• 19/04/2024
19 Abril 2022 às 12h30
Fonte de Informação: Redação - Cecília Calixto

Dia da Voz: Dra. Cristiane Romano fala sobre os cuidados com o mais importante instrumento de comunicação

Celebrado no dia 16 de abril, o dia mundial da voz tem como objetivo alertar sobre o câncer de faringe

A voz, que é uma das mais importantes fontes de comunicação do ser humano, infelizmente, muitas vezes é negligenciada pela maioria das pessoas. Assim como os outros órgãos do corpo, o canal vocal também deve receber os cuidados adequados para evitar problemas vocais e doenças que podem ser graves, a exemplo do câncer de laringe. É por isso que foi criado em 1999 o Dia Mundial da Voz, por fonoaudiólogos e professores de canto que pertenciam à antiga Sociedade Brasileira de Laringologia e Voz (SBLV), com o intuito de falar sobre o câncer de laringe.

E para falar um pouco mais sobre este tema e sobre a importância do tratamento e diagnóstico precoce do câncer de laringe, a reportagem do Portal Arcos entrevistou a Dra. Cristiane Romano que é Fonoaudióloga e Mentora em Comunicação e Oratória.

Dra. Cristiane Romano iniciou a entrevista explicando que o Dia Mundial da Voz surgiu a partir do momento em que os casos de câncer de laringe começaram a aumentar e, infelizmente, muitas pessoas morreram devido à doença. Por isso, ela explicou que é importante tratar e prevenir para que a detecção de alguma alteração aconteça com antecedência. E, em casos de câncer de laringe, com a detecção precoce a cura é de mais de 90%.

“Quando a pessoa descobre o câncer de laringe a tempo, é reversível, é diferente de um câncer onde o nível de sobrevivência é muito menor”.

Ela também chegou a mencionar que, apenas neste ano, já foram diagnosticados 7.650 casos de câncer de laringe e a incidência em homens foi maior. Foram 6.470 casos em homens e 1.180 em mulheres.

 

Principais sintomas do Câncer de Laringe

Dra. Cristiane explicou que um dos principais sintomas do câncer de laringe é a rouquidão.

“Uma ‘simples rouquidão’ e ninguém leva a sério. Às vezes muitas pessoas não levam a sério uma simples rouquidão, pensando ser uma gripe e que vai passar. Mas, uma rouquidão com mais de 5 ou 7 dias precisa ser investigada. Não significa que é um câncer, mas, como é um dos sintomas há uma possibilidade, pois às vezes a pessoa tem aquele sintoma e ela vai negligenciando”, explicou.

As pessoas têm mania de falar: ‘Eu sempre fui rouco’. No entanto, essa rouquidão tanto pode ser uma leve patologia, como também pode ser algo mais sério. No momento em que algum médico ou fonoaudiólogo o indica para fazer um exame como a videolaringoestrogocopia e percebe que essa região está comprometida, muitas pessoas assustam porque, até então, ela era apenas uma rouquidão. Mas, não quer dizer que todos os casos sejam desta forma”.

Outros sintomas são: dor na região da laringe, cansaço ao falar, secreção de sangue (em casos mais graves) e sensação de corpo estranho (que é quando a pessoa sente alguma coisa na região e tem vontade de raspar a garganta.

Dra. Cristiane também comentou que as pessoas devem ter cuidado com o Refluxo gastroesofágico. “O refluxo é aquele suco gástrico que pode voltar e banhar as pregas vocais. E quando ele banha a prega vocal ele pode gerar lesão. Então, toda pessoa que tem uma alteração de estômago é importante entender como que está a configuração da prega vocal, porque pode vir a ter uma alteração ou uma rouquidão. É importante observar sintomas como a dor no estômago e o refluxo, pois os mesmos estão relacionados a alterações da qualidade vocal”.

 

Pandemia

Toda pessoa que apresentou covid é muito importante passar por uma consulta com um otorrino e por um exame de videolaringoestrogocopia para verificação de como está as suas pregas vocais” – Cristiane Romano

Dra. Cristiane também falou sobre os problemas que a pandemia da Covid-19 trouxe para a voz das pessoas. Primeiramente, ela comentou que a pandemia fez com que muitas pessoas deixassem de procurar por atendimento pelo fato de ficar muito em casa, e isso se tornou uma situação preocupante. “Na pandemia as pessoas ficaram mais em casa e muitas pessoas ficaram roucas e deixaram de procurar, pois achavam que era por causa da Covid”.

Outro fator importante é o uso da máscara facial que pode afetar a respiração das pessoas e inclusive a coordenação da fala com a respiração. “Nesse período a Covid piorou muito a respiração, principalmente de quem utiliza muitos meios de comunicação e usam muito a voz, como professores, cantores, jornalistas, entre outros. Eles tiveram que ter um esforço ainda maior para comunicar por meio da sua voz. Não significa que a pessoa tem um tumor, mas, as pessoas têm que olhar, pois, um dos sintomas é a rouquidão, o cansaço, falta de ar ao falar e uma sensação de corpo estranho”, explicou.

Como o exemplo dos professores, ela comentou que antes da pandemia era necessário que eles fizessem uma avaliação de voz para poderem dar aula. Porém, agora, ela não sabe se ainda estão exigindo. “Antes as escolas exigiam. Se você fosse dar uma aula pelo estado você teria que passar por uma avaliação e agora eu nem sei se ainda estão fazendo, por causa da pandemia e isso é muito grave. Todo mundo que usa a voz precisa de cuidados. No meu caso como palestrante, tenho que cuidar, jornalistas, cantores, professores e todos que trabalham se comunicando”.

Então, devido aos vários problemas causados pela Covid-19, ela explicou que é importante que as pessoas observem a voz e procurem por um atendimento especializado. 

“Toda pessoa que apresentou covid é muito importante passar por uma consulta com um otorrino e por um exame de videolaringoestrogocopia para verificação de como está as suas pregas vocais e também por um fonoaudiólogo, para avaliar toda a função da qualidade vocal , coordenação da fala com a respiração, entre outros aspectos que são relevantes para você comunicar melhor. Eu recebi muitos clientes que deram covid e tiveram alteração na voz, alguns que ficaram internados ou até intubados e perderam a voz”. 

Ela também comentou que, se a pessoa sentir alguma falta de ar ao falar, sem estar utilizando máscara, ela deve procurar por atendimento, pois, esse é um dos sinais de que existe alguma alteração vocal. “Nós usamos muita máscara durante a pandemia e isso trouxe falta de ar e dificuldade na hora de falar. Mas, se agora que tiraram as máscaras a pessoa continua com falta de ar significa que tem alguma coisa estranha e ela tem que procurar atendimento”, explicou.

 

Prevenção e cuidados

Dra. Cristiane explicou que, para se evitar um agravamento na voz e – em casos mais graves – um câncer na laringe, é necessário que as pessoas previnam e cuidem. Com isso, ela citou algumas atitudes a serem adotadas para realizar essa prevenção.

“Se uma pessoa está rouca nós temos que encaminhar para um otorrino e um fonoaudiólogo. E temos que prevenir também no sentido de cuidar. Por exemplo: fazendo várias coisas que irão beneficiar como tomar água, comer maçã, fazer exercícios vocais de aquecimento e desaquecimento. Se você fizer tudo a favor da voz você já vai ter um problema a menos”, explicou. Segundo ela, são práticas simples no dia a dia que irão fazer com que a voz tenha ausência de rouquidão.

Ela também disse que é importante que as pessoas tomem muita água, no mínimo três litros por dia. Para isso, a pessoa pode utilizar uma garrafinha para beber água e assim conseguir medir a quantidade de água que está sendo ingerida.

Também evitar o consumo de bebidas destiladas, pois elas têm muito teor de álcool e evitar alimentos que têm lactose: “principalmente as pessoas que têm intolerância, pois a lactose aumenta a secreção e a voz fica com a secreção muito espessa. Devido a isso, todo profissional da voz tem que fazer um exame de intolerância à lactose para saber, pois, caso ele tenha intolerância ele vai ter alteração na voz”.

Tomar sucos cítricos, pois as frutas cítricas são boas para a voz – desde que a pessoa não tenha problemas de estômago. Fazer inalação com soro fisiológico e lavar o nariz com o soro, comer maçã e fazer algumas sessões com o fonoaudiólogo para aprender como aquecer a voz. “Pois, muitas vezes a pessoa pega um exercício na internet e acaba fazendo errado. Eu já tive pessoas aqui que faziam exercícios errados e que deram nódulo, então é muito perigoso” finalizou.

 

Campanha Nacional da Voz

Dia 16 de Abril foi celebrado o Dia Mundial da Voz, uma ideia brasileira que conquistou o mundo. Esta campanha é realizada pela Academia Brasileira de Laringologia e Voz e é a campanha mais tradicional da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Neste ano o tema da campanha foi “Você em alto e bom som”.

Segundo a Academia Brasileira de Laringologia e Voz, a ação tem o objetivo de exaltar a voz como o principal instrumento de comunicação do ser humano, pois, é com ela que você expressa sua opinião, seus sentimentos, constrói relacionamentos e exerce toda a sua liberdade de dizer para o mundo quem você é e como pensa. Mas, para isso, você precisa estar atento aos sinais que a voz emite sobre sua saúde.

Com isso, essa é a principal missão da campanha: levar informações para a população e os profissionais da voz, sobre os cuidados com a saúde vocal, prevenção de doenças e alertar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de laringe, pois, quando diagnosticado é precocemente, as chances de cura são maiores.

 

Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

A Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF) também comemorou o Dia Mundial da Voz. Em uma parceria com o Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia foi realizada a 17ª edição da Campanha “Amigos da Voz”, que teve como principal lema: “Sua Voz Importa”.

A campanha da semana da voz, que aconteceu entre os dias 11 e 16, contou com a participação de vários artistas, a exemplo da cantora Preta Gil, que foi uma das madrinhas da campanha neste ano. Também foram realizadas várias lives no canal do Instagram da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, com a participação de vários especialistas falando sobre o assunto.

VEJA TAMBÉM

Oito dos nove vereadores mudam de partido antes das eleições municipais

Com o fim da janela partidária, aberta entre os dias 7 de março e 5 de abril deste ano, oito dos nove vereadores de Arcos trocaram de partido político. A única exceção é a vereadora Kátia Mateus, que se mantém no PL.

15h36 18 Abril 2024
Delphi agora é Minerion!

Empresa arcoense de quase três décadas de sucesso divulga sua nova identidade para se posicionar no mercado

18h15 16 Abril 2024