• 20/04/2024
01 Abril 2022 às 12h50
Fonte de Informação: Redação - Cecília Calixto

Ângela Margaret fala sobre início da vacinação contra a Influenza e o Sarampo em Arcos

Vacinação iniciará na próxima segunda-feira (04/04)
Ângela Margaret - responsável pela vacinação em Arcos

A vacinação contra a Influenza e o Sarampo iniciará na próxima segunda-feira (04/04) e para falar como será a vacinação aqui em Arcos o Portal Arcos entrevistou Ângela Margaret, que é responsável pela imunização no município.

Segundo ela, na próxima segunda-feira (04) iniciará a 24ª campanha de influenza, juntamente com a 8ª campanha contra o sarampo. Elas iniciam no dia 04 de abril e vão até o dia 03 de junho.

Ângela explicou que serão duas etapas de vacinação. Na vacinação contra a Influenza, a primeira etapa será voltada para trabalhadores da saúde e idosos acima de 60 anos.

“Serão duas etapas. A primeira etapa vai contemplar os trabalhadores da área da saúde, os trabalhadores dos setores de saúde e pessoas acima dos 60 anos. Juntamente com ela vai ocorrer a vacinação contra o sarampo, que é dose indiscriminada e que vai atender trabalhadores da saúde que têm que tomar mais uma dose de sarampo e as crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias”, explicou.

A vacinação ocorrerá em todos os PSF’s (Postos de Saúde da Família) da cidade, no horário normal de atendimento.

“Então a vacinação inicia agora no dia 04, em todos os PSF’s, e vai acontecer no horário normal de atendimento. Segunda-feira agora já começa a aplicação das vacinas contra a Influenza para pessoas acima dos 60 anos e para os trabalhadores da saúde”.

 

Dia D vacinação

Será realizado um dia D de vacinação no dia 30 de abril, para a vacinação de Influenza e Sarampo.

“O dia D acontecerá no dia 30 de abril e também serão vacinados os idosos, os trabalhadores de saúde e as crianças. Nesse dia D, irão abrir todos os PSF’s da cidade, e o pessoal vai trabalhar das 07:30h até às 16h. Eles vão ficar a disposição para fazer as vacinas”, comentou.

 

Segunda etapa da vacinação contra a Influenza

Ângela contou que também será realizada a segunda etapa da vacinação contra a Influenza. Iniciará no dia 03 de maio e será destinada para os seguintes grupos: gestantes; puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; os caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo; trabalhadores portuários; força de segurança; forças armadas; funcionários do sistema prisional; e população privada de liberdade.

Segundo ela, esses grupos serão contemplados na segunda etapa e apenas após o término da segunda etapa, se sobrar de vacina, a secretaria irá distribuir para as outras pessoas.

Ângela também ressaltou que, todos os profissionais que serão contemplados com a vacina deverão apresentar um documento comprobatório.

“E todos esses trabalhadores que serão contemplados com a vacina, eles têm que apresentar um documento comprobatório, inclusive os trabalhadores da saúde também devem apresentar um documento mostrando que eles estão ativos em um setor da saúde. Para os professores, será apenas para aqueles que estão ativos em sala de aula, eles têm que apresentar uma documentação comprobatória”.

Ela enfatizou que essas são orientações do Ministério da Saúde, que as secretarias têm que seguir.

 

1.500 doses já chegaram ao município

Ângela contou que já foram entregues ao município 1.500 doses, e que elas foram divididas e distribuídas para os PSF’s.

As vacinas não chegam de uma vez. Elas vão chegando semanalmente e a gente vai passando para os PSF’s. A primeira quantidade que veio de 1.500 doses, elas foram entregues hoje para os PSF’s. Então, são 1500 vacinas para serem dividas para 13 PSF’s, então são poucas doses para cada unidade. Mas, elas serão repostas semanalmente”, explicou.

 

Meta de 13 mil doses aplicadas – Segundo Ângela, o município tem a meta de vacinar ao menos 90% de cada público alvo, e no total de doses serão 13 mil a serem aplicadas.

 

“Gostaria de enfatizar que essa vacina não causa gripe, porque ela é feita do vírus atenuado, então o vírus da vacina ele não causa gripe em hipótese alguma”- Ângela Margaret

Pedimos para que Ângela Margareth explicasse sobre as reações da vacina, tendo em vista que muitos idosos deixam de se imunizar, por terem medo das reações.

Ângela explicou que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, a vacina contra a Influenza não causa gripe.

“Gostaria de enfatizar que essa vacina não causa gripe, porque ela é feita do vírus atenuado, então o vírus da vacina ele não causa gripe em hipótese alguma. Ele é contra três tipos de vírus, então as outras gripes normais você pode pegar. Só não vai pegar a H3N2, H1N1 e a Influenza A e B e essas são as três variações que levou a muitos óbitos no final de 2021, quando teve aquela gripe e muitas pessoas morreram. E é contra essa gripe que a vacina evita”.

Porém ela explicou que alguns eventos adversos podem acontecer, e que eles são parecidos com o de outras vacinas. Alguns eventos adversos são: dor no braço, vermelhidão no local, irritação e até febre. Mas, é algo que desaparece em um a três dias.

Ela comentou também que, pode acontecer da pessoa já ter pegado o vírus da gripe antes mesmo de se vacinar. “As vezes em um dia ou dois pode dar uma febre e dor no corpo. O que pode acontece é que a pessoa pegou gripe por aqueles dias em que tomou a vacina”.

 

“Essa vacina ela é muito importante porque os efeitos dessa gripe são muito parecidos com o de Covid” – Ângela Margaret

Ângela ressaltou que, as pessoas devem tomar a vacina, pois, principalmente nesta época de outono e inverno, é onde as pessoas estão mais sujeitas a pegarem o vírus da Influenza, que pode ser facilmente confundido com os sintomas da Covid.

“Essa vacina ela é muito importante porque os efeitos dessa gripe são muito parecidos com o de Covid. E ela é uma infecção respiratória grave e é isso que causa a hospitalização e os óbitos. Ela se confunde muito com o Covid, por isso é importante as pessoas prevenirem a internação, a complicação, principalmente, nas pessoas imunodeficientes e nas pessoas acima dos 60 anos”.

 

Vacinação contra o Sarampo

Também foi enfatizada a importância da vacinação de sarampo, que acontecerá concomitantemente com a da Influenza.

Segundo Ângela, essa campanha é muito necessária, pois, alguns casos da doença voltaram a surgir no país novamente.

“É importante a gente falar também sobre a 8ª campanha da vacina do sarampo, que era erradicada no Brasil. Em 2017 houve a introdução justamente por esses bolsões de pessoas que ainda não estavam vacinas. Foi aí que a doença foi introduzida novamente no Brasil. Então o Brasil quer erradicar de novo, ele quer o certificado de erradicação da doença. Por isso, é tão importante tomar a vacina, principalmente, as crianças de 6 meses a menores de 5 anos e os trabalhadores da saúde que são propensos a doença”

 

Contraindicações

Segundo Ângela, a vacina contra o Sarampo ela é contraindicada para gestantes e pessoas que têm problema com a vacina, que já tomaram e vacina e passaram mal. Essas pessoas não devem receber a vacina. “Mas, isso está muito bem explicado. As próprias responsáveis pelos PSF’s podem orientar, pois elas estão preparadas para isso”, comentou.

“A da gripe não tem contraindicação. Nós só gostamos de ressaltar que se a pessoa está doente, com algum tipo de doença aguda, estado febril, nós pedimos para a pessoa aguardar por um tempo”.

E uma criança de 5 a 11 anos, ela não pode tomar concomitante a vacina de gripe e a de covid. Tem que haver um período de ao menos 15 dias e deve ser dada prioridade a vacina de Covid.

“Já o adulto pode tomar a vacina da influenza junto com a de Covid, não tem problema. Ele não precisa dar intervalo, pode tomar junto, pode tomar separado. Mas, a prioridade sempre deve ser a de Covid”, finalizou.

VEJA TAMBÉM

Oito dos nove vereadores mudam de partido antes das eleições municipais

Com o fim da janela partidária, aberta entre os dias 7 de março e 5 de abril deste ano, oito dos nove vereadores de Arcos trocaram de partido político. A única exceção é a vereadora Kátia Mateus, que se mantém no PL.

15h36 18 Abril 2024
Delphi agora é Minerion!

Empresa arcoense de quase três décadas de sucesso divulga sua nova identidade para se posicionar no mercado

18h15 16 Abril 2024