• 18/04/2024
15 Junho 2022 às 21h33

ESCOVA E ESCOVAÇÃO DENTÁRIA

Através de procedimentos simples e baratos, conseguiremos resultados surpreendentes no que se refere a uma dentição saudável, sem cáries.


    O futuro da Odontologia está na prevenção e a pessoa, prevenindo, não irá ter praticamente nenhum tipo de problema bucal. A primeira regra para se ter uma boa saúde bucal é se ter uma boa higiene oral.


    A escova dental deve ter o cabo reto, ser de cerdas macias e arredondadas. Escovas duras são usadas para escovar dentadura e roach. Os dentes naturais devem ser higienizados com escova macia e de boa marca comercial. A escova dental deve ser trocada de 3 em 3 meses ou quando suas cerdas estiverem se desgastando.


    As escovas elétricas são indicadas para pacientes especiais que tenham algum tipo de dificuldade motora para fazer uso da escova comum e para pessoas idosas. O uso da escova elétrica nesses casos serve de estímulo para que a pessoa mantenha sua saúde bucal mesmo tendo dificuldades motoras.


    Os dentes devem ser escovados de manhã, após as refeições principais e principalmente à noite. A escova dental é a arma mais poderosa de que dispomos para prevenir cáries e doenças gengivais. Uma boa técnica é colocar a escova numa posição de 45 graus em relação ao dente, na região da junção dente-gengiva. Fazem-se movimentos vibratórios e depois desliza-se a escova para baixo, nos dentes superiores, e para cima, nos dentes inferiores. A parte de dentro dos dentes segue esta mesma técnica e nas superfícies mastigatórias fazem-se movimentos para frente e para trás.


    Não se deve fazer pressão na escova sobre os dentes, pois isso poderá causar retração gengival. A gengiva vai se afastando do dente e expondo a parte sensível do mesmo, causando sensibilidade.

 

A FINALIDADE DA ESCOVAÇÃO É REMOVER PLACA BACTERIANA.
    
    E o que é placa bacteriana? A placa bacteriana é uma camada pegajosa que fica aderida na superfície dos dentes. Nela contém bactérias, restos de alimentos e deve ser eliminada com a escova dental. A placa não eliminada, com o passar do tempo vai se calcificar, formando o que chamamos de tártaro. Já o tártaro a escova não consegue eliminar e somente o instrumental do dentista vai conseguir removê-lo.


    Sem uma grande dose de paciência não conseguiremos êxito na arte de bem higienizar nossa boca. Faça da sua escovação um ato de prazer. Lembre-se que a saúde começa pela boca.


Dr. José Donizetti Vieira
Cirurgião – Dentista
CROMG: 9475
Especialista em Odontologia Restauradora e Preventiva
Rua Donato Rocha, 346 – Centro - Arcos (MG)
Fone: (37) 3351-1086

Colunista
Dr. José Donizetti Vieira

Cirurgião – Dentista
CROMG: 9475
Especialista em Odontologia Restauradora e Preventiva
Rua Donato Rocha, 346 – Centro - Arcos (MG)
Fone: (37) 3351-1086

VEJA TAMBÉM

Delphi agora é Minerion!

Empresa arcoense de quase três décadas de sucesso divulga sua nova identidade para se posicionar no mercado

18h15 16 Abril 2024
SUSPEITO DE PARTICIPAÇÃO NO LATROCÍNIO EM ARCOS SEGUE PRESO

Um segundo suspeito chegou a ser detido, mas, foi liberado por falta de provas

02h03 13 Abril 2024