• 28/03/2024
30 Março 2022 às 12h46
Fonte de Informação: Redação - Cecília Calixto

Vereadores falam sobre falta de médico no PSF do bairro Esplanada

Vereador Carlinhos também ressaltou que os médicos dos PSF’s não estão cumprindo com a carga horária de oito horas diárias

Na última reunião ordinária (28/03) realizada na Câmara Municipal, os vereadores falaram sobre o PSF Esplanada, que está desde o dia 23 de março sem ter atendimento médico e esta não é a primeira vez que o bairro sofre com a falta de profissionais.

 

“Ficar um dia tudo bem, mas, ficar dois, três, quatro, cinco... oito dias não dá, pois o pessoal dos bairros tem que procurar outros PSFs e vai dificultando cada vez mais difícil” – vereador José Calixto

O primeiro a se pronunciar sobre o assunto foi o vereador José Calixto. Ele disse que soube que o PSF do bairro Esplanada estava sem médico, por meio do vereador Letinho e ressaltou que a população não poderia ficar tanto tempo sem esse atendimento.

“O PSF Esplanada está desde a semana passada sem médico, então a gente pede para o pessoal da saúde verificar isso pra gente. Ficar um dia tudo bem, mas, ficar dois, três, quatro, cinco... oito dias não dá, pois o pessoal dos bairros tem que procurar outros PSF’s e vai dificultando cada vez mais difícil”.

No pronunciamento, o vereador José Calixto fez uma sugestão a Secretaria Municipal de Saúde e pediu para que o setor tenha um melhor planejamento quanto este problema de médicos no município.   

“Então, ter um planejamento a respeito disso é bom, porque a própria secretaria de saúde poderia estar planejando e quando ocorrer a falta de médico em um PSF, já ficar com um médico de plantão. Se ele faz 6h de trabalho, ele faz 3h no PSF que o médico faltou e faz 3h no dele. Eu acho que dá para cobrir e para atender os bairros. Então, planejamento cabe em qualquer lugar”.  

 

“A meu ver, saúde não é igual estrada que pode esperar. Saúde não pode esperar, ela tem que ser pra ontem” – vereador Laerte Mateus

O vereador Laerte Mateus (Letinho) disse em seu pronunciamento que várias pessoas o procuraram para falar sobre o problema da falta de médico no PSF do bairro Esplanada. Ele comentou que entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde e soube que o médico simplesmente abandonou o trabalho.

“Recebi também reclamações de várias pessoas sobre a falta de médico no bairro Esplanada, pois, desde quarta-feira (23/03) está sem médico lá. Fiz contato com a Secretária Adalgisa hoje (28/03) e ela confirmou que de fato desde quarta-feira está sem médico, o médico simplesmente abandonou o serviço, não voltou”.

Letinho ressaltou que um PSF não pode ficar tanto tempo sem um médico e que a secretaria de saúde deve se empenhar para resolver esse problema.

“A meu ver, saúde não é igual estrada que pode esperar. Saúde não pode esperar, ela tem que ser pra ontem. Desde quarta-feira (23/03) está sem médico lá e isso é um absurdo. Então, eu quero mais empenho nesta situação por parte da secretária, para que ela passe pra frente o que tem de passar e que ela cobre das pessoas, mas, saúde não pode esperar, saúde é algo crucial. Está sem médico desde quarta-feira (23/03), hoje já é segunda-feira (28/03) e não há previsão de quando terá médico lá”, finalizou.

 

“E na lei diz que é 8 horas o dia trabalhado que eles têm que cumprir e nós sabemos que têm alguns médicos que ainda não estão cumprindo” – vereador Carlos Antônio

O vereador Carlos Antônio da Silva (Carlinhos) também se pronunciou sobre a situação da falta de médicos e ainda ressaltou que, na lei, os médicos devem cumprir a carga horária de oito horas diárias, porém, muitos não estão cumprindo com o horário. Devido a isso, ele pretende fazer uma notificação.

“No bairro Esplanada eles deveriam ter um planejamento para que se acaso faltar um médico. E na lei diz que é 8 horas o dia trabalhado que eles têm que cumprir e nós sabemos que têm alguns médicos que ainda não estão cumprindo, pois, eu e mais alguns colegas já estivemos dando algumas voltas em alguns PSF’s, mas, nós vamos deixar para notificar depois que visitarmos todos”.

Carlinhos comentou que o bairro Esplanada fica longe do centro e do Hospital Municipal São José e, com isso, é muito difícil que os moradores do bairro fiquem se deslocando para o Hospital São José para serem atendidos, simplesmente porque não tem médico no PSF.

“Olha o bairro gente. O bairro Esplanada tem pessoas doentes e não tem ônibus. E se a pessoa não tem condições de pagar um transporte por aplicativo e precisa ir ao médico? Ela tem que se deslocar do bairro Esplanada para vir para o Hospital São José, porque é o único meio que tem para eles serem atendidos. Então é uma falta de respeito com a população, pois, o bairro Esplanada é muito longe. Vou dar um exemplo, tem uma senhora lá que estava passando mal e ela dependia do vizinho pra trazer ou tinha que vir a pé, e isso é desumano”.

Ele também fez a mesma sugestão do vereador José Calixto, e disse que quando faltar um médico que a secretaria de saúde poderia pedir para que outro médico faça um revezamento de atendimentos.

 

Valor do salário

Em seu pronunciamento o vereador Carlinhos comentou que a falta de profissionais também pode estar sendo motivada devido ao valor que eles mensalmente.

“Quem sabe é o valor. Pode ser que seja o valor. Um médico plantonista de uma cidade vizinha que ganha R$1.000 ele não vai deixar de dar um plantão desse pra vir para Arcos e dar um plantão de R$500. Estou citando um exemplo, pois, não sei o valor de um plantão”.

“Então, a secretária de saúde tem que sentar e conversar com o prefeito e dizer: ‘a cidade vizinha está pagando X e nós estamos pagando Y. Então vamos melhorar esse preço se não vamos perder todos os profissionais’. Vai chegar um ponto em que a cidade de Arcos não vai ter médico para atender a população porque não estão pagando e dizia-se que a saúde seria prioridade nesta administração”.

Ele também ressaltou que esta questão deveria ser verificada pelo vice-prefeito que é médico: “Nós temos um vice-prefeito que é medico e ele está deixando chegar nesse ponto. O vice-prefeito teria que ao menos conversar com a Secretária de Saúde e falar: ‘vamos lá, vamos ver o que está acontecendo, se é falta de valor ou o preço, porque tem alguma coisa de errado, porque médico nenhum quer ficar aqui em Arcos’”.

“Faltar médico esse tempo todo em um bairro, é uma falta de respeito muito grande com a população, principalmente com a população que mora tão longe. Se fosse aqui no centro ou em um bairro mais próximo do São José, mas, o Esplanada é muito longe”.

 

Secretaria de Saúde

A reportagem do Portal Arcos entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde e está aguardando um retorno. Assim que a secretaria se pronunciar sobre a situação, iremos divulgar em nosso site e redes sociais.

VEJA TAMBÉM