• 17/06/2024
15 Agosto 2022 às 12h56

Atributos da Divindade

Entendemos que novas ideias geram novos hábitos, e sendo estas de cunho superior, a natural consequência é o início de um processo de reforma interior. O Espiritismo por sua vez é uma fonte de novas ideias, que possuem como finalidade a elucidação da alma humana, nos dando referências preciosas, que permitem que alarguemos nossas percepções e conceitos, possibilitando assim, que o nosso mundo mental se abra para as realidades do espírito.

 

O processo de reforma interior é fundamental, tendo em vista a inferioridade das faculdades humanas. Inferioridade esta que é fator impeditivo para que o homem compreenda inclusive sobre a natureza íntima de Deus.

 

À medida que o homem vai evoluindo, no sentido de fazer com que o amor seja cada vez mais o norte de seus pensamentos, intenções e ações, naturalmente ele vai se sobrepondo a matéria, e com isso, o véu da ignorância vai se dissipando, permitindo aos poucos entrevê pelo pensamento algumas das perfeições de Deus, conforme nos é passado nas questões 10, 11 e 12 do O Livro dos Espíritos de Allan Kardec.

 

No mesmo livro citado acima, na questão 13, Allan Kardec faz o seguinte comentário:

Deus é ETERNO. Se ele tivesse tido um começo, teria saído do nada ou então, teria sido criado por um ser anterior. É assim que, pouco a pouco, remontamos ao infinito e à eternidade.

É IMUTÁVEL. Se ele estivesse sujeito a mudanças, as leis que regem o Universo não teriam nenhuma estabilidade.

É IMATERIAL. Quer dizer, sua natureza difere de tudo o que chamamos matéria, pois de outra forma ele não seria imutável, estando sujeito às transformações da matéria.

É ÚNICO. Se houvesse muitos Deuses, não haveria unidade de vistas nem de poder na organização do Universo.

É TODO-PODEROSO. Porque é único. Se não tivesse o poder soberano, haveria alguma coisa mais poderosa ou tão poderosa quanto ele, que assim não teria feito todas as coisas. E aquelas que ele não tivesse feito seriam obras de um outro Deus.

É SOBERANAMENTE JUSTO E BOM. A sabedoria providencial das leis divinas se revela nas menores como nas maiores coisas, e esta sabedoria não nos permite duvidar da sua justiça, nem da sua bondade.

 

            O fato é que quanto mais a alma se esclarece mais ela vai se libertando dos preconceitos que impedem de ver o novo, dos dogmas que aprisionam, da ignorância que nos aproxima do egoísmo, e principalmente, vai derrubando as distâncias abstratas que o separa de seu Criador.

 

Que o nosso Mestre Amado continue nos amparando e nos iluminando com a graça de Deus!

 

Ivaldo Alves da Silva Junior

([email protected])

 

 

Centro Espírita Bezerra de Menezes

Rua Olegário Rabelo, nº 455, Bairro Brasília, Arcos/MG.

Reuniões públicas às terças feiras às 20hs e às quintas feiras às 19:30hs.

Às segundas feiras às 19:30hs cursos gratuitos sobre o Espiritismo;

Aos sábados: às 9:30hs Evangelização Infantil e Escola de Pais; às 17hs Campanha do Quilo; às 18:30hs Mocidade Espírita.

______________________________________________

KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. Questões 10, 11, 12, 13.

Fonte da imagem: Disponível em https://pixabay.com/pt/photos/cristo-est%c3%a1tua-p%c3%a1ssaros-mar-3926897/

 

 

Colunista
CENTRO ESPÍRITA BEZERRA DE MENEZES

Rua Olegário Rabelo, nº 455, Bairro Brasília, Arcos/MG

VEJA TAMBÉM

Principais ocorrências policiais dos últimos dias

O fim de semana foi marcado pelo registro de 04 ocorrências de destaque em Arcos.

10h52 17 Junho 2024