• 20/04/2024
11 Julho 2022 às 09h43

Por que esta é a minha família?

É muito frequente ouvirmos frases como estas no nosso dia a dia. E também: “Eu não pedi para nascer...”; “Não mereço ter esta família!!”; “Parece que caí de pára-quedas naquela família”... São questionamentos pertinentes, pois muitas vezes é exatamente assim que nos sentimos diante dos conflitos que vão surgindo no dia a dia do ambiente familiar.

 

Porém, o Espiritismo nos consola explicando o objetivo do Criador para a família: trata-se, geralmente, de uma reunião entre Espíritos que já conviveram em reencarnações anteriores, e que têm questões a reajustar ou a melhorar, que precisam desenvolver o amor, a paciência e a tolerância!

 

Mas estas virtudes, nós não as conquistamos em uma única existência física. Por isso necessitamos reencarnar tantas e tantas vezes até aprendermos a amar verdadeiramente de forma incondicional, não só os da nossa família, mas a todos os seres do Universo. A família seria então, segundo o Espírito Camilo(1) “uma sociedade conjugal, aquela pequenina célula orgânica do corpo social e o sustentáculo de sua perpetuidade”, ressaltando o caráter de base que a família imprime na sociedade humana, no sentido da educação moral. E este conceito se amplia, segundo Camilo, quando sabemos que “Deus nos mostra que para conseguir amar multidões temos que aprender pelo exercício desse amor a pequenos grupos dentro do lar, uma vez que ninguém pode ser fiel em grandes obras, se não consegue sê-lo nas obras pequenas, segundo o ensino de Jesus”, conforme está em Lc, 16:10.

 

E assim fechamos nosso raciocínio lembrando que este amor universal foi muito bem exemplificado pelo nosso guia e modelo de perfeição, o Cristo. O Espiritismo nos aconselha a tentar imitá-lo para sermos felizes. Mas, para isso, precisamos estar determinados a superar as ilusões do orgulho.

 

Não tenha medo de pedir perdão ou de ser aberto a perdoar! Para ser feliz não precisa ter razão! Conquiste o Céu aqui na Terra mesmo...

 

Ana Dulce Pamplona Frade

[email protected]

 

Centro Espírita Bezerra de Menezes

Rua Olegário Rabelo, nº 455, Bairro Brasília, Arcos/MG

Reuniões públicas às terças feiras às 20hs e às quintas feiras às 19:30hs.

Aos sábados, evangelização infantil e escola de pais às 09:30hs; às 18:30hs, mocidade espírita.

 

  1. Desafios da vida familiar, parte I- Camilo (Espírito)/Médium Raul Teixeira
  2. Fonte da imagem: Disponível em http://pixabay.com// Acesso em 02/07/2022.

 

 

 

Colunista
CENTRO ESPÍRITA BEZERRA DE MENEZES

Rua Olegário Rabelo, nº 455, Bairro Brasília, Arcos/MG

VEJA TAMBÉM

Oito dos nove vereadores mudam de partido antes das eleições municipais

Com o fim da janela partidária, aberta entre os dias 7 de março e 5 de abril deste ano, oito dos nove vereadores de Arcos trocaram de partido político. A única exceção é a vereadora Kátia Mateus, que se mantém no PL.

15h36 18 Abril 2024
Delphi agora é Minerion!

Empresa arcoense de quase três décadas de sucesso divulga sua nova identidade para se posicionar no mercado

18h15 16 Abril 2024