• 25/04/2024
09 Agosto 2022 às 11h17
Fonte de Informação: Da Redação - Cecília Calixto

Agosto Dourado: em entrevista, Dr. Macmiller fala sobre a importância da amamentação

Neste mês de agosto é promovida pelo Ministério da Saúde a campanha ‘Agosto Dourado’, em conscientização a importância da amamentação para o pleno desenvolvimento das crianças. E para trazer mais informações sobre este importante tema, a reportagem do Portal Arcos entrevistou médico pediatra Dr. Macmiller Costa. Leia a entrevista abaixo:

Reportagem – Gostaríamos que o senhor falasse sobre a importância da amamentação no desenvolvimento da criança e quais os principais benefícios.

Dr. Macmiller Costa –O leite materno é um alimento completo. Possui todos os nutrientes que a criança necessita nesta fase de desenvolvimento. Além disso, protege a criança contra doenças, evita intolerâncias alimentares das fórmulas e estabelece um vínculo entre ambos que será importante para o bom equilíbrio psicológico do bebê”.

 

Reportagem – Até quantos meses a criança deve ser amamentada? Existe uma idade ideal?

Dr. Macmiller Costa – Não existe o ideal. A criança pode ser amamentada até dois anos ou mais, sendo que exclusivamente até o sexto mês”.

 

Reportagem – O senhor acha que as mulheres têm conseguido manter a amamentação por uma longa fase ou estão amamentando por um período muito curto?

Dr. Macmiller Costa –Ultimamente o período de amamentação melhorou muito devido às campanhas de conscientização e informação. Porém, devido a fatores sociais e trabalhistas, muitas mães necessitam retornar ao trabalho e, portanto, introduzem fórmulas complementares ou desmamam precocemente o bebê”.

 

Reportagem – A falta da amamentação ou a amamentação por um período curto pode afetar a saúde da criança? De quais maneiras?

Dr. Macmiller Costa –Sim. As principais alterações são o desenvolvimento inadequado do peso e altura, neurológico e motor. Crianças que mamam fórmula tem mais chance de apresentarem cólicas e intolerância à lactose e à proteína do leite (APLV). Perde-se a oportunidade de estabelecer um vínculo afetivo entre a mãe e o bebê, fator importante para o futuro equilíbrio psicológico da criança”.

 

Reportagem – No caso das crianças que não são amamentadas por muito tempo, as mães conseguem fornecer os nutrientes necessários por meio de outro leite?

Dr. Macmiller Costa –Os nutrientes fornecidos nas fórmulas suprem as necessidades calóricas da criança, mas nunca devem ser prioridade ou substituir a amamentação. Outros leites, como leite de vaca in natura ou “de caixinha” não fornecem o que o bebê precisa ou apresentam excesso em vários nutrientes”.

 

Reportagem – É importante as mães insistirem com a amamentação, tendo em vista que pode ser um período difícil?

Dr. Macmiller Costa –É importante que tentem amamentar exclusivamente até o sexto mês. Para a maioria é prazeroso e tranquilo, mas uma pequena parte necessita de ajuda e apoio. Nesse caso recomendamos orientação profissional com o pediatra e algumas vezes consultoria de amamentação”.

 

Reportagem – É possível perceber o momento certo de encerrar a amamentação e iniciar com outros alimentos?

Dr. Macmiller Costa –O momento certo de introduzir alimentos é no sexto mês. A amamentação pode ser a fonte de leite do bebê até dois anos ou mais”.

 

Reportagem – É importante a mulher controlar e melhorar a alimentação durante a amamentação? Quais alimentos ou bebidas são proibidas nesse período?

Dr. Macmiller Costa – A nutriz não deve ingerir bebidas alcoólicas. Deve se  alimentar de tudo, porém, evitar comidas muito temperadas, gordurosas e produtos industrializados de uma maneira geral.

 

Reportagem – O senhor acha importante que o setor público desenvolva mais trabalhos para conscientizar, acompanhar e ajudar as mães com a amamentação?

Dr. Macmiller Costa –Há um programa continuo de estímulo e conscientização da amamentação promovido pela Sociedade Brasileira de Pediatria e pelo Ministério da Saúde que promovem e divulgam em todos os setores a importância do leite materno no desenvolvimento do bebê”.

 

Agosto Dourado

A campanha Agosto Dourado foi criada em 1992 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

O ‘Agosto Dourado’ simboliza a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. De acordo com a OMS e o Unicef, cerca de 6 milhões de vidas são salvas anualmente por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.

O Ministério da Saúde mantém este mês a campanha “Apoiar a amamentação é cuidar do futuro”. O evento ocorre anualmente em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

 

45,8% das mulheres mantêm a amamentação por 6 meses

De acordo com o Ministério da Saúde, atualmente, no Brasil, a amamentação exclusiva alcança 45,8% dos bebês com até seis meses. Para as mulheres, amamentar reduz o risco de desenvolvimento do câncer de útero e câncer de mama. Para o bebê, fortalece o sistema imunológico, reduz os riscos de obesidade, desenvolvimento de diabetes, casos de diarreia, infecções respiratórias, hipertensão, colesterol alto, além de reduzir a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos.

De 2013 a 2021, mais de 60 mil profissionais da Atenção Primária à Saúde foram capacitados na Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil. A portaria nº 13/2022 instituiu a Câmara Técnica de Aleitamento Materno. Em maio, a portaria 1.124 repassou R$ 2,7 milhões para o apoio às ações de aleitamento materno no âmbito da Atenção Primária.  

VEJA TAMBÉM

Palavras

09h30 22 Abril 2024