• 29/04/2024
19 Setembro 2022 às 09h41

O que são os Espíritos?

Hoje vamos falar sobre um tema que sempre causa uma certa estranheza, por vezes até um certo pavor, devido ao misticismo que o cerca: os Espíritos! Tema de grande relevância, mereceu um capítulo inteiro para sua abordagem no livro “O Livro dos Espíritos”, que é a primeira obra publicada por Allan Kardec no ano de 1857, obra essa inteiramente produzida pelos Espíritos, iniciando assim a Doutrina Espírita, que tanta luz traz às nossas vidas.

 

Mas afinal, o que são os Espíritos? Na questão 76 da referida obra, Kardec fez essa pergunta, tendo como resposta “pode-se dizer que os Espíritos são os seres inteligentes da Criação. Povoam o Universo fora do mundo material”.[1] Já na resposta temos uma indicação da existência de uma vida além da vida corpórea, a vida no mundo espiritual, definida pelos Espíritos como sendo a vida real. Continuando, Kardec pergunta se “Os Espíritos tem uma forma determinada, limitada e constante”, no qual tem como resposta “Para vós, não; para nós, sim. O Espírito é, se quiserdes, uma chama, um clarão ou uma centelha etérea”.[2]. Seguindo mais um pouco e para complementar esse entendimento, Kardec questiona se os Espíritos tem uma cobertura, um envoltório, no qual poderiam assim serem vistos, tendo como resposta que sim, o Espírito está revestido de uma substância vaporosa para os olhos humanos, mas ainda muito grosseira para os Espíritos.[3]

 

Depreende-se, dessa forma, que podemos afirmar que o Espírito se apresenta de duas formas: residindo em um corpo grosseiro quando encarnado e residindo um corpo mais leve, invisível aos olhos da maior parte das pessoas. E esse envoltório semimaterial, que recebeu o nome de perispírito, tem uma forma definida? Sim, tem a forma que o Espírito deseja e é assim que ele se apresenta. Geralmente o Espírito após o desencarne, prefere manter a forma que teve na última existência e assim é reconhecido por aqueles que tem a capacidade de vê-los, os chamados médiuns videntes. Dessa mesma forma também é reconhecido por seus entes queridos ao reencontrá-los no mundo espiritual.

 

“E os Espíritos são iguais ou existe, entre eles, uma hierarquia? São de diferentes ordens, segundo o grau de perfeição ao qual chegaram.” [4] Vale ressaltar aqui que o grau de adiantamento de um Espírito depende única e exclusivamente dele próprio, visto que todos são criados simples e ignorantes, ou seja, todos partimos do ponto zero com destino à perfeição.

 

Portanto meus amigos, não existe nada de extraordinário ou sobrenatural nos Espíritos, visto que nós mesmos somos Espíritos vivendo a experiência na carne, caminhando degrau por degrau rumo a perfeição!

 

Uma boa semana a todos e um abraço fraternal!

Éverton Silva

([email protected])

 

 

Centro Espírita Bezerra de Menezes

Rua Olegário Rabelo, nº 455, Bairro Brasília, Arcos/MG

Reuniões Públicas às terças feiras às 20hs e às quintas feiras às 19:30hs.

Aos sábados: Evangelização infantil e Escola de pais às 09:30hs; às 17h Campanha do Quilo e às 18:30hs Mocidade espírita.

 

 

Referências:

  1. KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. Questão 76.
  2. KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. Questão 88.
  3. KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. Questão 93.
  4. KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. Questão 96.

Fonte da imagem: Disponível em

https://www.revistaautadesouza.com/index.php/2020/05/28/espirito-perispirito-e-corpo// Acesso em 18/09/2022.

 

 

Colunista
CENTRO ESPÍRITA BEZERRA DE MENEZES

Rua Olegário Rabelo, nº 455, Bairro Brasília, Arcos/MG

VEJA TAMBÉM

REPRESENTANTES DO CONSEP SE REÚNEM COM DELEGADA DA POLÍCIA CIVIL DE ARCOS

A proposta da Criação de um centro especializado para atendimento às mulheres foi o tema principal do encontro.

13h19 28 Abril 2024