Através de procedimentos simples e baratos, conseguiremos resultados surpreendentes no que se refere a uma dentição saudável, sem cáries.
O futuro da Odontologia está na prevenção e a pessoa, prevenindo, não irá ter praticamente nenhum tipo de problema bucal. A primeira regra para se ter uma boa saúde bucal é se ter uma boa higiene oral.
A escova dental deve ter o cabo reto, ser de cerdas macias e arredondadas. Escovas duras são usadas para escovar dentadura e roach. Os dentes naturais devem ser higienizados com escova macia e de boa marca comercial. A escova dental deve ser trocada de 3 em 3 meses ou quando suas cerdas estiverem se desgastando.
As escovas elétricas são indicadas para pacientes especiais que tenham algum tipo de dificuldade motora para fazer uso da escova comum e para pessoas idosas. O uso da escova elétrica nesses casos serve de estímulo para que a pessoa mantenha sua saúde bucal mesmo tendo dificuldades motoras.
Os dentes devem ser escovados de manhã, após as refeições principais e principalmente à noite. A escova dental é a arma mais poderosa de que dispomos para prevenir cáries e doenças gengivais. Uma boa técnica é colocar a escova numa posição de 45 graus em relação ao dente, na região da junção dente-gengiva. Fazem-se movimentos vibratórios e depois desliza-se a escova para baixo, nos dentes superiores, e para cima, nos dentes inferiores. A parte de dentro dos dentes segue esta mesma técnica e nas superfícies mastigatórias fazem-se movimentos para frente e para trás.
Não se deve fazer pressão na escova sobre os dentes, pois isso poderá causar retração gengival. A gengiva vai se afastando do dente e expondo a parte sensível do mesmo, causando sensibilidade.
A FINALIDADE DA ESCOVAÇÃO É REMOVER PLACA BACTERIANA.
E o que é placa bacteriana? A placa bacteriana é uma camada pegajosa que fica aderida na superfície dos dentes. Nela contém bactérias, restos de alimentos e deve ser eliminada com a escova dental. A placa não eliminada, com o passar do tempo vai se calcificar, formando o que chamamos de tártaro. Já o tártaro a escova não consegue eliminar e somente o instrumental do dentista vai conseguir removê-lo.
Sem uma grande dose de paciência não conseguiremos êxito na arte de bem higienizar nossa boca. Faça da sua escovação um ato de prazer. Lembre-se que a saúde começa pela boca.
Dr. José Donizetti Vieira
Cirurgião – Dentista
CROMG: 9475
Especialista em Odontologia Restauradora e Preventiva
Rua Donato Rocha, 346 – Centro - Arcos (MG)
Fone: (37) 3351-1086
Cirurgião – Dentista
CROMG: 9475
Especialista em Odontologia Restauradora e Preventiva
Rua Donato Rocha, 346 – Centro - Arcos (MG)
Fone: (37) 3351-1086