• 29/03/2024
03 Maio 2022 às 14h58

Escola do legislativo realiza cerimônia de abertura do PJ Arcos

Na manhã desta terça-feira (03) a Câmara Municipal, por meio da Escola do Legislativo ‘Mauro Guimarães’ promoveu a cerimônia de abertura oficial do Parlamento Jovem de Arcos.


Auditório cheio de jovens estudantes que buscam no projeto o estímulo da formação política e cidadã, mediante atividades que os levem a compreender melhor a organização dos poderes, especialmente do Legislativo, e a importância da participação popular no parlamento.


Aprofundando ainda mais, o PJ propicia espaço para vivência em situações de estudos e pesquisas, debates, negociações e escolhas, respeitando-se as diferentes opiniões, levando jovens a se interessarem pela agenda sociopolítica de seu município e pelo exercício da participação democrática na discussão e decisão de questões relevantes para a comunidade.


Participação

Quatro escolas arcoenses participaram da cerimônia: Dona Maricota Pinto, Escola da Vila Boa Vista, Colégio Losango e IFMG Arcos.  
 

O prefeito de Arcos, Claudenir José de Melo, o presidente da Câmara, Ronaldo Gaspar Ribeiro, e demais vereadores Ademar Aureliano de Medeiros, João Paulo Ferreira e Katia Mateus também marcaram presença; além dos convidados: Camila Cássia Silva (Professora - Anglo); Charles Diniz (Diretor - IFMG Campus Arcos); Bárbara Helen Sales Santos (Coordenadora do Parlamento Jovem de Nova Serrana); Diogo de Oliveira Leão (Professor - E. E. da Vila Boa Vista); Franciely P. Costa e Silva (Professora - E. E. da Vila Boa Vista); Ivone Alves Rodrigues (Diretora da E. E. da Vila Boa Vista); Rose Clair Paz de Almeida (Supervisora da E. E. da Vila Boa Vista); Rosana Carvalho (Supervisora da E. E. Dª Maricota Pinto); Rossela Santos (Coordenadora da E. E. Dª Maricota Pinto); Leonardo de Oliveira Lara (Coordenador do Parlamento Jovem de Pains); Humberto Lima Rocha (Professor - E. E. Dª Maricota Pinto); Mariza Roberto de Souza (Professora - E. E. Dª Maricota Pinto); e Daniel Victor Augusto S. Pereira (Professor - E. E. Dª Maricota Pinto).

 

De acordo com os responsáveis pelo PJ em Arcos, o Diretor Geral Dione Gonçalves e o Cooordenador Geral/Edil João Paulo Ferreira, nesta quarta-feira (04) aconrtecerá a primeira oficina do parlamento, às 18h30, no plenário da Câmara.

 

Em 2022

Neste ano, o Parlamento Jovem de Minas vai debater e formular propostas sobre o tema ‘Saúde mental do jovem’, com subtemas envolvendo políticas públicas de prevenção e tratamento em saúde mental; estratégias da comunidade para promoção da saúde mental; e uso saudável das novas tecnologias.

VEJA TAMBÉM