• 18/04/2024
08 Junho 2022 às 19h00
Atualizada em 08/06/2022 às 19h55
Fonte de Informação: Da Redação - Cecília Calixto

Aline Rodrigues fala sobre o projeto “Com que bolsa eu vou?”, que neste ano está com uma nova meta

Na cidade de Arcos mais um projeto social tem se destacado, devido aos importantes trabalhos desenvolvidos em prol da sociedade. Este é o projeto “Com que bolsa eu vou?”, que tem o intuito de levar amor e autoestima as pessoas.

Para falar mais sobre ele, a reportagem do Portal Arcos entrevistou a idealizadora do Projeto, a psicóloga Aline Santos Rodrigues.

Aline Rodrigues nos contou que iniciou o projeto em 2018 e vários fatores a motivou começar nesta jornada. “A propensão ao voluntariado, a formação acadêmica em psicologia e a vivência de um diagnóstico oncológico na família me levaram a idealizar a ‘Com que bolsa eu vou?’. Em 27 de novembro de 2018, a despedida do meu pai precocemente, após a luta contra o câncer, me fez dar os primeiros passos na transformação do luto em força e corrente do bem”.

Ela comentou que, as experiências no centro de tratamento contra o câncer, a convivência com outros pacientes e o contato com várias realidades sociais nesses espaços, a inspirou no trabalho de iniciar uma mobilização com o intuito de promover, principalmente, o acolhimento e o cuidado de mulheres. E foi a partir daí que se iniciou, por meio de uma corrente online no facebook, o projeto “Com que bolsa eu vou?”.

 

“O projeto tem o objetivo principal em suas campanhas de levar amor e autoestima as pessoas” – Aline Rodrigues

Aline Rodrigues explicou que o projeto é formado por um grupo pequeno envolvendo familiares e amigos e que o principal objetivo é levar, por meio de suas campanhas, amor e autoestima as pessoas.

Nos últimos dois anos o projeto realizou oito ações em prol da Sociedade Vencer e ações no Asilo Lar Pousada dos Bertos e entre profissionais da saúde. “Nelas entregamos kits de autoestima e higiene pessoal a mais de 400 pessoas. Isso, sem falar em ferramentas de trabalho, móveis e deliciosos cafés especiais”.

Já neste ano, o objetivo do Projeto é promover a Dignidade Menstrual a jovens em situação de vulnerabilidade social. Segundo Aline, este é um problema que afeta toda a sociedade Brasileira.

“No Brasil, mais de 25% das pessoas que menstruam não têm acesso a absorventes. Por esse motivo, muitas deixam de ir à escola ou recorrem a itens arriscados, como toalhas, folhas de papel ou miolo de pão, durante o ciclo”.

A meta desde ano é arrecadar 24 mil absorventes individuais, dando um total de 3 mil pacotes do produto. Segundo Aline, com essa arrecadação, mais de 100 meninas serão atendidas durante 12 meses. Até o momento, já foram arrecadados 423 pacotes de absorvente (3.384 unidades).

Além desta campanha, eles também desejam arrecadar 140 garrafas pets cheias de lacres para transformar em uma cadeira de rodas.

 

Projeto sobre dignidade menstrual já foi vetado pelo executivo

Quanto a esta questão da dignidade menstrual, em Arcos, no dia 23 de agosto de 2021, os vereadores da Câmara Municipal aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei Ordinária nº 12/2021, que autorizava o Poder Executivo a fornecer ou distribuir gratuitamente absorventes higiênicos às mulheres em situação de vulnerabilidade econômica, bem como às estudantes de escolas públicas municipais, no âmbito do município de Arcos.

O projeto foi encaminhado para o executivo para ser sancionado ou vetado pelo Prefeito Municipal, porém, o Prefeito vetou completamente o projeto.

Segundo o vereador João Paulo, em entrevista ao Portal Arcos no dia 21 de outubro de 2021, o Prefeito Municipal vetou o projeto alegando questões orçamentárias. Mas, para ele, o projeto foi feito bem próximo da lei de diretrizes orçamentárias, com isso, a questão do orçamento não seria um problema ou um impedimento para sancionar o projeto.

Ainda assim o projeto foi sancionado pelo Legislativo, mas, isso não obrigaria o Governo a executar a lei.

Com base nisto, perguntamos a Aline se ela considera importante que o Governo dê mais atenção a essa situação da dignidade menstrual. Em reposta ela comentou que: “É uma pauta que eles têm que dar total importância, porque é uma questão educacional, é uma questão de saúde, é uma questão social. Então a pobreza menstrual tem que estar em pauta, temos que olhar para a sociedade em estado de vulnerabilidade social, porque comprar absorvente hoje pesa no final do mês de uma família que recebe apenas um salário mínimo ou aquelas que recebem apenas um auxílio do governo federal. Então, eles têm que olhar isso com mais cuidado e carinho para essas mulheres”.

 

Outros projetos

Além do projeto “Com que bolsa eu vou?”, Aline também desenvolve outros projetos sociais no CRAS de Iguatama. Ela nos contou que desenvolve os seguintes projetos: ‘Letras Terapêuticas’, voltado para meninas adolescentes; ‘Toda Voz Importa’, que é para pessoas com deficiência; o projeto ‘Mães Especiais’, que é para responsáveis e mães de pessoas especiais; projeto ‘Bússola’, voltado para jovens que estão no terceiro ano do ensino médio que estão iniciando um projeto de vida e querem se inserir no mercado de trabalho. 

“E tem o amor em movimento, que engloba várias companhas ao longo do ano: temos o varal solidário para arrecadação de roupas de frio, arrecadação de roupas de bebê. E nós vamos definindo de acordo com o momento que estamos vivendo no município”.

 

Como contribuir

Ao final da entrevista Aline falou que, com relação a continuidade do projeto, os novos trabalhos serão desenvolvidos de acordo com a necessidade e empatia do momento.

E quanto a campanha deste ano, ela disse que para contribuir as pessoas podem deixar as arrecadações na Rua Tiradentes, nº 521, centro, em frente a feirinha do produtor rural. Ou podem enviar um valor por meio do PIX – 37 99152-4926.

O Instagram do projeto é: @bolsasolidaria.arcos

 

 

 

 

VEJA TAMBÉM

Delphi agora é Minerion!

Empresa arcoense de quase três décadas de sucesso divulga sua nova identidade para se posicionar no mercado

18h15 16 Abril 2024
SUSPEITO DE PARTICIPAÇÃO NO LATROCÍNIO EM ARCOS SEGUE PRESO

Um segundo suspeito chegou a ser detido, mas, foi liberado por falta de provas

02h03 13 Abril 2024