• 25/04/2024
10 Junho 2022 às 16h29
Fonte de Informação: Kamilly Castro

Arcoense se destaca mais uma vez no Mountain Bike sendo campeão da “Canastra Warriours”

Paulo Henrique Vieira "Leleu" é campeão brasileiro e mineiro de mountan bike, além de várias outras conquistas

No último final de semana de maio, o arcoense Paulo Henrique Vieira mais conhecido como “Leleu” participou e foi campeão do “Canastra Warriours” um dos desafios de mountain bike considerado um dos mais difíceis do Brasil. A ultramaratona “Canastra Warriours 2022” aconteceu em 28 e 29 maio na cidade de Delfinópolis-Mg  no coração da Serra da Canastra. Nosso atleta vencedor conquistou no pódio da competição a medalha de campeão, brindes de produtores locais e a camisa de campeão do ano.

 

Paulo que se sagrou campeão da categoria Master  A2 e que ficou em 6º no pódio geral da competição, apesar de sua experiência em diversas competições com duração de um dia até sete dias, nos relatou que já participou de diversas provas mas esta foi a mais desafiadora que já competiu, pois a prova foi de dois dias que pediam muita resistência e  preparo, com obstáculos difíceis, incluído subidas do terreno mais complexo da Serra da Canastra. Eram duas etapas, no sábado (28) com 105 km e domingo (29) com 75 km, somando mais de 5.500 de altimetria. E para aumentar ainda mais o desafio que foi proposto, havia o desafio mental e físico, à três semanas que antecederam o campeonato, Paulo ficou doente, e foi algo que mexeu principalmente com o psicológico do atleta, mas como pessoa de grande fé, ele destacou “apesar dos acontecimentos, fiz como sempre faço, eu fui e entreguei tudo o que eu podia, dando o melhor que eu poderia doar ao esporte e a competição”.

 

Para esta competição, o atleta relatou que não foi com boas expectativas, e a intenção era somente dar o melhor que pudesse devido as semanas antecedentes que foram muito doloridas. E com o resultado a conquista, para ele foi um momento especial e ainda constatou que foi o episódio mais feliz em cima da bicicleta, “fui para uma competição de alto nível, com atletas super preparados, no qual viajei com dois grandes amigos e fiquei junto de outros muito especiais em Delfinópolis-Mg, e ainda lutei e tirei forças que eu não sabia que eu conseguiria extrair de mim naquela corrida, foi muita alegria em um fim de semana só”, nos contou Paulo.

 

Arcos estava muito bem representado na competição também, sendo quatro arcoenses levando o nome da cidade para o “Canastra Warriours”, destes três participaram da ultramaratona de dois dias, e um na maratona que correu somente no domingo. Estes atletas eram Paulo, “Leleu”, Marcus Vinícus, conhecido como "Mikiba", Júnio Rabelo e Flávio , conhecido como "Lavinho" na maratona.

 

Em entrevista o arcoense nos contou que qualquer um que queira tem a possibilidade de poder participar do “Canastra Warriours”, desde que esteja muito bem preparado, pois é alto o índice de participantes que não completam o percurso proposto da competição e são desclassificados.

 

Nos contando mais sobre sua história no mountan bike, Paulo disse que já participou de muitas competições ao longo do tempo, mas que haviam algumas que para ele eram especiais e destacava na sua carreira por gostar do formato, sendo estas: Desafio Brou, Super Brou, Ultra Brou, Brasil Ride Bahia, Sertão Diamante, WOS, Canastra Ride, GP Ravelli, Campeonato Mineiro e Campeonato Brasileiro e todas da modalidade maratona XCM.

 

Destas competições o indagamos sobre qual era a mais marcante “eu só participo de competições que eu realmente gosto de ir, queira ir, ou goste de formato. Nunca vou só por ir ou para disputar somente. Tenho pouco tempo para isso, sou um esportista amador que gosto do esporte, treino, gosto da vida esportiva e de andar em nível competitivo mais alto. Tenho minhas prioridades na vida, minha família, trabalho, o esporte é só um aperitivo. Quero que minha filha cresça vendo o pai fazendo o que faz, indo onde vai, estando com as pessoas que ele está, para que ela conheça um esporte saudável e legal demais. As competições que mais me marcaram e me deixam motivado são as corridas da Brou Aventuras, lá eu me sinto um atleta, um ser humano diferente, minha alma fica leve e forte. Mas tenho que destacar também a competição que me deu meu maior resultado expressivo que foi o campeonato brasileiro de maratona 2021 que me deu além da camisa de campeão brasileiro, também a de campeão mineiro”.

 

Em entrevista conversamos com Paulo sobre o apoio da cidade de Arcos no mountan bike e ele nos deu sua opinião sobre, “o esporte em geral não tem muito apoio, porém nós esportistas amadores não podemos ficar presos a isso. Claro que seria muito bom se tivesse mais apoio e mais gente participando, seria bom para todo mundo. Mas o que tenho visto é um movimento maior nessa atual administração para fomentar o nosso esporte em arcos e a prefeitura dando maior atenção e apoio, pelo menos é o que eu tenho percebido”.

 

Para conhecermos mais sobre a história e trajetória de Paulo Henrique Vieira, este atleta de destaque na história de Arcos, fizemos uma entrevista com o mesmo, confira:

 

Quem é o Paulo Henrique?

Eu sou um arcoense, de 35 anos, casado, pai, administrador, trabalhador, neto do “Fiote”, filho do “Leleu” do “Fiote”, apaixonado por esportes, trilheiro, ciclista, incentivador e motivador dos amigos. É assim que quero ser conhecido.

Nos conte mais sobre sua escolha dentro das modalidades com esporte de bike.

Disputo na categoria de MTB Master A2, modalidade XCM. É o que gosto, é o que eu me dedico nos treinos para competir. Também, de vez em quando me arrisco nos enduros de moto também e na categoria pró. Não é somente de bike que eu me desafio não, eu também me arrisco nas motos ainda.

Quantas e quais suas conquistas no pódio do mountan bike?

Tenho algumas conquistas marcantes que coroaram minha vida esportiva e me presentearam: campeão Canastra Ride 2018, 24º Brasil Ride Bahia 2019, Campeão Estrada Real Itabirito 2019, campeão brasileiro XCM 2021, campeão mineiro XCM 2021, campeão Super Brou Espinhaço 2021, campeão Intercity Onça 2021, campeão Epic Race 2021, campeão Ultra Brou 2022, campeão Canastra WOS 2022.

De onde surgiu o interesse por competir na categoria mountan bike?

O MTB aconteceu em um momento difícil. eu competia de moto em 2015 quando apareceu um probleminha de saúde, eu vendo o Facebook vi as fotos de um grande amigo participando do Brasil Ride, prometi pra mim que eu iria melhorar e fazer o que o meu grande amigo estava fazendo. Assim eu o procurei, na época ele estava morando em Belo Horizonte, e essa distância nos afastou, e tudo começou no início de 2016. A minha vida na bike começou ali, nas conversar com esse amigo, ao qual eu devo tudo a ele. O Junio Rabelo com certeza é o responsável por tudo que conquistei, ele participou de tudo que eu fiz na bike até hoje, e ele sabe disso. Ele é um dos meus ídolos no esporte e na vida. Devo também todo meu carinho ao Flávio “Lavinho”, que é meu companheiro e parceiro fiel de treinos, sem esses dois principalmente, com total certeza, as coisas não teriam acontecido como aconteceram.

Quanto tempo pratica o esporte e como é seu trabalho em prol?

Comecei em 2016, já são 6 anos pedalando pelas regiões de arcos e de Minas Gerias. procuro viver o esporte, não preocupo com resultados, tento servir de inspiração e motivação e mostrar que é possível uma pessoa normal, com trabalho, família, filhos e muita disposição, conquistar o que quer. Minha rotina não é fácil, acordo as 4:30h da manhã, treino, e depois vou trabalhar, quando não consigo, tenho que treinar a noite, mas, quem quer, arruma tempo e faz. Esporte é superação, e é assim mesmo, pra um amador esportista, acho que estou fazendo bonito demais.

Quais os tipos de treinamentos, atividades e alimentação que você adere?

Treino bastante, amo treinar, é o que mais gosto mesmo, vou em poucas competições, mas geralmente eu treino quatro à cinco vezes por semana de bike e vou uma à duas vezes na academia. Minha alimentação é normal, eu treino muito, tenho que comer muito, não me privo de nada e nem regro, mas também não abuso. Sempre disse que para um amador ter bom desempenho ele tiver que abrir mão de comer o que gosta, está errado. Por isso eu sei equilibrar bem as coisas.

Quais seus objetivos na modalidade?

Dar o meu melhor, ser feliz, inspirar e motivar quem me conhece. Só quero isso, o que vier a mais que isso é lucro.

Como é o apoio de sua família na prática do esporte?

Total, todo mundo sabe que está no meu sangue, desde pequeno foi assim, quando eu competia nas motos, agora na bike, o esporte faz parte de mim, e todos sabem os sacrifícios que faço.

Você tem patrocinadores e/ou apoiantes?

Não tenho apoio nenhum, eu mesmo me patrocino, mas eu tenho uma empresa amiga que me homenageia sempre, a Brou Aventuras, através da loja da Brutalidade sempre me presenteia com suas roupas, inclusive me coroaram embaixador da marca e fizeram uma camisa especial ao meu título brasileiro do ano passado. Outra empresa que sempre apoia é a Impacto Bike com descontos  nas manutenções da minha bike e também me homenageou com uma camisa de campeão.

Quem era o Paulo antes do  ountan bike entrar em sua vida, e quem é ele agora?

Eu sempre fui do esporte, confesso, o Paulo Henrique não mudou nada, é a mesma pessoa, só que mais feliz porque descobriu um novo esporte, e ganhou novos amigos que fizeram a bike valer mais a pena ainda.

O que é necessário para se tornar um atleta de mountan bike?

Vontade, determinação, e coragem.

Qual mensagem você deixa para quem seguir seus passos no esporte?

-O sonho nunca acaba, se você quer, vá atrás.

 

 

Nosso cliente e parceiro do Portal Arcos,  Cleiton Rodrigues, nos indicou o atleta Pedro Henrique Vieira para conhecermos mais sobre a história desse arcoense que vem se destacando cada vez mais no mountan bike. Cleiton Rodrigues é o empreendedor da Bodock Oficina, localizada em Arcos/Mg e também é um apaixonado pelo mundo da bike.

VEJA TAMBÉM

Palavras

09h30 22 Abril 2024