delicadamente entre os dentes até que encoste na gengiva;
-Faça movimentos de vaivém, nesta posição, primeiro para o lado direito, depois para o lado esquerdo;
-A cada espaço limpo, desenrole um pedaço de fio do dedo indicador esquerdo;
-Não se esqueça dos dentes do fundo que, pela dificuldade de limpeza, são os mais afetados pela cárie.


       Deve-se entrar com o fio dental um pouquinho dentro da gengiva, correspondente ao que chamamos de sulco gengival. Dentro desse sulco costuma acumular placa bacteriana e você vai removê-la com o fio dental. Se essa placa persistir dentro do sulco gengival ela vai mineralizar e formar o tártaro, que será muito prejudicial para a gengiva. É assim que se inicia as doenças gengivais e periodontais.


     O uso diário do fio dental é um exercício chato, que necessita de muita paciência, mas é o único modo de você ter a sua arcada sem cárie entre os dentes. Você tendo uma cárie interdental oi dentista vai precisar de desgastar muito mais estrutura sadia do que se precisa você se apresentasse com uma cárie na parte externa do dente, ou seja, nas superfícies lisas e mastigatórias.


    Se me perguntaram qual o instrumento é o mais importante para a higienização dos dentes, a escova ou o fio dental, eu opto pelo fio dental.


     Sempre achei que o fio dental, sendo bem usado, faz um trabalho incrível nos dentes, prevenindo muitas doenças bucais.


     A partir de hoje dê uma importância maior ao uso do fio dental e estará diminuindo muito o número de cáries interdentais.


    Quem usa aparelho deve ter um cuidado ainda maior com a relação ao fio dental. Deve-se fazer uso do passa fio nessas situações, pois o fio dental não chegará até a gengiva, devido ao arco que atravessa os bráquetes.


    Em caso de sangramento gengival ao usar o fio dental, deve-se enxaguar a boca e voltar com o fio no mesmo local que sangrou. O sangramento é provocado devido á placa bacteriana em contato com a gengiva que você não conseguiu remover plenamente.


    O palito é um dispositivo que não deverá ser utilizado para substituir o fio dental. Ele trará mais malefícios. Se for mal utilizado poderá inclusive trazer sérios danos à gengiva.


 

    
                                           Dr. José Donizetti Vieira

Colunista
Dr. José Donizetti Vieira

Cirurgião – Dentista
CROMG: 9475
Especialista em Odontologia Restauradora e Preventiva
Rua Donato Rocha, 346 – Centro - Arcos (MG)
Fone: (37) 3351-1086

VEJA TAMBÉM

REPRESENTANTES DO CONSEP SE REÚNEM COM DELEGADA DA POLÍCIA CIVIL DE ARCOS

A proposta da Criação de um centro especializado para atendimento às mulheres foi o tema principal do encontro.

13h19 28 Abril 2024