• 29/03/2024
13 Abril 2022 às 18h45

Porque insistir no que machuca?

Alguém conhece ou já passou por algum tipo de dependência? Se sim, já sabe o quanto qualquer relação de dependência consegue ser prejudicial. Em casos interpessoais, relações afetivas que tem essa característica de dependência emocional, são em maior parte relações tóxicas, que prejudicam tanto a pessoa que tem essa dependência quanto a pessoa que é o alvo disso. É de uma maneira incansável, uma relação com grandes exigências, principalmente por atenção.


A dependência emocional se caracteriza por um apego exagerado a outra pessoa. Podendo ser um amigo, um cônjuge ou até mesmo algum familiar. Porém é muito comum ver essa dinâmica em relacionamentos amorosos, onde o investimento de emoções e sentimentos se torna maior. Essa dinâmica se torna preocupante quando ciúmes e possessividade entram nessa dinâmica, tornando a relação doentia.  


A dependência emocional, é para quem sente, um sentimento que afeta diretamente a auto estima, o valor de si próprio, o orgulho e as emoções. Estas costumam se tornar muito intensas, principalmente quando existe qualquer tipo de ameaça de perder o alvo a quem se depende. O pensamento mais comum de uma pessoa dependente emocional é que não vai conseguir viver sem aquele outro, e se agarra a essa ideia e se sente frágil e extremamente fraco diante da situação.


Existe uma necessidade invisível, porém quase palpável. Uma pessoa abraçando um cacto pode ser um exemplo clássico, porém que expressa com muita clareza esse sentimento de depender emocionalmente. Pois a dor de estar ali muitas vezes é imensa, mas de alguma maneira a pessoa acredita que é uma dor mais confortável do que sair e deixar a relação. Colocam na ordem do insuportável, e permanecem, nesse sofrimento que é contínuo, mesmo já sem auto estima e quase não se conhecendo mais.


As causas da dependência emocional, podem ter origem na infância, e isso estar sendo projetado na vida adulta. Uma criança que passou por algum trauma, situação de abandono, rejeição, ou solidão. Sendo que estes sentimentos e traumas não foram tratados e passam hoje a fazer parte da vida adulta do indivíduo.  


É possível tratar a dependência emocional? Sim! É necessário, inclusive, para a qualidade de vida e para a qualidade das relações que essa pessoa vai ter na vida. Mas é preciso coragem, e tomar consciência sobre o problema e como ele o afeta. Desta forma, procurar ajuda de um psicólogo é importante, para aprender a se acolher e lidar com todas as questões que estão envolvidas nessa situação.


Quer saber mais sobre o assunto, ou marcar uma consulta?

Entre em contato no telefone (37) 998602600

Psicóloga Selma Rodarte.

 

VEJA TAMBÉM