• 28/03/2024
07 Abril 2022 às 16h37
Atualizada em 27/05/2022 às 15h52
Fonte de Informação: Karina Miranda Estética

ESTRESSE E ANSIEDADE, UM OLHAR SOBRE AS CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS

O estresse e ansiedade são comuns na sociedade atual. Reuniões, excesso de responsabilidades, inúmeros telefonemas, e-mails, necessidade de estar atualizado, lidando sempre com outras pessoas. Tudo isso causa um desgaste físico e mental.

 

A rotina de cobrança excessiva e um mercado muito competitivo, que nos leva a sempre precisar ultrapassar limites, tem muitas vezes feito com que nossa mente não acompanhe o corpo. Estamos indo além dos nossos limites, e muito pouco temos feito para cuidar da máquina perfeita que nos mantém de pé, o corpo humano.


Deixado para segundo plano, nosso corpo sofre com a falta de alimentação saudável, sono adequado, atividade física, momentos de descanso e de desligar a mente. Muitas pessoas não souberam determinar limites, então, ultrapassaram os seus próprios.


E como nosso corpo responde à essa falta de atenção e cuidado?


Vamos entender a relação entre o estresse gerado por uma má qualidade de vida, e dores corporais. Estresse e ansiedade podem fazer com que o indivíduo tenha dores musculares, incluindo dores de cabeça.


Com a vida agitada, sobrecarga de trabalho e ritmo de trabalho muito acelerado, unido aos fatores que geram tensão nervosa, sendo estes preocupações, relacionamentos disfuncionais, excesso de informação e outros; as pessoas tem tido cada vez mais disfunções corporais. Essas disfunções vem de causas psicológicas. Os sintomas físicos são consequência dos problemas emocionais.


Nosso corpo foi feito para aguentar muitas cargas, mas geralmente, ignoramos as cargas emocionais. E como somos constituídos de corpo, alma e espírito, o desequilíbrio de um, gera desequilíbrio nos outros.


A Medicina Tradicional Chinesa, trata a gestão de emoções, oferecendo ferramentas que conseguem o equilíbrio do nosso ser. As emoções em condições normais não causam sofrimento, mas quando desequilibradas, podem se tornar doenças. Cada emoção mal gerida, gera um desequilíbrio em um órgão ou tecido. Quando sentimos algo em excesso, estamos afetando nosso corpo.


Felicidade, raiva, alegria, emoção, tristeza... todos esses são sentimentos normais, e todos tem uma função no nosso corpo, não devemos ignorar nenhum sentimento. Mas quando não cuidamos do nosso íntimo, nossas preocupações, problemas, relações interpessoais e outras situações que nos causam sentimentos ruins, estamos plantando uma sementinha no nosso corpo. Ao longo do tempo, essa semente cresce, quando cresce dá frutos, espalha e logo temos várias sementes que frutificaram. E qual semente temos plantado? Um olhar para seu íntimo pode ser o suficiente para descobrir se você tem cuidado bem do seu íntimo ou não.


Técnicas de massagens, a qual é minha especialidade, podem liberar hormônios do bem e ajudar com doenças psíquicas. O alívio muscular, retirada de pontos de dor e pontos gatilhos também é possível com essas técnicas.


Uma técnica de Quick Massagem, que consiste numa massagem rápida de 15 minutos, tem efeito analgésico, alivia dores, reduz adrenalina, irritabilidade, cansaço e estimula o aumento de outros hormônios que fazem nosso cérebro funcionar melhor. Nessa rotina corrida, precisamos tirar um tempo para nós mesmos. Não seja mais uma vítima das consequências de uma vida desequilibrada, eu te ajudo a encontrar o equilíbrio.

 

Karina Miranda Souza
Esteticista e Cosmetóloga
Contato 999055929

VEJA TAMBÉM