• 23/04/2024
04 Maio 2022 às 11h55
Fonte de Informação: Redação - Cecília Calixto

Golpe do Intermediário: Delegado Patrick Carvalho fala sobre esse golpe que tem sido frequente em Arcos

A internet veio pra facilitar muito a vida das pessoas, trazendo comodidade, rapidez e conexão com o mundo todo. Porém, se usada da forma errada pode trazer muitos prejuízos. Atualmente, os golpes pela internet têm acontecido de forma muito frequente e tem feito com que pessoas percam dinheiro e até bens.

Um dos golpes mais comuns atualmente é conhecido como “Golpe do Intermediário”, ele é aplicado em sites de venda de produtos usados e atinge os vendedores e compradores de veículos. Ele consiste em fraudadores que se utilizam de anúncios de terceiros para negociar veículos usados ou seminovos. O objetivo do golpe é clonar anúncios reais e receber o pagamento do comprador interessado pelo veículo.

Em Arcos, esse golpe tem acontecido com muita frequência. Em contato com uma das vítimas, a equipe do Portal Arcos soube um pouco melhor sobre como esse golpe é aplicado.

A vítima iniciou explicando que anunciou seu carro em alguns sites de vendas e, logo após o golpista entrou em contato com ele falando que estava interessado e que para garantir a compra ele deveria retirar o anúncio dos sites. 

“Você tira o carro confiando que eles vão ficar com o veículo. Aí eles pegam as fotos, os vídeos e todas as informações e recolocam nas plataformas de venda, porém, com o contato deles. Ou seja, o carro é o meu, as fotos são minhas, porém, eles colocam como se eles estivessem vendendo”, explicou.

Ele comentou que, o que atrai os compradores é o valor que eles colocam nos anúncios. Normalmente, se o vendedor verdadeiro está vendendo o veículo por R$60 mil eles colocam mais barato, pelo valor de R$40 mil, por exemplo. 

A partir do momento em que a pessoa se interessa, ela pede pra ver o carro pessoalmente. Então, o golpista arruma uma maneira de fazer com que o comprador e o vendedor verdadeiro do carro se encontrem, porém, sem falarem nada sobre o valor do carro e a forma de pagamento. 

“Aí o golpista entra em contato comigo e fala que está interessado no carro, mas, que o carro é pra pagar uma dívida dele e que uma pessoa vai vir olhar o carro. Porém, não é para falar nada sobre valores com a pessoa e se a pessoa gostar do carro, eu posso preencher os documentos e transferir pra ela, pois, ele mesmo vai fazer a transferência do dinheiro do veículo pra mim”. Ele explicou que o golpista fala a mesma coisa para o comprador, que ele pode olhar o carro, mas, que não é para falar sobre valores com a outra pessoa e nem passar o dinheiro, pois o pagamento deve ser feito para quem fez o anúncio, no caso, o golpista. 

“Neste momento, pode acontecer duas coisas: eu entrego o carro para a pessoa já com os documentos transferidos e eu perco o carro e, para eu reaver é só na justiça com uma trabalheira imensa. Ou eu não entrego o carro para o cara e ele toma o prejuízo sozinho, pois ele já transferiu o dinheiro para o golpista”.

Ele comentou que foi vítima desse golpe, porém, como ele já estava ciente conseguiu se livrar antecipadamente. Porém, um conhecido dele não teve a mesma sorte.

 

“No ano passado teve um aumento muito intenso desses fatos em certo período do ano, foi noticiado em algumas mídias e fizemos um trabalho de conscientização” – Delegado Patrick Carvalho

Para falar mais sobre esse golpe e trazer orientações para a população, a equipe do Portal Arcos entrevistou o Delegado de Polícia Civil em Arcos, Dr. Patrick Carvalho.

 

Reportagem - A Polícia Civil de Arcos está sabendo desse novo golpe e tem recebido muitas denúncias?

Delegado Patrick Carvalho – “A Polícia Civil está ciente sobre os fatos e os boletins de ocorrência estão sendo registrados tanto na Polícia Militar quanto na Polícia Civil. Contudo, não é nada inédito e não é uma novidade aqui no município de Arcos”.

“O golpe do intermediário, assim como ele é conhecido, é costumeiro e existe já há alguns anos. Ele se intensifica por regiões a depender do tempo e depois, passa-se algumas semanas e até meses sem se ter notícias desses golpes aqui em Arcos. Contudo, em certos momentos acontecem vários casos em um curto lapso temporal. Acredito que as pessoas envolvidas nessas práticas alternam de cidade para cidade”.

 

Reportagem – Atualmente, esse golpe tem acontecido com mais frequência aqui no município?

Delegado Patrick Carvalho – “No ano passado teve um aumento muito intenso desses fatos em certo período do ano, foi noticiado em algumas mídias e fizemos um trabalho de conscientização. Aparentemente deu-se uma diminuída”.

“A quantidade de pessoas é variável, porque nem todas registram a ocorrência, até por vergonha de terem caído no golpe ou por não ter concretizado o prejuízo. Então, nós temos uma cifra de pessoas que não registram as ocorrências e não comunicam as autoridades sobre o fato. É necessário que se faça o registro para nós acompanharmos o que está acontecendo”.

‘Na semana passada teve caso de ter duas ocorrências no mesmo dia envolvendo o mesmo golpe. Então podemos falar que nos últimos dias estamos com um saldo de três a quatro ocorrências por semana. A sazonalidade do crime não era para estar sendo aqui em Arcos, por isso, estamos tendo esses registros de forma mais intensa, com três ou quatro registros por semana”. 

 

Reportagem – Quem costuma praticar esse tipo de golpe?

Delegado Patrick Carvalho – “Como é um golpe que não envolve presença física, é tudo via conversa telefônica por meio de ligação ou aplicativos de mensagem, acaba que é muito fácil a prática. Então às vezes você pode estar sendo vítima do golpe e o criminoso pode estar em um presídio lá no Mato Grosso. Geralmente, os criminosos que praticam esse golpe são presidiários”.  

 

Reportagem – Caso o golpe já tenha acontecido e a pessoal tenha ficado no prejuízo, perdendo dinheiro ou o veículo, o que ela deve fazer?

Delegado Patrick Carvalho – “Normalmente a Polícia só é procurada após ser realizado o depósito do valor, o que dificulta extremamente a investigação. Depois que é feito o depósito bancário, este valor vai para a conta que é falsa também, é uma conta bancária com dados falsos e dali, rapidamente, o valor é transferido para outras contas e, de conta em conta, não conseguimos acompanhar o rastro do valor”.

“Então, sempre orientamos a evitar um conflito físico ou verbal com o comprador e entender que ambos foram vítimas de um golpe, cada um com sua parcela de culpa. Evitar esses atritos, pois, podem agravar ainda mais a situação. E infelizmente, depois que a pessoa é vítima do golpe a restituição do valor é bem difícil e também a chance de apuração de quem que é o golpista, pois, geralmente são organizações criminosas complexas, com estrutura bem dividida, que atuam em diversos estados, com diversos membros e que já atuam na prática do golpe há alguns anos. E geralmente, são pessoas que estão dentro de um presídio cumprindo pena por outros crimes. Então, são pessoas que têm uma expertise gigante na prática de crimes, principalmente estelionatos”.

 

“A cada dia os golpes estão mais sofisticados, eles mudam a linha de trabalho, pois eles percebem que de um jeito as pessoas já estão atentas e eles mudam a forma de praticar o crime” – Delegado Patrick Carvalho

 

Reportagem – Qual a orientação que o senhor dá para que as pessoas não caiam nesse golpe?

Delegado Patrick Carvalho – “A orientação é, sempre que a pessoa for comprar algum veículo de sites de venda, independente da procedência, ser franco com o vendedor e dizer onde viu o anuncio, com quem conversou, falar sobre o valor do veículo e perguntar se tudo é verdade. Assim é possível resolver 95% dos casos, porque o vendedor geralmente não está sabendo de nada e quando você fala esses detalhes para o vendedor ele vai te falar a verdade”.

“O problema é que a história que o estelionatário conta é muito boa, é muito convincente. Você acaba diminuindo sua resistência porque é um veículo que você quer e está barato. E às vezes o vendedor, na pressa de vender o veículo não faz muitas perguntas e a coisa começa a evoluir para a concretização desse negócio. O ponto central é no momento em que você vai fazer a vistoria no veículo e vai ter contato com o vendedor, você tem que procurar saber do vendedor quais as condições do veículo, o valor, citar a pessoa que está intermediando o negócio pra saber se a pessoa é conhecida dele”.

“A cada dia os golpes estão mais sofisticados, eles mudam a linha de trabalho, pois eles percebem que as pessoas já estão atentas e eles mudam a forma de praticar o crime. Devido a isso, não tem como nós dizermos sempre as orientações do que deve ser feito, mas, a orientação sempre é que, qualquer valor que você for pagar, transferir ou entregar, qualquer dado ou link você tem que ter uma atenção redobrada. Na realização de pagamentos confira com a pessoa os dados, não deposite no nome de pessoas que não estejam envolvidas na negociação”.

“Qualquer coisa que você for comprar, se possível, faça ligação telefônica pra pessoa e confirme, tente comparecer pessoalmente na casa da pessoa, conversar olho no olho, assim se evita os golpes e estelionatos. Então, qualquer coisa que for sair de sua conta bancária, qualquer coisa que você for entregar para alguém tenha atenção redobrada”.

VEJA TAMBÉM

Palavras

09h30 22 Abril 2024
Oito dos nove vereadores mudam de partido antes das eleições municipais

Com o fim da janela partidária, aberta entre os dias 7 de março e 5 de abril deste ano, oito dos nove vereadores de Arcos trocaram de partido político. A única exceção é a vereadora Kátia Mateus, que se mantém no PL.

15h36 18 Abril 2024