• 26/04/2024
15 Julho 2022 às 18h31

Homenagem da Bodock Bike Oficina aos 84 anos da nossa querida Arcos

A nossa querida Arcos faz 84 anos neste sábado dia 16 de julho. E nós da empresa Bodock não poderíamos deixar de prestar a nossa homenagem!


O nome “Bodock” foi inspirado em um dialeto popular arcoense, em que apelida a cidade de Bodock. E uma  das curiosidades sobre isso, é que este apelido é muito antigo e foi dado a Arcos, pois no início da cidade, quando Arcos tinha poucas ruas, as três principais ruas da cidade, formavam um “bodock”, ou “estilingue”. E assim era conhecida popularmente pela região. Essa é uma das milhares de histórias que se contam em torno deste apelido que até hoje é usado, para se referir a Arcos, por muitos.


A cidade de Arcos por volta de 1823 era chamada de São Julião, por causa da Igreja de São Julião, localizada na região. Era ainda um distrito de Formiga. E somente em 1833 passou a denominar-se de Arcos. E este nome tem várias versões de sua origem, assim como o apelido de Bodock. Uma das versões em que se apresenta mais coerente, é que havia uma trilha que percorria o riacho à margem da cidade, e este caminho era utilizado como passagem dos bandeirantes que iam rumo a Goiás. Certa vez, alguns tropeiros, vindos de uma longa viagem, decidiram descansar, neste local. E vários Arcos foram deixados para trás por estes.


A comitiva então, no dia que se seguiu, encontrou com um outra comitiva que se dirigia ao interior de Minas Gerais, e assim, o chefe da expedição informou os mesmos, sobre onde seguia o caminho que se seguia para o interior, e onde haviam pernoitado na noite anterior, ele explica dizendo que era às margens de um córrego cheio de Arcos deixados por eles. E assim essa informação foi passada de comitiva a comitiva, se repetindo. E pouco tempo depois, o local ficou conhecido como Córrego dos Arcos, que foi se encurtando para simplesmente Arcos.


O bairro hoje conhecido como Niterói, era abrigo das comitivas, e ali foram construídas as primeiras residências da cidade. O lugar foi crescendo e se transformou em um povoado. E aos poucos a cidade de Arcos crescia e se desenvolvia.


Hoje a cidade que é o nosso orgulho, cresce cada dia, com a população que gira em torno de mais de 40 mil habitantes. O desenvolvimento de Arcos se deve a cada um de nós, que trabalha e contribui para o seu desenvolvimento. E segue sendo rica em belezas naturais e minério. Arcos cresce a cada dia! E nós Arcoenses crescemos junto com ela! Com amor a nossa tão querida Arcos a Bodock Bike presta esta breve homenagem, levando no nome o orgulho de ser Arcoense!


Os nossos mais sinceros Parabéns a cidade de Arcos!

 

Fique ligado! Conheça a Bodock Bike!
Telefone de contato: (37) 9 9907-3135
Instagram: @bodockbikeoficina

 

VEJA TAMBÉM

Palavras

09h30 22 Abril 2024